19/10/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Os conhecimentos adquiridos a partir das aulas: A musicalidade na capoeira e Aprendendo sobre a história da capoeira.
Aparelho de som, CD de capoeira, vídeo ou fotos dos movimentos técnicos selecionados para esta aula e atividade escrita: para responder e colorir.
O professor iniciará a aula relembrando o que já aprendemos sobre a capoeira, a história e os instrumentos. Em seguida apresentará o tema da aula de hoje, os movimentos da capoeira com suas técnicas, ou seja, a forma correta de se realizar os movimentos. Questionará ainda o que acontece quando numa luta um dos participantes tenta atacar o outro (a idéia aqui é que se entenda que toda luta compreende movimentos de ataque e de defesa).
Dando continuidade, serão exibidas para a turma fotografias com imagens das técnicas de capoeira que serão trabalhadas.
http://static.blogstorage.hi-pi.com/esporteblog.com.br/a/av/avebranca/images/gd/1241834246.jpg
http://sportlife.terra.com.br/img/Fotos/2009/138x88/capoeira1_138x88.jpg
Queda de quatro
http://projeteliberdadecapoeira.files.wordpress.com/2008/06/p7220240.jpg?w=300&h=225
Meia Lua
http://farm4.static.flickr.com/3577/3777915893_29fe314f2e.jpg
O professor convidará a turma a aprender como realizar aqueles movimentos separando-os em movimentos de ataque (meia lua de frente e benção) e defesa (cocorinha e queda de quatro). Informará, ainda, que a ginga se caracteriza como um movimento que busca dar ritmo e fluência ao jogo de capoeira.
Num primeiro momento todos acompanharão o professor na realização dos movimentos ensinados. Depois as crianças serão dispostas em duplas para:
1 - Gingar juntas uma de frente para a outra;
2 - Quando uma faz movimento de meia lua a outra “responde” fazendo o movimento de cocorinha;
3 - quando uma faz movimento de benção outra “responde’ fazendo queda de quatro e; 4 – inverter os movimentos de ataque e defesa das atividades 2 e 3.
Para responder:
Fixando o que aprendemos: o professor pedirá que as crianças façam atividade escrita “para responder”
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!