Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo com parlendas

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Incentivar os alunos à leitura de se  parlendas como recurso lúdico, já que se apresentam como brincadeiras.

Distinguir o texto falado do texto escrito durante a leitura;

Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral e valorizar nosso acervo cultural oral que passa de geração em geração.

O trabalho contribuirá também para o desenvolvimento da oralidade.

Duração das atividades
1 aula e meia (aproximadamente 80 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Fazer um levantamento sobre as parlendas que os alunos já conhecem.
Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor conversará com os alunos explicando o que é parlenda, ou seja, formas literárias tradicionais, rimadas, com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Não são cantadas e sim declamadas em forma de texto. São versos recitados para entender, acalmar, divertir as crianças, ou definir quem inicia a brincadeira ou o jogo. Após conceituar parlenda, o professor deve levar para a sala de aula um som e apresentar aos alunos a seguinte parlenda através de um CD, anteriomente gravado (faixa número 11).

Hoje é domingo
Pede cachimbo
O cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é ouro
Bate no touro
O touro é valente
Machuca a gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo

CD disponível para baixar no site:

http://ebooksgratis.com.br/livros-ebooks-gratis/literatura-nacional/infanto-juvenil-e-entretenimento/infanto-juvenil-cd-cantigas-de-roda-1998-cancoes-folcloricas-do-brasil-colecao-palavra-falada/

Momento 2

Escrever mais algumas parlendas no quadro para as crianças lerem e se familiarizarem com o tipo de texto. Sugestões:

  • Um, dois, feijão com arroz,

      Três, quatro, feijão no prato,
      Cinco, seis, falar inglês,
      Sete, oito, comer biscoito,
      Nove, dez, comer pastéis.

  • Sol e chuva

      Casamento de viúva

      Chuva e sol

      Casamento de espanhol

  • Papagaio loiro

      Do bico dourado

      Leva essa carta

      Pro meu namorado

  • O doce perguntou pro doce

     Qual é o doce mais doce

     O doce respondeu pro doce

     Que o doce mais doce

     É o doce de batata doce

Momento 3

Propor a atividade “Parlenda enigmática”. Colar as seguintes figuras no quadro e distribuir uma folha ofício A4 para cada criança. A professora pedirá que as crianças reescrevam a parlenda, substituindo o desenho pela palavra correta. Ao terminarem, recolher o trabalho.

         

         

          undefined

         

         

          undefined

          undefined

Avaliação

No momento da leitura, apontar um verso aleatório da parlenda e pedir para cada criança ir lendo uma parte e explicando o que significa. Observar se de fato a criança consegue ler e compreender o verso ou simplesmente estava falando por já ter conhecimento da parlenda trabalhada.

Com a folha da reescrita da parlenda observar se os alunos tiveram avanço em relação a fase da escrita em que estavam (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético). Essa análise servirá de diagnóstico para a elaboração de atividades que visem o avanço da escrita.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.