Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sumô-colchão

 

08/10/2009

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Luta: Projetos de formação dos alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer golpes de lutas da modalidade Sumô. Inventar e reinventar golpes da luta. Descobrir, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro.

Coordenar diferentes movimentos, utilizando o tronco, os pés, os braços, de acordo com o objetivo da luta, interagindo com o colega.

Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que acontece a luta, pois, o espaço delimitado direciona as ações e interfere nas interações e na construção dos movimentos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula
Obs.: É desejável que as atividades desta aula sejam realizadas em cima de colchões, colchonetes ou tatame (montável). Caso não seja possível, qualquer espaço gramado é uma alternativa.


Atividade 1: Luta das mãos.
Recursos: Fita crepe
Duração: Aproximadamente de 20 minutos
Descrição:

Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em duas equipes. Cada equipe terá duplas. O(a) professor(a) utilizará a fita crepe para marcar o campo, como na figura abaixo:

Cada equipe ocupará seu lugar atrás das linhas 1 e 3, respectivamente, equipes X e Y. E no momento em que o professor apitar um jogador de cada equipe irá até a linha do meio (número 2) e ambos darão as mãos. Neste momento, cada jogador tentará fazer com que o jogador da equipe adversária ultrapasse a faixa (demarcada com a letra A) do seu campo, objetivando marcar o ponto. Posteriormente, troque as duplas até que todos tenham experimentado a atividade.

Atividade 2: Luta do colchão.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Recursos: Um colchão
Descrição:

Nesta atividade, utilize a mesma marcação e as mesmas equipes da atividade 1. Coloque um colchão na linha do meio e faça a mesma dinâmica da atividade anterior. Veja figura abaixo:


Lembre-se que no momento em que o colchão ultrapassar a faixa (Letra A) a equipe marcará o ponto.

Atividade 3: Luta do Sumô-colchão

Duração: aproximadamente 50 minutos.
Recursos: 8 Colchonetes e barbante; Fita Crepe
Descrição:

Professor(a), escolha um jogador de cada equipe e, com a ajuda do barbante, envolva e prenda os 4 colchonetes no corpo de cada um dos jogadores(um em cada braço e os outros no tórax). Com a fita crepe faça a marcação de um círculo grande no espaço(como realizado no Sumô Oficial). Com as mesmas regras das atividades 1 e 2, inicie a luta. O jogador que conseguir empurrar o jogador da outra equipe até ultrapassar a linha A marcará o ponto. 

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Caso não seja viável a utilização de um espaço com tatame e colchonetes, realize a atividade em um local gramado. Nesse caso, no momento da atividade 3, será preciso proteger os joelhos dos alunos, com panos, por exemplo.

Quanto ao Corpo do Colega: Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.

Quanto ao Material: Além dos colchonetes, papelão ou plástico bolha são materiais interessantes de serem utilizados.

Recursos Complementares

Possíveis fontes de pesquisa para o(a) professor(a):

http://www.youtube.com/watch?v=UxhKb-zZoWE

http://www.nipocultura.com.br/?p=224

Avaliação

Professor(a), no momento da aula faça as seguintes perguntas a si mesmo sobre o andamento da aula, tais como: os(as) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles se expressam corporalmente no momento das atividades? As equipes estão envolvidas, dão dicas, criam estratégias? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Quais relações estabelecem com os diferentes espaços? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Perguntar o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. Pergunte: Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? O que foi mais fácil ou mais difícil. Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Dirce Yoko Suzuque Kanawa, ADAILE M LEITE C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    dirceyoko@yahoo.com.br

    05/10/2010

    Cinco estrelas

    Não vamos esquecer dos rituais do sumô quanto aos cumprimentos iniciais e finais. Pode ser uma breve reverência com a cabeça no inicio, um aperto de mão ou abraço no final; ao sinal de HAJIME (podem começar) os alunos/lutadores iniciam a luta.


  • Dirce Yoko Suzuque Kanawa, ADAILE M LEITE C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    dirceyoko@yahoo.com.br

    05/10/2010

    Cinco estrelas

    A hegemonia do esporte deve terminar na educação física escolar com propostas como do Prof. Tulio. As lutas, danças e ginásticas devem estar mais presentes no cotidiano das aulas de educação física. A projeção/simulação da luta sumô torna-se uma alternativa viável. A sugestão com colchonetes vai dinamizar as minhas aulas com sumô. Parabéns e muito obrigada, Prof. Tulio


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.