30/09/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Incentivar os alunos à leitura de se parlendas como recurso lúdico, já que se apresentam como brincadeiras.
Distinguir o texto falado do texto escrito durante a leitura;
Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral e valorizar nosso acervo cultural oral que passa de geração em geração.
O trabalho contribuirá também para o desenvolvimento da oralidade.
Momento 1
O professor conversará com os alunos explicando o que é parlenda, ou seja, formas literárias tradicionais, rimadas, com caráter infantil, de ritmo fácil e de forma rápida. Não são cantadas e sim declamadas em forma de texto. São versos recitados para entender, acalmar, divertir as crianças, ou definir quem inicia a brincadeira ou o jogo. Após conceituar parlenda, o professor deve levar para a sala de aula um som e apresentar aos alunos a seguinte parlenda através de um CD, anteriomente gravado (faixa número 11).
Hoje é domingo
Pede cachimbo
O cachimbo é de barro
Bate no jarro
O jarro é ouro
Bate no touro
O touro é valente
Machuca a gente
A gente é fraco
Cai no buraco
O buraco é fundo
Acabou-se o mundo
CD disponível para baixar no site:
Momento 2
Escrever mais algumas parlendas no quadro para as crianças lerem e se familiarizarem com o tipo de texto. Sugestões:
Três, quatro, feijão no prato,
Cinco, seis, falar inglês,
Sete, oito, comer biscoito,
Nove, dez, comer pastéis.
Casamento de viúva
Chuva e sol
Casamento de espanhol
Do bico dourado
Leva essa carta
Pro meu namorado
Qual é o doce mais doce
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce
É o doce de batata doce
Momento 3
Propor a atividade “Parlenda enigmática”. Colar as seguintes figuras no quadro e distribuir uma folha ofício A4 para cada criança. A professora pedirá que as crianças reescrevam a parlenda, substituindo o desenho pela palavra correta. Ao terminarem, recolher o trabalho.
No momento da leitura, apontar um verso aleatório da parlenda e pedir para cada criança ir lendo uma parte e explicando o que significa. Observar se de fato a criança consegue ler e compreender o verso ou simplesmente estava falando por já ter conhecimento da parlenda trabalhada.
Com a folha da reescrita da parlenda observar se os alunos tiveram avanço em relação a fase da escrita em que estavam (pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético). Essa análise servirá de diagnóstico para a elaboração de atividades que visem o avanço da escrita.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/08/2012
Cinco estrelasAmei suas tarefas. Obrigada pela contribuição.
26/10/2010
Quatro estrelasgostei muito da aula,pois desperta a imaginaçao do alunos em montar com figuras a parlenda escolhidada por ele.
03/04/2010
Cinco estrelasGostei. Vou aproveitar...