24/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Aula 1
Atividade Inicial
Professor, uma aula anterior a esta, solicite que cada aluno traga um pequeno recorte dos classificados de um jornal qualquer, onde constam ofertas para aluguel de imóveis. Pode ser de uma casa ou apartamento. O recorte deve trazer informações sobre as características do imóvel e seu valor de locação.
Na aula em que realizará a atividade, divida o quadro de giz em várias partes e solicite para que cada aluno registre o anúncio que trouxe. Utilize um dos espaços para transcrever anúncio a seguir:
Aluga-se Apartamento
3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem, confortável, mobiliado, com aquecimento central, alimentação completa. Aceita vários moradores de origens variadas. Valor: GRÁTIS.
Depois que todos os alunos registraram seus anúncios no quadro (isso pode ser feito por duplas, caso a sala tenha muitos alunos) peça para que voltem a suas carteiras e solicite que analisem qual anúncio parece ser o mais atraente e por quê?
Dica! – Uma forma alternativa de realizar essa atividade é produzir uma transparência com vários anúncios de aluguel, sendo um deles o sugerido nesta aula.
Naturalmente um anúncio de aluguel apresentando um imóvel GRÁTIS seria o mais procurado. Um corretor de imóveis não teria nenhuma dificuldade em alugar uma moradia assim. Mas ela existe? Sim, e cada um de nós tem uma: o próprio corpo humano.
O corpo humano tem muitas características que o tornam um ambiente apropriado para o desenvolvimento de outros seres: temperatura agradável, disponibilidade de alimento e abrigo. Naturalmente alguns danos podem ser provocados no “imóvel” (que na verdade é móvel), surgindo os ferimentos no corpo. Se esses ferimentos forem consertados, os inquilinos podem continuar vivendo ali, mas se os danos forem irreparáveis, os próprios moradores ficarão sem abrigo – “a casa caiu”.
Questione quais são os inquilinos do corpo humano mais conhecidos pelos alunos. Quais os principais danos que eles causam ao organismo? O aluguel é realmente grátis para eles?
Dica! – Também é interessante explorar com os alunos quais são os habitantes do corpo humano que não causam danos – ou ainda retribuem com benefícios – como é o caso de algumas bactérias.
Neste momento você pode apresentar um famoso “inquilino” presente em muitos imóveis (corpos humanos): a lombriga ou Ascaris lumbricoides.
A foto a seguir pode ser impressa em transparência de retro projetor e apresentada aos alunos. Nela podem ser observados três lombrigas. A que possui a extremidade retorcida (próximo ao 1 cm da régua) é o macho. As outras duas são fêmeas.
Dica! – Professor, é muito fácil conseguir lombrigas de verdade para apresentar aos alunos. Converse com um funcionário de uma matodouro municipal e peça para que ele consiga os vermes para você. Eles podem ser conservados em um frasco com álcool 70%. Essas lombrigas são, na verdade, de espécie diferente da lombriga humana, porém apresenta a mesma anatomia e pode ser utilizada para representá-la.
Importante: caso o professor utilize lombrigas reais para apresentar aos alunos deve tomar as devidas precauções de higiene para evitar contaminações. Isso pode ser feito utilizando uma bacia plástica (destinada apenas para isso) e luvas de borracha. Tudo deve ser lavado com água e sabão ao final. Os alunos não devem tocar no material sem essa proteção.
No laboratório de informática os alunos podem obter informações gerais sobre a lombriga no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascarid%C3%ADase.
Solicite que naveguem nesse site e registrem informações sobre:
• A classificação desse ser vivo;
• Suas características morfológicas (sistemas digestório e outros)
Aula 2
Novamente no laboratório de informática, oriente os alunos para explorarem o recurso http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10122/ascaridiase.swf
Verifique, em seguida, se as informações coletadas estão corretas, através da leitura dos textos produzidos.
Questione após a conclusão desse trabalho, qual a principal razão desses vermes continuarem a existir em nosso país e que medidas sociais deveriam (poderiam) ser tomadas para a redução desse problema.
Atividade Complementar
Os alunos poderão pesquisar quais são os outros vermes cilíndricos parasitas do corpo humano e quais suas formas de transmissão e prevenção.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Por que temos vermes? Falta de saneamento básico, higiene e cuidado com alimentos está por trás de doenças. A Revista Ciência Hoje apresenta um texto que explora esse assunto. Apresente-o aos alunos para complementar os conhecimentos sobre a questão social do tema. Pode ser encontrado no endereço abaixo:
http://cienciahoje.uol.com.br/4219
A webquest “Vermes Iac!!! Bichos Esquisitos...” apresenta informações e tarefas complementares a respeito das verminoses. Pode ser acessada no endereço abaixo:
http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3208&id_pagina=1
AUTO-AVALIAÇÃO
Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço alguns seres vivos que encontram moradia no corpo humano.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Identifico algumas características da lombriga e seu ciclo reprodutivo.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Entendo que outros seres podem parasitar o corpo humano como a lombriga. Conheço o ciclo de vida e medidas preventivas contra essa verminose.
MESTRE - 10,0 pontos
Reconheço o corpo humano como ambiente para o desenvolvimento de outros seres, alguns que trazem benefícios e outros prejuízos, como a lombriga. Conheço medidas preventivas em relação a essa e outras verminoses.
Nome | Tipo |
---|---|
Ascaridíase 1: ciclo de vida | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 classificações
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03/06/2012
Cinco estrelasAula muito bem explicada, vou usar um pouco dela para um trabalho da faculdade!
24/03/2010
Quatro estrelasEu achei esse site interessante porém o que eu queria saber mesmo era como se previne a ascaridíase para um Trabalho de escola
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns! Contém todas as informações essenciais...