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A Evolução dos Seres Vivos – 2 / Teorias Evolucionistas

 

26/09/2008

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender como ocorre o processo de evolução através da luz das diferentes teorias evolucionistas.
Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre cadeia alimentar, reprodução sexuada e mutação.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2

No laboratório de informática, oriente os alunos para explorarem o objeto educacional http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3245, dispoínel no endereço http://www.planetabio.com/evolucionistas.html
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/751/imagens/evolucionistas.JPG

Esse recurso objetiva mostrar as duas teorias evolucionistas mais conhecidas: a Lei do Uso e Desuso e Lei da seleção Natural, e como elas foram desenvolvidas.
Solicite que os alunos (em duplas) explorem o recurso, navegando por todas as telas possíveis do hipertexto, registrando em seu caderno os pontos principais do Lamarquismo, Darwinismo, Neodarwinismo e Especiação.

Dica! - Caso o professor não disponha de laboratório de informática, poderá imprimir algumas partes desse recurso interativo e apresentá-las em transparências para retro projetor.

Verifique, em seguida, se as informações coletadas estão corretas, através da leitura dos textos produzidos.

Questione após a conclusão desse trabalho, qual das teorias parece indicar melhor o que realmente ocorre na natureza.

 

Aula 3

Professor, após desenvolver as aulas anteriores, reforce os conceitos de evolução propostos por Lamarck, Darwin e do Neodarwinismo.
Em seguida leia o texto a seguir e apresente-o a seus alunos, discutindo as questões propostas ao final.

Se acredito na Evolução sou Lamarquista ou Darwinista?

A extinção de um ser vivo ocorre porque ele não teve condições de adaptar-se ao ambiente. Será então a adaptação a chave da evolução?
Observando a natureza podemos constatar vários fatos que evidenciam o fenômeno da evolução como, por exemplo, a análise da anatomia comparada, a presença de estruturas vestigiais, a comparação bioquímica, citológica e embriológica, a existência de fósseis, argumentos biogeográficos, entre outros.
Se forem considerados os fatos mencionados acima como evidências de um fen ômeno evolutivo dos seres vivos acaba-se por concordar que a evolução existe e que os seres vivos “mudam” no decorrer do tempo. Assim, poder-se-ia constatar que determinados seres existiram no passado e não estão mais entre nós, que muitos seres do presente não existiram em tempos remotos, ou ainda, que seres do presente poderão não mais existir no futuro.
Assumindo uma postura evolucionista somente resta tentar entender “como” ocorre a evolução.
Duas idéias revolucionárias (para a época em que foram criadas) se propunham a explicar o fenômeno evolutivo.
Segundo Jean Baptiste Lamarck (um naturalista francês que desenvolveu a teoria dos caracteres adquiridos apresentada ao público em 1809 na sua Philosophie Zoologique) um organismo adquire uma característica para se adaptar ao meio e transmite essa característica para a sua prole. Seu exemplo tradicional era apoiado na observação de que girafas possuiam pescoço de comprimento igual à altura das árvores da região. Segundo ele, sucessivas gerações de girafas foram esticando seu pescoço até alcançar o galho. Cada geração herdava de seus pais a informação da altura das árvores de alguma forma. Assim as espécies evoluiam de maneira a se adaptar ao meio.
Charles Darwin foi um naturalista britânico que convenceu a comunidade científica da ocorrência da evolução, propondo a teoria da seleção natural. Com seu trabalho de análise de pássaros nas ilhas Galápagos, elaborou uma teoria na qual novas características são obtidas de maneira aleatórea e que o meio se encarrega de selecionar os indivíduos mais bem adaptados. As espécies evoluem por acaso e o meio apenas seleciona quais são as espécies mais importantes. No caso das girafas, segundo o darwinismo algumas girafas nasciam por acaso com pescoços maiores e que isso lhes conferia uma vantagem evolutiva sobre as outras girafas, sendo então selecionadas pelo ambiente.
Assim, Lamarck acreditava numa marcha para a perfeição, numa evolução linear, enquanto Darwin acreditava que a evolução não tinha objetivo, apenas existia, funcionando através do seu mecanismo - a seleção natural.
Com o avanço da ciência e tecnologia e novas descobertas a nível molecular, surgem explicações para certas mudanças que ocorrem com os seres vivos: a “mutação” (embora a causa da mutação evolutiva ainda não esteja bem esclarecida).
Poderia ser entendida a descoberta do fenômeno mutação como uma complementação as teo rias evolutivas? Ela não poderia ser considerada a peça que faltava no quebra-cabeça da evolução do ponto de vista lamarquista ou darwinista?
Como o fenômeno da seleção natural é facilmente observado na natureza, era de se esperar que, juntamente com a mutação, fossem incorporados num paradigma evolucionista neo-darwinista, tido até hoje como o mais provável e aceitável. A mutação, neste caso, seria mero “acaso”.
Levantam-se estas questões porque percebe-se que muitas pessoas têm um pensamento evolucionista “lamarquista” (e não estariam certas?), embora não se dêem conta disso.
Quando um professor conversava com uma colega, em intervalos de aula, ela sempre questionava sobre a possibilidade do ambiente provocar uma mudança no ser vivo. Seria isso possível? Aceitável, no mínimo? Não seria ao menos coerente? Mas isso é, então, lamarquismo!
É óbvio que certas mudanças provocadas pelo ambiente não são herdadas pelos descendentes, como por exemplo o desenvolvimento muscular do atleta, o bronzeado da modelo, entre outros. Mas seria absurdo pensar que o excesso de agrotóxico “provocou” (uma alteração genética) no inseto que resultou no desenvolvimento de resistência?
Então, qual teoria evolucionista explica melhor o que pode ser observado na natureza? Combinar pontos relevantes das diferentes teorias é uma possibilidade?
A extinção de espécies está presente nas diferentes teorias?
Afinal, o que significa, realmente, afirmar que os seres vivos têm a capacidade de adaptação? É o ambiente que provoca tal adaptação ou ela acontece “sem querer”?
Como funciona a adaptação do ser humano? Ele evolui modificado pelo ambiente, modifica-se para adaptar-se a ele ou modifica-o, adaptando-o a si?
(Alfredo F. Pliessnig, 2007)

Neste contexto proponho provocar uma discussão com os alunos acerca das diferentes correntes evolucionistas, considerando o que elas têm de melhor.

Dica! – Imprima as questões a seguir e distribua-as em pequenos grupos. O resultado das discussões nesses grupos devem ser registradas e discutidas em seguida com toda a turma.

1. As bactérias criam resist&e circ;ncia ao ant ibiótico naturalmente ou o uso indiscriminado do a ntibiótico provoca o surgimento da resistência bacteriana?
2. Os insetos tornam-se resistentes aos inseticidas devido ao uso excessivo dos mesmos?
3. O ser humano tem menos pelos no corpo porque usa roupas há muito tempo ou perdeu pelos e por isso tem que usar roupas?
4. O que significa exatamente “adaptar-se” ao ambiente?
5. O ser humano terá no futuro: olhos e cabeça grandes, dedos longos e outras características determinadas pela forma atual de vida! Será isso possível? Caso positivo, isso é uma visão lamarckista ou darwinista de evolução?
6. O dente do “siso” (terceiro molar) irá desaparecer, assim como outras estruturas como o apêndice, músculos da orelha e vértebra caudal?

Aula 4 e 5

Passe um filme de cinema relacionado com o processo de evolução dos seres vivos, promovendo uma discussão após a sua exibição.

Dica! – Como o filme tem duração superior a uma aula recomendo que inicie sua exibição em uma aula e conclua na aula seguinte. Dessa forma haverá tempo suficiente para debate a respeito das questões propostas. Da mesma forma da discussão anterior, distribua as questões impressas a pequenos grupos para que registrem seus posicionamentos e respostas para depois debater no grande grupo da turma.

O filme intitula-se “Evolution” e está disponível em locadoras de vídeos. Foi distribuído pela Columbia TriStar em 2001 e tem duração de 102 minutos. Detalhes do filme podem ser obtidos no endereço http://br.cinema.yahoo.com/dvd/filme/9205/evolucao.

SINOPSE do Filme: Um meteorito cai no deserto do Arizona. Alguns cientistas começam a estudar o objeto e percebem que traz formas de vida que evoluem de maneira incrivelmente rápida (milhões de anos em poucas horas), passando de unicelulares a corpos complexos num curto intervalo de tempo. Logo se transformam em criaturas dos mais variados tipos adaptando-se rapidamente ao ambiente terrestre. A luta pela sobrevivência e a superioridade dos mais adaptados transformam o planeta num caos, e quatro pessoas tentam impedir que os alienígenas dominem o mundo.

Após a apresentação do filme, promova uma análise dos seguintes pontos:

• Como as espécie s se modificam dando origem a outras mais com plexas?
• É mencionado no filme que o D NA extraterrestre possui “dez pares” de bases nitrogenadas. Qual a diferença desse DNA com o DNA dos seres terrestres e o que essa diferença pode proporcionar em termos de diversidade biológica?
• Como os seres evoluem sem alimento e em que momentos do filme isso pode ser observado?
• O filme mostra preocupações com o surgimento de seres superiores ao homem e que, por seleção natural, este venha a desaparecer. Isso seria possível? (no filme e na realidade?) De que forma os seres estranhos poderiam competir com os seres terrestres causando sua extinção?
• Estabelecendo-se uma comparação entre a seqüência evolutiva dos seres do filme e a evolução ocorrida em nosso planeta é possível perceber semelhanças? E quais são as diferenças?
• O que é improvável na evolução apresentada no filme?
• O filme destaca a mitose como forma de reprodução assexuada. Em que aspecto esse tipo de reprodução é viável para a evolução? Discutir a reprodução “sexuada” e sua contribuição para o surgimento da diversidade biológica e compará-la, nesses termos com a reprodução assexuada.
• Relacionar a situação apresentada no filme com a introdução de espécies estranhas em novos habitats e suas conseqüências.

 

RECURSOS COMPLEMENTARES

A evolução dos palitos é uma atividade que representa a evolução através de modificações ocorridas com determinado ser vivo, promovendo o surgimento de novas espécies. Pode ser acessada no seguinte endereço.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2458/1/Evolucao_palitos.pdf
 


Evolução dos palitos


Este áudio trata da evolução das espécies e como as mutações sofridas por elas ao longo dos séculos influencia sua seleção natural. O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:
http://portaldoprofessor. mec.gov.br:8080/recursos/11078/alteracoesnaevolucaodosanimaissaodescobertasporpesquisad ores.mp3


Alterações na evolução dos animais são descoberta de pesquisa d ores



AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que ocorre o processo de evolução com os seres vivos mas não sei explicar como ele ocorre.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Entendo as teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin mas não observá-las em exemplo do cotidiano.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o processo de evolução de acordo com as teorias de Lamarck e Darwin e percebo a mutação como complemento para as mesmas.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo o processo de evolução de acordo com as teorias de Lamarck e Darwin e a Teoria Moderna e reconheço essas teorias em exemplos do dia a dia.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Evolução dos palitos Experimento prático
Alterações na evolução dos animais são descoberta de pesquisadores Áudio
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
O professor pode avaliar o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto através da análise das apresentações realizadas pelos grupos sobre as questões propostas no desenvolvimento das cinco aulas. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Abaixo coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada nesta aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
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Opiniões

  • ahatack, África do Sul - disse:
    ahatack21@yahoo.com

    10/04/2013

    Quatro estrelas

    ivanabio@superig.com.br 24/02/2013 Cinco estrelas Uma sequencia extraordinaria de aulas sobre evolução com riqueza de detalhes e de opções de trabalho. Parabens e muito obrigado por ser um agente facilitador do meu trabalho em sala de aula. Maria Juvenília Mascarenhas, Colégio Estadual da Bahia , Bahia - disse: juveniliamasc@gmail.com 03/02/2013 Cinco estrelas Excelente!!! Certamente irei implementar estas atividades em sala de aula. Juliana Barros, Escola Estadual Cecília Meireles , Minas Gerais - disse: barros.julianac@gmail.com 28/08/2012 Cinco estrelas Fantástica essa aula. Zilda Kessel, PUERI DOMUS ESCOLA UNIDADE CRESCER SEMPRE , São Paulo - disse: zkessel@uol.com.br 24/10/2010 Quatro estrelas Interessante como integra vários recursos! Seja um Professor


  • vanessa, colegio estadual minas gerais , Rio de Janeiro - disse:
    vanessapso@yahoo.com

    10/04/2013

    Cinco estrelas

    10


  • IVANA MARIA DIAS , CE ALVARO NEGROMONTE , Rio de Janeiro - disse:
    ivanabio@superig.com.br

    24/02/2013

    Cinco estrelas

    Uma sequencia extraordinaria de aulas sobre evolução com riqueza de detalhes e de opções de trabalho. Parabens e muito obrigado por ser um agente facilitador do meu trabalho em sala de aula.


  • Maria Juvenília Mascarenhas, Colégio Estadual da Bahia , Bahia - disse:
    juveniliamasc@gmail.com

    03/02/2013

    Cinco estrelas

    Excelente!!! Certamente irei implementar estas atividades em sala de aula.


  • Juliana Barros, Escola Estadual Cecília Meireles , Minas Gerais - disse:
    barros.julianac@gmail.com

    28/08/2012

    Cinco estrelas

    Fantástica essa aula.


  • Zilda Kessel, PUERI DOMUS ESCOLA UNIDADE CRESCER SEMPRE , São Paulo - disse:
    zkessel@uol.com.br

    24/10/2010

    Quatro estrelas

    Interessante como integra vários recursos!


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