19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
- Realizar, com pertinência, tarefas, cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão.
- Respeitar a diversidade das formas de expressão oral manifestada por colegas, professores e funcionários da escola, bem como pessoas da comunidade extra-escolar.
- Planejar a fala em situações formais.
- Orientar os alunos quanto ao planejamento de uma entrevista.
1- Informe aos alunos o trabalho que será desenvolvido e que, durante o ano letivo, todos participarão de entrevistas realizadas com os profissionais da escola. Os professores não participação, neste trabalho, como entrevistados.
2- Fixe, no quadro, uma imagem (ou foto) de 2 profissionais da escola: porteiro e secretária, por exemplo.
3- Investigue, com os alunos, o que eles sabem a respeito das pessoas na imagem.
a. Vocês conhecem estas pessoas?
b. Qual a profissão delas?
c. O que estes profissionais fazem na escola?
d. Qual a importância deste profissional para a escola?
4- Convide os alunos a montarem uma lista com as profissões presentes na escola e nome dos profissionais.
Elaborado pela autora
5- Sorteie um nome para ser entrevistado da lista de profissionais que realizarem.
6- No quadro escreva as seguintes perguntas:
A) QUAL O NOME DO ENTREVISTADO?
B) QUAIS AS PERGUNTAS QUE DEVERÃO FAZER AO ENTREVISTADO?
7- Elabore no quadro, junto com os alunos, a ENTREVISTA. Solicite aos alunos que copiem em seus cadernos. Lembre-se de que as perguntas têm que ser pertinentes ao assunto PROFISSÃO.
Elaborado pela autora
8- Agende com o profissional selecionado o dia que ocorrerá a entrevista.
9- Estabeleça os combinados com aos alunos sobre o comportamento na hora da entrevista: combinar a ordem para que cada um tenha sua vez de perguntar, saber ouvir, não interromper o entrevistado enquanto ele estiver falando.
10- Distribua, por meio do sorteio, as perguntas para os alunos. Peça aos alunos que leiam as perguntas várias vezes para que na hora da entrevista não fiquem ansiosos.
11- Prepare, com a turma, a sala de aula para receber o(a) convidado(a).
12- Faça o registro da entrevista. Sugestão: Se a escola tiver câmera filmadora filme a entrevista. Se a escola possuir máquina fotográfica ou máquina digital registre os momentos da entrevista fotografando o entrevistado e a turma.
13- Na próxima aula faça uma retrospectiva do dia da entrevista:
- Se compreenderam como se estrutura uma entrevista.
- Pergunte sobre o que acharam do entrevistado. O que mais marcou sobre a profissão dele.
- Como foi, no geral, o comportamento da turma.
- Sugestões para a próxima entrevista.
14- Escreva, no quadro, o registro da entrevista. Peça aos alunos que a copiem. Sorteie a cópia da entrevista de um aluno, peça a ele que, em casa, recorte imagens de revistas e jornais sobre profissões e enfeite sua folha de entrevista. Cole a foto do entrevistado.
15- Monte, na sala de aula, um “Varal das Profissões” e fixe a entrevista.
Ao final, é importante que o professor converse com os alunos sobre o gênero textual em questão: a entrevista: quando, onde e porque fazemos entrevistas, onde podemos presenciar esse tipo de evento, quais são as pessoas mais entrevistadas na sociedade.
Esse tipo de debate ampliará o horizonte dos alunos acerca dos usos e funções desse gênero textual.
- Filmadora.
- Máquina fotográfica ou digital.
- Pregador de roupa.
- Barbante.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!