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RELEITURA DE HISTÓRIA: Construção do pensamento discursivo.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconstruir a história ouvida e planejar  uma dança em forma de espetáculo.

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não precisa.

Estratégias e recursos da aula
                                                           

Atividade 1 - Relembrar a história e recontá-la.

1º momento: Depois da contação da história do Boi Calemba é a vez de fazer a releitura, com a seguinte orientação: o professor ajuda na reconstrução da história ouvida, levando as crianças a pensar, responder e coordenar a fala para a construção de um texto que será escrito, a partir das perguntas e respostas. Assim, o professor pergunta: o que aconteceu no início da história? Quais são os personagens? Como ocorreu a trama?

Exemplo 1- Reconstrução da história do Boi Calemba, pela turma 4, crianças

Atividade 2 – Montar um espetáculo teatral com o boi Calemba.

1º momento - O professor inicialmente revive a história com as crianças, destaca os personagens e propõe a escolha das crianças para fazer a dramatização. Nesta escolha, elas devem:
a) concorrer ao papel, se candidatando, e construir oralmente sua fala e seus movimentos. O professor escreve a fala das crianças na lousa para lembrá-lo depois.
b) Representar os papéis escolhidos, conforme os movimentos e a fala escrita;
c) construir as regras para orientar a turma a fazer a escolha dos colegas para os papéis principais;
d) escolher os colegas para os papéis principais com base na fala do personagem; na execução do planejado; no desejo de participar.

Exemplo 2 – Esse foi o texto criado por uma turma n afaixa etária de 5 anos.


- A criança que estava representando a Catirina (CE) começou a gritar: “Mateu! Mateu! Eu quero comer a língua do boi! “.
- A criança que estava imitando Mateu (MT), disse: “mulher eu não vou lhe dá, nem que a vaca tussa!”.
- A criança que estava representando Catirina (CE), disse: “seu filho vai nascer com cara de boi”.
- A criança que estava imitando Mateu (MT), disse: “mulher a gente vai ficar pobre, o patrão não vai gostar, vou ficar sem emprego e vamos comer só verdura.”
- A criança que estava imitando Mateu fez uma cara engraçada e resolveu matar o boi e disse: “Tá bom!” e fez a simulação: matou o boi, arrancou a língua e entregou à Catirina.
- A criança que estava representando Catirina, fez de conta que pegou a língua, foi ao fogão cozinhou e comeu, depois sentou na roda.
Obs. Essa representação e criação das crianças foram repetidas com outros textos e outras ações depois a turma escolheu aqueles que representaram os papéis principais.

2º momento - Terminada essa etapa da escolha, o professor inicia a construção do espetáculo com as crianças, faz ensaios e planejamento do figurino. As crianças fazem  e pedem sugestões aos pais e finalmente desenham o figurino.

Avaliação

Avaliar se as crianças reconstruíram a história do Boi Calemba; participaram da história, ouvindo, falando e reconstruíndo.

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