28/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Conhecimentos de informática, capacidade de ler, interpretar e selecionar informações, conhecimentos sobre cruzadinhas, conhecimentos sobre os esportes olímpicos.
Material
Obs.: os materiais serão discriminados abaixo por atividade.
Material
Caro (a) professor (a), nesta atividade será proposto aos alunos que montem uma cruzadinha para os colegas de outras turmas. Ter clareza do destinatário do trabalho escolar contribui bastante para o engajamento dos alunos na tarefa. Assim, o que se propõe aos alunos é que produzam uma cruzadinha com os esportes olímpicos para todos os alunos do 1º Ciclo da nossa escola. Cada turma receberá uma cruzadinha e o professor poderá, então, reproduzi-la e enviá-la como Para Casa, ou distribuir para ser feita em sala. O trabalho colaborativo será o foco das atividades descritas nesta aula. Os alunos trabalharão em duplas e em grupos para atingir os objetivos.
As palavras cruzadas são uma excelente estratégia para o aluno desenvolver o gosto pela leitura e escrita no momento inicial da aprendizagem. Para realizar uma cruzadinha com sucesso, o aluno precisa utilizar o seu conhecimento de mundo, interpretar símbolos e sinais gráficos, alem de utilizar seus conhecimentos sobre o sistema de escrita que, no caso da língua portuguesa é alfabético e ortográfico.
Por isso, professor (a), você pode ter este recurso disponível em sala. A cruzadinha pode ser um aliado tanto nas estratégias de ensino da língua, quanto um aliado na organização no trabalho em sala de aula. Os alunos que terminam suas atividades rapidamente, podem se envolver com esta atividade, evitando que fiquem ociosos e atrapalhem os colegas que ainda não concluíram a atividade proposta.
Neste trabalho os alunos tem um papel ativo na busca das informações, utilizando o recurso da informática e da internet. Assim, uma vez proposta a elaboração da cruzadinha, eles deverão se deparar com a necessidade de informações para montar uma. Você poderá problematizar: O que é preciso para construir uma cruzadinha sobre esportes? Quais esportes vamos usar? Como ficamos sabendo que palavra precisamos escrever? Como damos uma dica sem dar a resposta?
Você poderá utilizar o recurso do texto instrucional para que eles avancem na busca por informações. Este recurso já foi utilizado na aula Lendo texto instrucional (Portal do Professor). Assim,você poderá observar se os alunos já compreenderam sua função, seguindo as indicações na ordem em que aparecem no texto e aqueles que ainda precisam da intervenção do professor para participar da atividade com sucesso.
1)Distribuía o texto instrucional em sala de aula. É importante você já tenha consultado o site e saiba sobre quais esportes eles falam.
2) Faça um levantamento junto aos alunos para que escolham previamente o esporte que querem conhecer. Se todos os alunos escolherem os mesmos esportes não será possível construir cruzadinha. Considerando-se este critério, você e os alunos, organizados em duplas, poderão negociar, caso desejem pesquisar o mesmo esporte.
3) Após a leitura e interpretação do texto, você poderá ir para sala de informática para realizar a pesquisa. A atividade na folha deverá ser feita lá mesmo.
Atividade da folha para os alunos.
Reprodução do texto da atividade da folha para os alunos (acima):
Localizando as modalidades olímpicas
1. Clique no ícone do internet explorer.
2. Digite na barra de endereços http://www.canalkids.com.br/esporte/olimpiadas/index.htm
3. Vai aparecer o site do Canal Kids.
4. Clique em esportes , que está abaixo do texto da História das Olimpíadas.
5. Clique na seta do retângulo amarelo. Vão aparecer várias opções.
6. Clique em modalidades olímpicas.
7. No retângulo rosa, escolha junto com sua dupla, um esporte que você queira conhecer e clique em cima dele.
8. Leia o texto. Se tiver alguma dúvida, peça ajuda à professora.
9. Após a leitura realize as atividades abaixo:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Obs: o quadrado das tiras para escrever o nome do esporte deve ser grande para ser visível quando os alunos montarem a cruzadinha sobre o papel cartão. (aproximadamente 9 centímetros quadrados).
1) Escreva o nome do esporte que você pesquisou nos quadrinhos na vertical e na horizontal para montar uma cruzadinha. Depois você e sua dupla decidirão qual será usada.
2) Escreva uma pequena frase, uma dica, dentro do retângulo que dê pistas de qual é o esporte que você leu.
3) Depois de tudo pronto, vamos montar juntos, nossa cruzadinha, em nossa sala de aula.
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Material
1) Em roda, com todo o grupo, algumas características do gênero da cruzadinha podem ser levantadas por meio de perguntas. Como devemos fazer para cruzar as palavras? Podemos cruzar em qualquer lugar?
2) Depois de exemplificar como o trabalho pode ser feito, organize a turma em grupos de 8 ou 9 alunos. Antes que iniciem o trabalho em grupo, oriente-os a para realizarem a tarefa com cooperação e organização. Para isso, um coordenador do grupo pode ser escolhido para que ajude a conduzir o trabalho em cada grupo. A tarefa do professor é supervisionar e dar apoio aos grupos que encontrarem dificuldades na tarefa seja de ordem cognitiva ou social.
Duas tarefas devem ser feitas neste momento pelos alunos nos grupos:
3) Problematize as dicas dos alunos e leve-os a perceber qual a ação ou ações mais evidentes de cada esporte. Usar elementos textuais que encontraram na pesquisa (Atividade 1 . Buscando informações sobre os esportes Olímpicos e registrando na folha) pode ajudá-los a elaborar as dicas.
Segue abaixo as dicas elaboradas pelos dois grupos de alunos do 2º ano:
Grupo 1:
1. Ness e esporte o atleta usa um trampolim.
2. Nesse esporte o atleta precisa de boa mira. Robin Hood gostava de praticar.
3. Nesse esporte os atletas dão golpes e usam quimono.
4. Nesse esporte o atleta tem que correr muito rápido.
5. Quase todo garoto brasileiro nasce sabendo e gosta muito desse esporte.
6. Nesse esporte é preciso uma boa mira.
7. Esporte aquático e tem vários estilos.
8. Nesse esporte o atleta faz gol com a mão.
9. É um esporte que depende do vento.
Grupo 2:
1. Nesse esporte o atleta tem que correr muito rápido.
2. Nesse esporte os atletas saltam com elegância e charme.
3. Nesse esporte os atletas usam um barco.
4. Nesse esporte o atleta tem que pular o mais alto que conseguir.
5. É um esporte aquático e o atleta usa óculos e touca.
6. Nesse esporte o atleta precisa mirar o alvo.
7. É um esporte que tem dois jogadores de cada lado.
Você pode ver abaixo o resltado do trabalho dos dois grupos na montagem das cruzadinhas pelos alunos no papel cartão
Material
Você deve ter observado, professor(a), que a cruzadinha que os alunos montaram no papel cartão em grupo, estava preenchida. Problematize a situação com eles para que eles percebam que quando fazemos uma cruzadinha ela deve estar em branco. Esta atividade vai requerer habilidades geométricas para organizar a cruza dinha no papel e de contagem para que os alunos possam colar as tirinhas em branco de acordo como o núme ro de letras que cada palavra tem. As cruzadinhas feitas na Atividade 2. Montando a cruzadinha em grupos no papel cartão, deverão estar disponíveis e afixadas no quadro da sala para que os alunos, agora, em duplas ou trios, montem as cruzadinhas que serão entregues para cada turma do 1º Ciclo.
Você pode ver abaixo alguns exemplos do resultado final deste trabalho.
Numa folha de registro o professor deverá anotar as observações feitas ao longo do trabalho em relação aos eixos de trabalho: Leitura; Produção de Texto, Apropriação do Sistema de Escrita e Habilidades sociais no trabalho em grupo.
Tais observações servirão como orientadores para a elaboração de novas atividades e novas situações-problemas ou atividades, indicando a necessidade de se trabalhar sistematicamente cada um das capacidades relativas a esses eixos ou de apenas consolidar o que já foi trabalhado.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/03/2012
Cinco estrelasAmei!!
16/05/2011
Quatro estrelasgostei, vai contribuir para meu trabahlo em sala de aula.
06/02/2011
Cinco estrelasOlá! Adorei a atividade, muito criativa. Magda Macedo Colinas-ma
24/03/2010
Quatro estrelasa atividade é muito boa para alunpos de alfabetização e mais idades