29/10/2009
![]() |
![]() |
![]() |
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Compreender que o esporte além de trazer benefícios à saúde, também proporciona momentos de prazer.
- Benefícios da atividade esportiva
- Dopping nos esportes
- Hormônios
A prática regular de atividade física também pode causar dependência em algumas pessoas. Quem já experimentou a sensação de desconforto, irritabilidade, ansiedade, alterações no humor e depressão causada pela "deprivação" de alguns dias de treino.
Quando realizamos esforço físico, nosso organismo aumenta a liberação de diversos neurotransmissores e hormônios entre estes podemos encontrar a beta-endorfina e a serotonina.
Professor! Convide os atletas de sua escola para este relato.
Quem nunca experimentou a sensação de bem-estar, euforia ou relaxamento proporcionada ao finalizar um treino?
Quanto maior for a duração da atividade, maiores serão as chances do organismo produzir a quantidade de endorfina necessária para causar sensação de euforia.
Alguns dos esportes que mais favorecem a liberação de endorfina são: o ciclismo, a natação e a corrida.
NIKE.COM. Disponível em http://www.nikecorre.com.br/wp-content/uploads/2008/07/052808_nke_spd4_064-2.jpg acessada em 16/09/2009
Em grupo (3 ou 4 alunos), realizar uma pesquisa sobre as substâncias abaixo relacionadas:
- Beta-endorfina
- Serotonina
- Adrenalina
- Cortisol
- Glucagon
* Quais são os efeitos que produzem no nosso organismo?
* Que tipo de sensações nos traz?
* Estão ligadas somente a prática de esportes?
* Cite outras situações em que elas podem ser liberadas.
Realize as anotações no caderno para que possamos debater posteriormente.
Sugestão de sítio para pesquisa:
Uma pessoa que não pratica atividade física regularmente só conseguirá ter certas sensações após três meses de prática regular de atividade física.
Prevenção às drogas [Esporte na escola]
O vídeo apresenta entrevista com a Magic Paula que relata sobre a importância da prática da atividade física em sua vida e como é importante se ter apoio da família para isso. O esporte colabora para a promoção da autoestima, fator importante para manter jovens e adolescentes longe das drogas. A atividade proposta no vídeo é uma atividade que lembra um jogo de baseibol.
Passo-a-passo da atividade proposta:
- A atividade deve ser realizada n um lugar onde tenha um bom espaço.
- V amos usar uma bola mur cha para dificultar a atividade.
- Marcar o campo com um círculo no centro, onde ficará um aluno - lançador.
- Fazer quatro círculos em volta do círculo central - base 1, 2, 3 e 4.
- Um aluno do time A se posiciona no centro e os demais se espalham pelo campo.
- Os alunos do time B fazem uma fila.
- O lançados do time A rola a bola para o primeiro jogador da fila do time B, que chuta para qualquer ponto do campo.
- Enquanto os alunos do time A recuperam a bola e trazem para o centro do campo, o jogador que chutou tenta percorrer as quatro bases correndo.
- Se o jogador B chegar à base 4 antes que a bola volte ao centro ele marca ponto.
- Se a bola voltar ao centro no momento em que ele passa por uma das outras bases ele fica ali até o próximo chute da sua e quipe, para tentar completar o trajeto e pontuar.
- Se a bola volta e ele está fora das bases ele sai provisoriamente da partida e deve esperar a próxima rodada.
- Quando todos tiverem chutado as posições se invertem e começa nova rodada.
Através desta atividade podemos trabalhar: controle e domínio do corpo, domínio da bola, velocidade, sintonia e integração entre as equipes.
Estar na adolescência é se deparar com novas experiências. Por isso é muito bom ter amigos para compartilhar idéias e sentimentos. è com eles que você se sentirá a vontade para conversar sobre alguns problemas e, com isso chegar a sua independência e autonomia.
É importante você saber o que quer e, principalmente, aprender a dizer não quando não quiser algo, mesmo que seus amigos não concordem com sua opinião. Sempre que surgir uma dúvida, espere o tempo certo de agir e converse com seus pais, pois eles são as pessoas mais interessadas com o seu bem-estar.
Vamos propor aos alunos a construção de uma história em quadrinho sobre a prática de esportes como meio para se prevenir o uso de drogas, as histórias poderão ser montadas em trios, usando o software HagáQuê. Num segundo momento os grupos trocam suas histórias para que todos tomem conhecimento do que foi criado pelos colegas e para finalizar podemos realizar um debate com o grande grupo.
Nome | Tipo |
---|---|
Prevenção às drogas [Esporte na escola] | Vídeo |
VEJA.COM Disponível em: http://veja.abril.com.br/230408/p_100.shtml acessada em 16/09/2009. O artigo fala sobre a prática de atividade física que consegue alterar a química cerebral causando euforia nos atletas.
OBRAS DO ZIRALDO. Disponível em: http://www.ziraldo.com/livros/cartaz2.htm acessado em 18/09/2009. Aborda a importância do esporte, de hábitos saudáveis e a qualidade de vida de forma divertida.
Poderemos avaliar através dos dados coletados no momento da pesquisa, pela participação na atividade prática e através dos conceitos formados pela discussão no grande grupo; utilizar também as produções da histórias em quadrinhos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/07/2014
Quatro estrelasbacana, é uma forma de tirar os jovem das drogas, dentro da escola em onde tudo começa (pelas as amizades), e que seja de fato mesmo na escola que esses projeto tenha frutos bons através do esporte que é fundamental para os jovens não querer experimentar a droga. paz e bem!
08/04/2014
Cinco estrelasmto bom...
09/06/2013
Cinco estrelasgostei aprendi algumas coisas.valheuuuuuuuuuuuuuuuuuu.