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Where are you from? trabalhando nacionalidades e países.

 

10/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais (a produção oral e a compreensão oral serão feitas em inglês) usando o tema nacionalidades bem como o uso da WH- question “Where” para perguntas que falam sobre origem, procedência.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá relembrar o uso e as formas (afirmativa, negativa e interrogativa) do verbo TO BE.

Para mais informações sobre o verbo TO BE, acesse:

http://www.brasilescola.com/ingles/verbo-to-be.htm
(acesso em 16 de Setembro de 2009)

E ainda deve relembrar com seus alunos as WH-questions: WHICH, WHO e WHAT. Acesse:

http://pt.wikibooks.org/wiki/English:_WH_questions (acesso em 16 de Setembro de 2009)

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

Após relembrar o uso e as formas interrogativa, negativa e afirmativa do verbo TO BE, introduza os países e as nacionalidades.

Questione seus alunos quais são os países que eles conhecem. Esclareça que não é necessário eles terem visitado os países. Faça a seguinte pergunta:

Professor: “Which countries do you know?”

As respostas vão ser muitas, afinal, são inúmeros os países conhecidos pelos alunos (através de novelas, filmes, internet, etc). Anote no quadro as respostas dando prioridade aos mais conhecidos: Estados Unidos, Brasil, Argentina, entre outros. Logo depois, apresente a seguinte sentença:

Professor: “ Who lives in Argentina is ....”

Neste momento professor, peça aos seus alunos que completem a nacionalidade de cada país mencionado anteriormente.

Sugestão: Caso tenha um número grande de países descritos pelos alunos, divida os mesmos em duplas e autorize o uso do dicionário bilíngüe.

Observação: Se houver oportunidade, leve seus alunos ao laboratório de informática e use o dicionário eletrônico citado em Recursos Complementares.

Respostas possíveis:

Alunos:

“ Who lives in Argentina is Argentinean…”

Figura 1: Bandeira da Argentina.

Fonte: http://noticiasobrenoticia.files.wordpress.com/2008/03/bandeira-argentina.jpg
(acesso em 16 de Setembro de 2009)

"Who lives in Brazil is Brazilian..."

Figura 2: Bandeira do Brasil.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1327_olimpiadafinal/113161_grecia10.jpg

(acesso em 16 de Setembro de 2009)

“Who lives in Portugal is Portuguese.”

Figura 3: Bandeira de Portugal.
Fonte: http://api.ning.com/files/PwSg7M7FVA0qIZKqFnnicrtCbn6QC89F-vuAxUt3K9UA4In5g0pyXJMIaeEiyTxD*DZUZewnQogVpfNWMQ-oIR2YSCJwM4Rp/bandeira20PORTUGUESA.jpg
(acesso em 16 de Setembro de 2009)

Etc.

Professor, se achar necessário acesse: http://geography.about.com/library/weekly/aa030900a.htm  para mais informações sobre diversas nacionalidades. (acesso em 16 de Setembro de 2009)


AULA 2-

Depois de introduzir as nacionalidades, mostre aos alunos o seguinte vídeo. Este demonstra uma entrevista sobre a origem das pessoas (nacionalidade):

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=-9PsgBhtsnE
(acesso em 16 de Setembro de 2009)


Pergunte aos alunos o que o entrevistador quer saber com a pergunta:

“WHERE ARE YOU FROM?”

Resposta: Os alunos deverão entender que essa pergunta questiona a origem dos entrevistados.

Questione também como as pessoas respondem. Saliente a diferença existente nas respostas de uma pessoa (singular) e um grupo de pessoas (plural). Veja:

“I’m from ... (país)”

“ We’re from ... (país)”

Passe o vídeo novamente e peça aos alunos que tomem nota dos países que apareceram durante as entrevistas.

Respostas: Iran, France, Canada, Italy, Romania, New Zealand (países) / Pennsylvania, New York, Manhattan, Utah, New Jersey, Massachusetts (estados)

Observação: Em alguns casos, durante a exibição do vídeo, regiões dos Estados Unidos aparecerão como respostas. Enfati ze que dependendo da situação, o aluno poderá responder a essa pergunta com o nome do Estado ou cidade em que vive.

Sugestão: como atividade complementar a ser feita em casa, peça aos alunos que procurem mais 2 (dois) países com suas respectivas nacionalidades (na língua materna e na língua alvo) que não foram citados na atividade incial de elicitação d e vocabulário e nem no vídeo. Essa tarefa vai ajudá-los a expandir o vocabulário trabalhado.

AULA 3 -

ATIVIDADE INICIAL:

Peça aos alunos que reportem à turma que países e nacionalidades diferentes eles encontraram. Muitos podem ter listados os mesmos. Escreva as respostas no quadro e peça-os para registrar no caderno esse vocabulário complementar. 

Para praticar o conteúdo trabalhado, peça aos aprendizes que entrevistem uns aos outros. Aproveite a oportunidade e mostre no vídeo quem é o interviewer (entrevistador) e o interviewee (entrevistado). Demonstre que a pergunta: “Where are you from?” deve aparecer em todas as entrevistas.

Figura 4: Entrevista.

Fonte: http://farm4.static.flickr.com/3283/3148566546_8bdf15da68.jpg?v=0
(acesso em 16 de Setembro de 2009)

Observação: Neste momento, os alunos deverão caminhar pela sala com lápis e caderno em mãos procurando por pessoas para entrevistar. Use a lista de países e nacionalidades exposta em: http://geography.about.com/library/weekly/aa030900a.htm  (acesso em 16 de Setembro de 2009) para ajudar seus alunos em relação ao vocabulário.

Escolha vários alunos para fazerem um role-play com as entrevistas feitas na aula anterior. Eles devem estar na frente da sala e conversar, como no exemplo a seguir:

Aluno 1:
“Where are you from?”
Aluno 2:
“I’m from …(país)”
Aluno 1:
“So you are …. (nacionalidade)”
Aluno 2:
“Yes I am. / No. I am not. I’m from. ..(nacionalidade)"

Sugestão: Incentive a colocação de informações relacionadas aos próprios alunos.
Sugestão 2: Para dificultar o nível do exercício anterior, professor, introduza a terceira pessoa na entrevista.

Ex:

Aluno 1:
“Where are you from?”
Aluno 2:
“I’m from ...”
Aluno 3:
“And I am from..”
Aluno 1:
“So you are ….”
And she/he is from … right?”
Aluno 2:
“Yes! I am ... and she/he is ....”

Sugestão 3: Esse exercício pode ser feito com mais de três pessoas.

Sugestão de trabalho interdisciplinar: Trabalhe em conjunto com o professor de Geografia. Esse profissional poderá enriquecer o conhecimento dos alunos a respeito dos principais países estudados durante as aulas.

Observação 2: Durante todo o processo, é interessante mostrar bandeiras de diversos países. Essas figuras podem ser encontradas em atlas e livros de Geografia. No endereço: http://fr-scubabrasil.sites.uol.com.br/bandeiras.htm (acesso em 16 de Setembro de 2009), é possível encontrar diversas bandeiras para servirem de ilustraç ão durante todo o pr ocesso. 

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.

RECURSO - Dictionary.com

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false

(acesso em 16 de Setembro de 2009)

Avaliação

Observe a produção oral dos estudantes. Verifique se conseguiram entender o uso da pergunta “Where are you from?” e como respondê-la corretamente.

A avaliação dessa aula poderá ocorrer no momento da entrevista, e deve-se explicitar aos alunos que critérios serão usados (organização da turma, elaboração das perguntas, uso do Inglês na pergunta e na resposta). Essa avaliação será mais geral caso a turma seja grande demais. O professor deverá circular pela sala fazendo anotações sobre a produção dos alunos.

O momento do role-play também serve como avaliação. Aí o professor já terá mais informações sobre cada aluno especificamente. Nem todos gostam de se expor para realizar atividades desse tipo, e você não deve obrigá-los, mas encontre recursos para incentivá-los (um brinde simples, como um bombom, um lápis, coisas bem acessíveis que podemos ter guardadas para esses momentos).

Uma terceira opção pode ser a elaboração de um exercício a ser usado com fins avaliativos. Use os diálogos do vídeo que os alunos assistiram, mas, no exercício você deve deixar espaços em branco para que os alunos completem com as palavras que faltam. Os países e nacionalidades já aparecem escritos no vídeo, aproveite a tarefa para retirar outras palavras, trabalhando a compreensão oral como um todo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

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Opiniões

  • Paula Adriana, Prefeitura Municipal de Santos , São Paulo - disse:
    patsgu@gmail.com

    07/04/2011

    Cinco estrelas

    Excelente.


  • Letícia França, Escola Municipal Adélia Augusta de Oliveira , Goiás - disse:
    leticiaprof@ibest.com.br

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    Amei as estratégias. Acabei de dar algumas aulas sobre esse tema para os alunos do 7 ano e confesso que, se tivesse acessado esse conteúdo antes, minhas aulas teriam sido melhores ainda, mais significativas. Parabéns!


  • MÁRCIA, EEF PROF. JOANA MARQUES BEZERRZ , Ceará - disse:
    marciaicapui@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a sugestão muito legal.Já tinha trabalhado esse assunto de forma parecida.Excelente.


  • Thaís, Ciep 289 - Cecíclio Barbosa da paixão , Rio de Janeiro - disse:
    thatabert@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é muito interessante, motivada e comunicativa.


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