Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sala de aula─ espaço de leitura.

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Teresa Lopes da Cruz
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá perceber que o mote da sala de aula é a leitura, o texto, a literatura.
O aluno mais que aprender vai internalizar um gosto prazeroso pela leitura pelo livro.
O aprendizado vai acontecer a partir da literatura. Para que a sala de aula tenha esse tom ela deve ser fruto das escolhas e produções dos alunos. Eles devem ser os autores e co-autores dos espaços onde eles vão atuar.

Duração das atividades
300 minutos; 6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula
Atividade 4


Ficha para preencher em casa sobre os hábitos de leitura

Avaliação
Auto -avaliação: os alunos deverão falar sobre a atividade e quais as dificuldades que sentiram . Deverá fazer também uma apreciação sobre o trabalho da dupla.

Aula 3 - Projeto Cultura Popular Brasileira- Folclore brasileiro

Estratégias e recursos da aula:


• Apresentação da pesquisa feita em casa sobre hábitos de leitura.
• Projeto: Cultura Popular Brasileira- Folclore brasileiro
• Distribuição do texto: Seres encantados que desembarcaram no Brasil- Georgina da Costa Martins- site da revista Ciência Hoje• Leitura silenciosa e em grupo do texto distribuído.
• Caderno para colar o texto
• Ilustração
• Leitura em grupo
• Debate

Atividade 1

Apresentação do trabalho que foi para casa. Cada aluno falará sobre os seus hábitos de leitura e apresentará a entrevista que fez em casa dizendo quem foi o entrevistado e sua opinião sobre a  leitura. O aluno que está se apresentando deverá ficar em destaque na sala de aula para que possa ser visto e ouvido por todos.

Atividade 2


Lançamento do Projeto Cultura Popular Brasileira- Folclore Brasileiro. Distribuição do texto Seres encantados que desembarcaram no Brasil- Georgina da Costa Martins- site da revista Ciência Hoje.

Seres encantados que desembarcaram no Brasil


Quando eu era criança, alguém sempre contava histórias de lobisomem e mula-sem-cabeça. Hoje, quase não se fala mais nesses seres que habitam o reino da fantasia. Mas eu ainda conheço um bocado de gente que acredita neles e jura de pés juntos que já os viram. Depois que eu deixei de ser criança - e isso já faz muito tempo -, resolvi pesquisar sobre essas histórias para saber como foi que elas surgiram aqui no Brasil. Vocês podem não acreditar, mas tanto o lobisomem quanto a mula-sem-cabeça vieram para este país nas caravelas portuguesas. Verdade! Só não se sabe ao certo se eles vieram em 1500, com Pedro Álvares Cabral, ou se foram chegando depois, em outras caravelas enviadas pelo rei de Portugal.
Não pensem que enlouqueci imaginando um lobisomem e uma mula-sem-cabeça de malas prontas acenando no cais com um lencinho. Esses seres vieram em uma bagagem que a gente chama de cultural. Vejam só: por volta do século XV, quando os portugueses começaram suas viagens em busca de novas terras para explorar riquezas, eles levavam um bocado de coisas em suas embarcações. Afinal, as viagens eram longas e eles precisavam estar preparados para passar muito tempo no mar.
Claro que nenhum lobisomem ou mula-sem-cabeça foi visto circulando entre os tripulantes das caravelas, mas, com toda certeza, eles estavam lá. Calma, não se trata de uma história de terror. Quero dizer que toda vez que vamos a algum lugar e encontramos pessoas diferentes, a gente conversa, troca informações, ensina e aprende coisas. Quando fazemos isso, acabamos adquirindo hábitos e costumes de outras pessoas. Logo, isso aconteceu com os portugueses, quando eles resolveram viajar. Além de objetos pessoais, ferramentas, instrumentos de navegação e alimentos, eles levavam na bagagem tudo o que conheciam e acreditavam. E foi assim que a mula-sem-cabeça e o lobisomem chegaram ao Brasil - na bagagem cultural, que é formada, como já vimos pelo conjunto de coisas que a gente sabe, que a gente ensina e q ue aprende.

< img src="http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7484/imagens/dscn1100.jpg" />

Atividade 3


O aluno será orientado a colar o texto em seu caderno. Em seguida, fará uma leitura silenciosa do texto. Após a leitura fará uma ilustração da parte do texto que mais gostou.


Atividade 4


Leitura em voz alta em grupo. Alguns alunos serão escolhidos para lerem o texto. Após a leitura, será realizada a análise do texto com debate pela turma. Como por exemplo:
1- Outros mitos do folclore brasileiro que os alunos conhecem e acham interessantes __ justificativa.
2- Debater sobre colonizaçã o portuguesa, sobre os  escravos que vieram da África trazendo suas histórias e sua cultura, onde aparecem os mitos,  diferentes regiões do Brasil.
Apreciação sobre bagagem cultura com considerações orais dos alunos.

Avaliação: Observar o que os alunos entenderam do texto através do debate e da análise crítica do mesmo.

Aula 4- Bagagem Cultural


Estratégias e recursos da aula:

Dividir os alunos em grupos.
• Entregar para cada aluno duas folhas  coloridas de pap el

• Montagem da bagagem cultural pelo grupo
• Colar ilustrar e escrever conhecimentos prévios sobre folclore brasileiro
• Apresentação dos grupos
• Exposição dos trabalhos no mural
• Registro da atividade no caderno enfatizando os novos conhecimentos

Atividade 1

Dividir os alunos em 5 grupos de 5 crianças( total de 25 alunos). Cada grupo receberá duas folhas de papel de cores diferentes.

Atividade 2


Pedir para cada grupo criar sua bagagem cultural da forma que achar mais interessante e acrescentar informações  de conhecimentos prévios sobre folclore brasileiro. Escrevendo e ilustrando.


Atividade 3

Formar um semicírculo onde cada grupo, em destaque, vai apresentar e socializar suas informações e seus conhecimentos prévios sobre o tema. Após a explanação, o grupo colocará no mural seu trabalho.


Atividade 4:


Registro no caderno das novas informações que o aluno obteve durante as apresentações e o que ele acrescentou à sua bagagem cultural.

Avaliação:

A avaliação será feita através de uma conversa informal com os alunos sobre a atividade em grupo. Haverá também uma avaliação somativa e formativa quando o professor recolher o registro realizado no caderno e para avaliar a escrita dos novos conhecimentos adquiridos durante a atividade proposta.

Aula 5 - Gráfico de livros

Estratégias e recursos da aula:


• Livros de literatura
• Sorteio dos ajudantes do Espaço do Livro
• Escolha dos livros que ficarão na estante da sala de aula.
• Montagem de gráfico no mural

Atividade 1

Roda de leitura. Sorteio de dois ajudantes da estante de livros que ficarão responsáveis pela sua organização e arrumação.

Atividade 2


A professora entregará para os ajudantes organizarem na estante, os livros que ela mostrou, e que foram escolhidos pela turma. Procurar colocar vários livros sobre o tema que está sendo trabalhado: folclore brasileiro.


Atividade 3


No Mural montar com os alunos uma grande tabela com o Gráfico dos livros.
Escrever os nomes dos livros da estante e o nome dos livros

Avaliação: participação e interesse da turma; capacidade da turma de administrar escolhas e trabalhar em grupo.

Aula 6 – Troca – Troca e Criação da legenda para o gráfico dos livros.

Estratégias e recursos da aula:


• Proposta de um Troca- Troca de livros
• Não há obrigação de levar os livros
• A cobrança dos livros é feita na base da confiança
• Alunos em semicírculo
• Criar legenda e as cores correspondentes

Atividade 1:

A partir da montagem do gráfico e dos livros que foram colocados na estante, a professora vai propor um Troca – Troca de livros. O aluno poderá levar o livro para casa e ficar até uma semana com ele, caso necessário depois de uma semana o aluno poderá alugá-lo novamente. Na proposta inicial essa atividade aconteceria uma vez por semana, na aula de Língua Portuguesa. Caso seja muito apreciada pelos alunos, passará a ocorrer diariamente.
O controle dos livros é muito simples. Baseado na confiança. O aluno que ficar muito envolvido com a atividade , normalmente, não esquece de trazer o livro na data marcada. Quando ocorrer do aluno esquecer, o professor deverá lembrá-lo com vistas a construir o hábito de cumprir com as tarefas combinadas oralmente, criando assim a noção de responsabilidade.


Importante: O aluno não é obrigado a levar livro ele só leva se desejar. ( mesmo os alunos com menos interesse pela leitura acabam se envolvendo nesta atividade).
É importante ressaltar que essa atividade também está envolvendo a matemática com leitura e análise do gráfico.

Atividade 2:


Legenda para o gráfico. Sentados em semicírculo a professora fará a proposta da montagem de uma legenda para o gráfico usando palavras e cores. Com isso os alunos, ao lerem o gráfico, terão o resultado dos livros mais apreciados pela turma, o que a turma menos gostou e as variações que ocorrem pelo gosto, interesse e entendimento de cada um pela leitura de um determinado livro. Importante é que toda a legenda é criada pelo grupo. Pode-se usar várias estratégias a que eu sempre uso é por sugestões dos nomes pelos alunos e a votação.

Observe as legendas abaixo criadas por uma turma de quarto ano.

Atividade 3


Quando o aluno escolher um livro da estante de livro, ou ouvir quando um aluno ou o professor contar uma das histórias que fazem parte da estante em seguida o aluno deverá, como procedimento final da atividade, pintar o gráfico de acordo com a legenda. Criada pelos próprios alunos como forma de uma outra modalidade de escrita e leitura.

Avaliação:
Avaliação oral :Através de uma conversa de grupo sobre a atividade.

Avaliação

As avaliações estão no quadro das seis aulas ao final de cada uma delas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 5/7 - 71.43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Patricia, Sec MUn d Guap , Rio de Janeiro - disse:
    patrikfere@gmail.com

    24/08/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, todas as idéias propostas muito bom mesmo.


  • Raimunda Cristiane de Medeiros, SEMEC , Rio Grande do Norte - disse:
    Cris_medeiros06@hotmail.com

    28/07/2011

    Cinco estrelas

    interessante as aulas. o que existe de material para o professor inovar suas aulas, criar, recriar e até copiar as boas ideias, nossa são infinitas as ideias...


  • Angélica Estevão da Silva, EEEFM DOMINGOS JOSE MARTINS , Espírito Santo - disse:
    angel.e.s@hotmail.com

    11/12/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante essa aula.Tenho certeza que foi muito gratificante para seus alunos esse aprendizado.Parabéns obrigada por compartilhar essa ideia com nós professores.


  • gleice soares guimarães, PREF MUN DE BARRA DO PIRAI , Rio de Janeiro - disse:
    guimaraes-gleice@bol.com.br

    03/10/2010

    Cinco estrelas

    sou aluna do curso APRENDENDO COM AS TICS 100h da prof. Giany Abreu nte vr 07, achei sua aula maravilhosa , a parte do gráfico é bem inovadora eu irei aproveita-la no meu projeto de leitura em minha escola. Parabéns


  • gleice, Proinfo ntevr 07 , Rio de Janeiro - disse:
    gleguimaraes2@hotmail.com

    29/09/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante sua aula, estou com um projeto de leitura em minha escola e irei aproveitar algumas partes no meu projeto, como por exemplo a parte do gráfico e da legenda são excelentes, a leitura em voz alta o debate contribuiriam grandemente na parte do desenvolvimento da oralidade. Gleice S. Guimarães (aluna do curso Aprendendo com as TICS 100h da professora Giany Abreu ntevr 07)


  • sandra, E.M.E.I.F Bairro Alto , Pará - disse:
    sandraatie@hotmail.com

    12/09/2010

    Cinco estrelas

    Excelente o seu plano de aula, com certeza vai ser de grande utilidade para eu complementar as minhas aulas, eu exploro muito a leitura, e desse modo ficara mais divertida e produtiva as nossas atividades. Parabéns pra você.


  • Márcia Correia, EMEF professor Hernane Hildebrando Oliveira , Pará - disse:
    marciacorreia87@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão, a leitura precisa fazer parte da vida dos alunos e esse trabalho com certeza será um importante agente motivador, pois a leitura está presente de maneira diversificada e criativa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.