09/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Projetos de formação dos alunos |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo os golpes do Karate.
Recursos: Internet (imagens e vídeos do karate)
Duração: Aproximadamente de 30 minutos
Descrição:
Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens e vídeos relacionados aos golpes presentes no Karate. Peça para que neste momento memorizem alguns golpes da luta, tais como saco alto, médio e baixo; chute alto, médio e baixo; defesa alta, média e baixa. Professor(a), circule nos grupos e ajude-os no momento da pesquisa.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
http://www.karatedobrasil.org.br/
http://www.youtube.com/watch?v=qdTCo74uZBA
http://www.youtube.com/watch?v=uOBbUjP5xPE&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=Y-1hdsWjaGw
Atividade 2: Brincando com os golpes
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição:
Nesta atividade, divida a turma em duplas e peça-os para exercitarem os golpes que memorizaram, lutando com o seu colega. Primeiramente, deixe-os inventar novos golpes, percebendo os limites e as possibilidades do seu corpo e do corpo do seu colega. Peça, também, para as duplas simularem uma luta treinando os golpes a uma distância de aproximadamente 1(um) metro, como se estivessem lutando e golpeando um ao outro.
Atividade 3: Luta das sombras
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Recursos: Sala escura (pouco iluminada) onde possa projetar uma luz na parede e 1(uma) lanterna grande.
Descrição:
Professor(a), conduza os(as) alunos(as) até uma sala pouco iluminada, de preferência muito escura, onde possa projetar a luz de uma lanterna na parede. Coloque a lanterna em cima de uma mesa para que sua luz projete na parede de forma ampla. Peça para que cada dupla, uma de cada vez, comece a realizar os golpes a uma distancia “ideal”, simulando os golpes ensaiados, o que dará a impressão golpearem e serem golpeados pelo companheiro.
Obs.: Professor(a), explore os aspectos atitudinais de ataque e defesa presentes nas atividades, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção ao outro.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Incentive os(as) alunos(as) a utilizarem diversificados espaços da escola no momento do ensaio dos golpes.
Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.
Quanto ao Material: Deixe que os(as) alunos(as) utilizem materiais diversificados no momento dos ensaios dos golpes, tais como: colchonetes e espumas.
Professor(a), no momento em que os alunos realizam o trabalho de pesquisa e a memorização dos movimentos, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles estão pesquisando o tema? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Como eles registram? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os golpes? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento dos golpes? Peça sugestões para a aula posterior.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/05/2010
Cinco estrelasA aula é muito interessante e devemos utilizar as TIC como recurso metodológico e para não cairmos no erro da acomodação ao "quadro, giz,quadra"
23/04/2010
Cinco estrelasAcheia a aula muito interessante e achei importante o uso da tecnologia para ajudar no processo educativo.