Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Esporte como meio de Prevenção às Drogas

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender que o esporte além de trazer benefícios à saúde, também proporciona momentos de prazer.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Benefícios da atividade esportiva

- Dopping nos esportes

- Hormônios

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

A prática regular de atividade física também pode causar dependência em algumas pessoas. Quem já experimentou a sensação de desconforto, irritabilidade, ansiedade, alterações no humor e depressão causada pela "deprivação" de alguns dias de treino.

Quando realizamos esforço físico, nosso organismo aumenta a liberação de diversos neurotransmissores e hormônios entre estes podemos encontrar a beta-endorfina e a serotonina.

Professor! Convide os atletas de sua escola para este relato.

Problematização

Quem nunca experimentou a sensação de bem-estar, euforia ou relaxamento proporcionada ao finalizar um treino?

Instrumentalização

Quanto maior for a duração da atividade, maiores serão as chances do organismo produzir a quantidade de endorfina necessária para causar sensação de euforia.

Alguns dos esportes que mais favorecem a liberação de endorfina são: o ciclismo, a natação e a corrida.

undefined

NIKE.COM. Disponível em http://www.nikecorre.com.br/wp-content/uploads/2008/07/052808_nke_spd4_064-2.jpg acessada em 16/09/2009

ATIVIDADE 1

laboratório de informática

Em grupo (3 ou 4 alunos), realizar uma pesquisa sobre as substâncias abaixo relacionadas:

- Beta-endorfina

- Serotonina

- Adrenalina

- Cortisol

- Glucagon

* Quais são os efeitos que produzem no nosso organismo?

* Que tipo de sensações nos traz?

* Estão ligadas somente a prática de esportes?

* Cite outras situações em que elas podem ser liberadas.

Realize as anotações no caderno para que possamos debater posteriormente.

Sugestão de sítio para pesquisa:

CURIOSIDADE

Uma pessoa que não pratica atividade física regularmente só conseguirá ter certas sensações após três meses de prática regular de atividade física.

ATIVIDADE 2

Prevenção às drogas [Esporte na escola]

O vídeo apresenta entrevista com a Magic Paula que relata sobre a importância da prática da atividade física em sua vida e como é importante se ter apoio da família para isso. O esporte colabora para a promoção da autoestima, fator importante para manter jovens e adolescentes longe das drogas. A atividade proposta no vídeo é uma atividade que lembra um jogo de baseibol.

Passo-a-passo da atividade proposta:

- A atividade deve ser realizada n um lugar onde tenha um bom espaço.

- V amos usar uma bola mur cha para dificultar a atividade.

- Marcar o campo com um círculo no centro, onde ficará um aluno - lançador.

- Fazer quatro círculos em volta do círculo central - base 1, 2, 3 e 4.

- Um aluno do time A se posiciona no centro e os demais se espalham pelo campo.

- Os alunos do time B fazem uma fila.

- O lançados do time A rola a bola para o primeiro jogador da fila do time B, que chuta para qualquer ponto do campo.

- Enquanto os alunos do time A recuperam a bola e trazem para o centro do campo, o jogador que chutou tenta percorrer as quatro bases correndo.

- Se o jogador B chegar à base 4 antes que a bola volte ao centro ele marca ponto.

- Se a bola voltar ao centro no momento em que ele passa por uma das outras bases ele fica ali até o próximo chute da sua e quipe, para tentar completar o trajeto e pontuar.

- Se a bola volta e ele está fora das bases ele sai provisoriamente da partida e deve esperar a próxima rodada.

- Quando todos tiverem chutado as posições se invertem e começa nova rodada.

Através desta atividade podemos trabalhar: controle e domínio do corpo, domínio da bola, velocidade, sintonia e integração entre as equipes.

catarse

Estar na adolescência é se deparar com novas experiências. Por isso é muito bom ter amigos para compartilhar idéias e sentimentos. è com eles que você se sentirá a vontade para conversar sobre alguns problemas e, com isso chegar a sua independência e autonomia.

É importante você saber o que quer e, principalmente, aprender a dizer não quando não quiser algo, mesmo que seus amigos não concordem com sua opinião. Sempre que surgir uma dúvida, espere o tempo certo de agir e converse com seus pais, pois eles são as pessoas mais interessadas com o seu bem-estar.

prática social final

Vamos propor aos alunos a construção de uma história em quadrinho sobre a prática de esportes como meio para se prevenir o uso de drogas, as histórias poderão ser montadas em trios, usando o software HagáQuê. Num segundo momento os grupos trocam suas histórias para que todos tomem conhecimento do que foi criado pelos colegas e para finalizar podemos realizar um debate com o grande grupo.

undefined

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Prevenção às drogas [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

VEJA.COM Disponível em: http://veja.abril.com.br/230408/p_100.shtml acessada em 16/09/2009. O artigo fala sobre a prática de atividade física que consegue alterar a química cerebral causando euforia nos atletas.

OBRAS DO ZIRALDO. Disponível em: http://www.ziraldo.com/livros/cartaz2.htm acessado em 18/09/2009. Aborda a importância do esporte, de hábitos saudáveis e a qualidade de vida de forma divertida.

Avaliação

Poderemos avaliar através dos dados coletados no momento da pesquisa, pela participação na atividade prática e através dos conceitos formados pela discussão no grande grupo; utilizar também as produções da histórias em quadrinhos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • José Henrique, IPAE , Maranhão - disse:
    josandradehenrique@hotmail.com

    21/07/2014

    Quatro estrelas

    bacana, é uma forma de tirar os jovem das drogas, dentro da escola em onde tudo começa (pelas as amizades), e que seja de fato mesmo na escola que esses projeto tenha frutos bons através do esporte que é fundamental para os jovens não querer experimentar a droga. paz e bem!


  • maria, subsecretaria alcool e drogas , Santa Catarina - disse:
    fizinhaa@hotmail.com

    08/04/2014

    Cinco estrelas

    mto bom...


  • alice, queimadas , Paraíba - disse:
    alicedecassia@hotmail.com

    09/06/2013

    Cinco estrelas

    gostei aprendi algumas coisas.valheuuuuuuuuuuuuuuuuuu.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.