Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introdução aos Números Decimais no CAp UFRJ

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Leticia Guimarães Rangel
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Káram Parente Cury Spiller, Rita Maria Cardoso Meirelles

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Sistema de numeração decimal
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que é um número decimal e para que serve a vírgula em números decimais.
  • Operações com números decimais.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Operações com número naturais.
Estratégias e recursos da aula

As crianças estão acostumadas a ver a vírgula em números relativos a preços ou mesmo a notas de avaliações na escola.  Mas será que elas entendem o que essa vírgula representa?  Será que entendem a diferença entre tirar 6,2 ou 6,8 em uma prova?

Você pode então começar a aula perguntando: Para que serve a “vírgula” na representação de um número decimal?

Obs.: Em alguns países (EUA e Inglaterra, por exemplo) as partes inteira e decimal do número decimal são separadas por um ponto em vez de uma vírgula. As calculadoras também usam pontos para essa função.

Como são lidos os números 1234 e 12,34? Há diferença?

Para ler números decimais é necessário primeiramente, observar a localização da vírgula que separa a parte inteira da parte decimal.

A representação de um número decimal pode ser indicada, de forma geral, como:

undefined

Assim, o número 345,678 corresponde a 3 centenas, 4 dezenas, 5 unidades, 6 décimos, 7 centésimos  e 8 milésimos.

Exemplos:

undefined

Propomos a seguir algumas questões para desencadear uma investigação que permitirá uma construção de um aprendizado realmente significativo por parte dos estudantes.  As questões não devem ser colocadas todas de uma vez.  Vá apresentando uma a uma e orientando as discussões.  De acordo com a colocação dos alunos e com suas percepções, você pode alterar a ordem das questões, ou mesmo acrescentar ou pular questões.  Seja sensível ao aprendizado que certamente acontecerá nesta aula e aos questionamentos dos alunos.

Clique aqui para ter acesso às questões propostas.

(http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Num_Dec_ex.pdf)

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do aluno pode ser feita levando em consideração:

  • participação em aula;
  • resolução de listas de exercícios;
  • rendimento em avaliação escrita.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.