Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Luta das Sombras

 

09/10/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Luta: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer golpes de lutas da modalidade karate. Inventar e reinventar golpes da luta.
  • Aprender golpes de ataque e defesa, descobrindo, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro.
  • Realizar movimentos com os braços e com as pernas - golpes na parte mais alta, mais baixa, com mais força, menos força, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os golpes do Karate.
Recursos: Internet (imagens e vídeos do karate)
Duração: Aproximadamente de 30 minutos
Descrição:

Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens e vídeos relacionados aos golpes presentes no Karate. Peça para que neste momento memorizem alguns golpes da luta, tais como saco alto, médio e baixo; chute alto, médio e baixo; defesa alta, média e baixa. Professor(a), circule nos grupos e ajude-os no momento da pesquisa.

Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:

http://www.karatedobrasil.org.br/

http://www.youtube.com/watch?v=qdTCo74uZBA

http://www.youtube.com/watch?v=uOBbUjP5xPE&feature=fvw

http://www.youtube.com/watch?v=Y-1hdsWjaGw

Atividade 2: Brincando com os golpes
Duração: aproximadamente 30 minutos
Descrição:

Nesta atividade, divida a turma em duplas e peça-os para exercitarem os golpes que memorizaram, lutando com o seu colega. Primeiramente, deixe-os inventar novos golpes, percebendo os limites e as possibilidades do seu corpo e do corpo do seu colega. Peça, também, para as duplas simularem uma luta treinando os golpes a uma distância de aproximadamente 1(um) metro, como se estivessem lutando e golpeando um ao outro.


Atividade 3: Luta das sombras
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Recursos: Sala escura (pouco iluminada) onde possa projetar uma luz na parede e 1(uma) lanterna grande.
Descrição:

Professor(a), conduza os(as) alunos(as) até uma sala pouco iluminada, de preferência muito escura, onde possa projetar a luz de uma lanterna na parede. Coloque a lanterna em cima de uma mesa para que sua luz projete na parede de forma ampla. Peça para que cada dupla, uma de cada vez, comece a realizar os golpes a uma distancia “ideal”, simulando os golpes ensaiados, o que dará a impressão golpearem e serem golpeados pelo companheiro.

Obs.: Professor(a), explore os aspectos atitudinais de ataque e defesa presentes nas atividades, incentivando os(as) alunos(as) a perceberem que a luta exige do nosso corpo momentos de concentração e atenção ao outro.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Incentive os(as) alunos(as) a utilizarem diversificados espaços da escola no momento do ensaio dos golpes.

Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.

Quanto ao Material: Deixe que os(as) alunos(as) utilizem materiais diversificados no momento dos ensaios dos golpes, tais como: colchonetes e espumas.

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos realizam o trabalho de pesquisa e a memorização dos movimentos, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles estão pesquisando o tema? Os grupos se ajudam? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Como eles registram? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os golpes? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento dos golpes? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Sarmento, EEEM Dep. Raimundo Ribeiro de Souza , Pará - disse:
    sarmento-y@hotmail.com

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    A aula é muito interessante e devemos utilizar as TIC como recurso metodológico e para não cairmos no erro da acomodação ao "quadro, giz,quadra"


  • Eduardo, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo , São Paulo - disse:
    dudajau@gmail.com

    23/04/2010

    Cinco estrelas

    Acheia a aula muito interessante e achei importante o uso da tecnologia para ajudar no processo educativo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.