30/09/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Vivenciar um conto popular para compreender o estilo; desenvolver a capacidade discussiva; desenvolver o prazer de ouvir histórias.
Identificação de personagens de histórias e reconheciemnto do enredo.
1º momento - A história do boi Calemba pode ser contada com a caixa de histórias, lá dentro existem os personagens construídos de papelão e revestidos de tecido e o professor como contador de história vai contando a trama.
Exemplo 1 – A caixa fechada com desenho na tampa é o primeiro estímulo para mobilizar a imaginação das crianças. O professor pode iniciar perguntando: o que há dentro da caixa? Que história vou contar?
Professora convidada para contar a história do Boi Tungão.
Exemplo 2 – O professor pode ir retirando os personagens dentro da caixa e ir contando a história.
Obs. A contação de história pode ser realizada com várias finalidades e foi contada para despertar o desejo de ouvir história.
Analisar se as crianças compreenderam o estilo da história; se participam e recontam a história; se apresentaram prazer em ouvir a história.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/11/2010
Quatro estrelasboa aula