Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Astronomia e a Física: Buscando Novas Terras para habitarmos!

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo e Lívia Raposo Bardy

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nestas aulas os alunos poderão conhecer e compreender que muitos cientistas dedicam suas vidas a buscar novos planetas para nós humanos, pois não sabemos até quando este planeta servirá para nossa existência. Além disso, eles irão conhecer um pouco sobre a lua Titã do planeta Saturno, que muitos cientistas acreditam que futuramente possa a vir ser nosso novo lar.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.

Motivação:
Sugerimos que o professor, no laboratório de informática, após pedir para que os alunos formem grupos de quatro a cinco integrantes, solicite que cada grupo faça pesquisas, na internet e em livros, sobre um dos temas, relacionados a Astronomia, listados abaixo:

• Sol (Fig. 1) e as estrelas;
• Marte e Venus;
• Terra e Marte;
• Saturno e Júpiter;
• Netuno e Urânio;
• Plutão e cometas.

Figura 1 – Sol.
Imagem disponível em: http://www.gonomad.com/gallery/brazil/por-do-sol-rio-cuiaba-(38).jpg. Acesso em: 02 Set. 2009

Sugestão de sites para a realização das pesquisas:

http://www.zenite.nu/
http://astro.if.ufrgs.br/
http://www.suapesquisa.com/astronomia/
http://www.gea.org.br/
http://www.astronomia.web.st/main.htm

Para a realização das pesquisas, que não deverão ultrapassar 15 minutos, é importante que o professor sugira aos alunos sobre quais informações estas deverão conter:

• Tamanho do planeta;
• Composições gasosas dos planetas;
• Distância do planeta pesquisado até a Terra;
• Duração de suas translações e rotações.

 

Além disso, o professor deverá informá-los que eles deverão compartilhar as informações de suas pesquisas com todos da sala, e que isto será feito, sob a orientação e supervisão do professor, em formato de seminários. É importante que o professor supervisione a elaboração dos seminários pelos alunos, ajudando-os neste momento, bem como intervindo nos momentos de dúvidas. Para este momento - de elaboração do seminário, o professor deverá estabelecer um período de no máximo 15 minutos, podendo estender este, caso julgue necessário! Os seminários, que são apresentações orais, deverão ter a duração de no máximo quinze (15) minutos. Observamos que abaixo segue links que explicam como se faz (prepara) um seminário, o qual poderá nortear os alunos.

Sugestão de site sobre como fazer um seminário:
http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario

http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache%3AD2_gqXW1Q1YJ%3Abr.geocities.com%2Fdineia.hypolitto%2Farquivos%2Fusjt%2Ffprof%2Fseminario.pdf+semin%C3%A1rio+como+elaborar&hl=pt-BR&gl=br&pli=1

http://www.santainesrs.com.br/medio/atividades_online/sociologia/seminario.pdf 

Após as apresentações, pergunte aos alunos sobre a possibilidade de se descobrir uma nova Terra ou algum planeta onde é possível existir vida. Neste momento questione-os também quanto tempo mais poderemos viver no planeta Terra, pois será que o Sol sempre nos aquecerá? Ou é possível ele nos aquecer demais?

Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor deverá dizer que estas respostas poderão ser discutidas mais conceitualmente no decorrer destas aulas.

Atividade 1

Em seguida, o professor deverá reunir os alunos na sala de vídeo e exibir o recurso (Fig. 2), postado abaixo, que se trata de um vídeo de 1 minuto e 45 segundos, cujo objetivo é demonstradar um novo planeta decoberto por cientistas.

Recursos: Nuevo planeta descuiberto
Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/7339

Figura 2 – Imagem do site do recurso.

Este vídeo (Fig. 3) mostra um Novo planeta, chamado de TRS4, que circula uma grande estrela que está localizada na constelação de Perseus. A aproximação deste planeta à sua estrela é aproximadamente igual à distância da Terra até o Sol.
Assim sendo, este novo planeta poderá vir a ser uma nova Terra futuramente, pelas suas características iguais as da Terra.

Figura 3– Imagem do primeiro vídeo.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Discuta com os grupos qual a possibilidade de seus planetas estudados serem habitados por nós humanos futuramente.

Atividade 2

Na atividade anterior foi visualizado um vídeo sobre a descoberta de um novo planeta com características similares a Terra. Nesta nova atividade iremos discutir sobre a possibilidade de ocupação de uma lua de Saturno, que é a Titã (Fig. 4). Assim, neste momento, é sugerido a leitura de uma matéria jornalista “Brasileiros veem possibilidade de vida em lua de Saturno”. Para isto, peça para os grupos lerem esta matéria jornalística, discutirem entre si (a importância desta, se acreditam ou não na possibilidade de ocupação de um planeta) e fazerem um resumo desta (da matéria jornalística). Feito isso, será realizado um debate entre os alunos da sala de aula.

Site da reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u617244.shtml

Figura 4 – Lua Titã.
Imagem disponível em: http://f.i.uol.com.br/folha/ciencia/images/0924366.jpg. Acesso em: 02 Set. 2009

Neste momento, é necessário que o professor divida a sala de aula em dois grandes grupos: Um que defenda a hipótese de ocuparmos um novo planeta e outro que não acredite nesta hipótese. Instigue a discussão com as seguintes perguntas:

• Com base no que foi visto no decorrer da aula, será necessário mesmo procurar uma nova Terra?
• Se não encontrarmos uma nova Terra, o que poderá acontecer com a humanidade? Extinção ou Evolução?
• Será que nessa busca poderemos encontrar extraterrestres?
• Quanto tempo mais teremos que esperar por uma descoberta de uma nova Terra? E de ocupação desta?

Para o fechamento desta atividade é recomendado que o professor peça para cada grupo (formado na motivação) construa um pequeno texto (15 linhas no máximo) sobre as ideias aprendidas, suas perspectivas futuras sobre novos planetas, sobre o tamanho do universo e nosso lugar nele.

SUGESTÃO 1

O professor poderá pedir para os alunos fazerem uma pesquisa em suas casas sobre as estações do ano (Fig. 5). Solicite que eles expliquem o por que elas ocorrem na visão da astronomia e por que as estações são invertidas para o pólo norte e sul.

Figura 5 – Estações do ano.
Imagem disponível em: http://www.cdb.br/prof/arquivos/78697_20080315072229.jpg. Acesso em: 02 Set. 2009

SUGESTÃO 2

Neste momento, o professor deverá reunir os alunos na sala de vídeo e exibir o recurso (Fig. 6), postado abaixo, que se trata de três vídeos de aproximadamente 10 minutos cada, cujo objetivo é discutir o futuro do planeta Terra e a busca por novos planetas para os humanos.

Recursos:
Primeiro vídeo - Espaço 5/6 - Novos Mundos - 1/3
Link do Recurso no site do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=KMaoEoJgYyo&feature=PlayList&p=19861C795EDFE02D&index=0

Segundo vídeo - Espaço 5/6 - Novos Mundos - 2/3
Link do Recurso no site do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=7_IGeqlY3Ok&feature=PlayList&p=19861C795EDFE02D&index=1

Terceiro vídeo - Espaço 5/6 - Novos Mundos - 3/3
Link do Recurso no site do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=fLbweT-_kYg&feature=PlayList&p=19861C795EDFE02D&index=2

Estes vídeos (Fig. 6, 7 e 8) mostram o que poderá vir a ocorrer com a Terra quando o Sol aumentar sua intensidade de calor ou quando ele se extinguir. Pensando nestes problemas grandes cientistas estão buscando novos planetas para que a raça humana possa viver e fazendo experiências sobre a capacidade de sobrevivência humana.

Figura 6 – Imagem do primeiro vídeo.

Figura 7 – Imagem do segundo vídeo.

Figura 8 – Imagem do terceiro vídeo.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Juntamente com o grande problema do aquecimento do Sol, discutido nos vídeos, é explicado o que poderá vir a acontecer com o Sol quando ele estiver próximo do seu fim. Assim sendo, uma pergunta muito interessante representa esse fim do Sol e da Terra: “O futuro do planeta é o nosso futuro?”.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos nas discussões, na pesquisa e sua apresentação e analise a pesquisa sobre as estações do ano feitas por eles.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.