08/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Projetos de formação dos alunos |
Conhecer golpes de lutas da modalidade Sumô. Inventar e reinventar golpes da luta. Descobrir, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro.
Coordenar diferentes movimentos, utilizando o tronco, os pés, os braços, de acordo com o objetivo da luta, interagindo com o colega.
Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que acontece a luta, pois, o espaço delimitado direciona as ações e interfere nas interações e na construção dos movimentos.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Luta das mãos.
Recursos: Fita crepe
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição:
Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em duas equipes. Cada equipe terá duplas. O(a) professor(a) utilizará a fita crepe para marcar o campo, como na figura abaixo:
Cada equipe ocupará seu lugar atrás das linhas 1 e 3, respectivamente, equipes X e Y. E no momento em que o professor apitar um jogador de cada equipe irá até a linha do meio (número 2) e ambos darão as mãos. Neste momento, cada jogador tentará fazer com que o jogador da equipe adversária ultrapasse a faixa (demarcada com a letra A) do seu campo, objetivando marcar o ponto. Posteriormente, troque as duplas até que todos tenham experimentado a atividade.
Atividade 2: Luta do colchão.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Um colchão
Descrição:
Nesta atividade, utilize a mesma marcação e as mesmas equipes da atividade 1. Coloque um colchão na linha do meio e faça a mesma dinâmica da atividade anterior. Veja figura abaixo:
Lembre-se que no momento em que o colchão ultrapassar a faixa (Letra A) a equipe marcará o ponto.
Atividade 3: Luta do Sumô-colchão
Duração: aproximadamente 50 minutos.
Recursos: 8 Colchonetes e barbante; Fita Crepe
Descrição:
Professor(a), escolha um jogador de cada equipe e, com a ajuda do barbante, envolva e prenda os 4 colchonetes no corpo de cada um dos jogadores(um em cada braço e os outros no tórax). Com a fita crepe faça a marcação de um círculo grande no espaço(como realizado no Sumô Oficial). Com as mesmas regras das atividades 1 e 2, inicie a luta. O jogador que conseguir empurrar o jogador da outra equipe até ultrapassar a linha A marcará o ponto.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Caso não seja viável a utilização de um espaço com tatame e colchonetes, realize a atividade em um local gramado. Nesse caso, no momento da atividade 3, será preciso proteger os joelhos dos alunos, com panos, por exemplo.
Quanto ao Corpo do Colega: Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.
Quanto ao Material: Além dos colchonetes, papelão ou plástico bolha são materiais interessantes de serem utilizados.
Possíveis fontes de pesquisa para o(a) professor(a):
Professor(a), no momento da aula faça as seguintes perguntas a si mesmo sobre o andamento da aula, tais como: os(as) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles se expressam corporalmente no momento das atividades? As equipes estão envolvidas, dão dicas, criam estratégias? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Quais relações estabelecem com os diferentes espaços? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Perguntar o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. Pergunte: Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? O que foi mais fácil ou mais difícil. Peça sugestões para a aula posterior.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/10/2010
Cinco estrelasNão vamos esquecer dos rituais do sumô quanto aos cumprimentos iniciais e finais. Pode ser uma breve reverência com a cabeça no inicio, um aperto de mão ou abraço no final; ao sinal de HAJIME (podem começar) os alunos/lutadores iniciam a luta.
05/10/2010
Cinco estrelasA hegemonia do esporte deve terminar na educação física escolar com propostas como do Prof. Tulio. As lutas, danças e ginásticas devem estar mais presentes no cotidiano das aulas de educação física. A projeção/simulação da luta sumô torna-se uma alternativa viável. A sugestão com colchonetes vai dinamizar as minhas aulas com sumô. Parabéns e muito obrigada, Prof. Tulio