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A moradia é o próprio Corpo Humano / Ascaridíase

 

24/09/2008

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender o corpo humano como ambiente para desenvolvimento de outros seres. Reconhecer as características e o ciclo de vida da lombriga. Identificar vermes cilíndricos.
Duração das atividades
Duas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio culturais sobre tema. Noções sobre classificação dos seres vivos e sobre anatomia humana.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Atividade Inicial
Professor, uma aula anterior a esta, solicite que cada aluno traga um pequeno recorte dos classificados de um jornal qualquer, onde constam ofertas para aluguel de imóveis. Pode ser de uma casa ou apartamento. O recorte deve trazer informações sobre as características do imóvel e seu valor de locação.

Na aula em que realizará a atividade, divida o quadro de giz em várias partes e solicite para que cada aluno registre o anúncio que trouxe. Utilize um dos espaços para transcrever anúncio a seguir:

Aluga-se Apartamento
3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem, confortável, mobiliado, com aquecimento central, alimentação completa. Aceita vários moradores de origens variadas. Valor: GRÁTIS.

Depois que todos os alunos registraram seus anúncios no quadro (isso pode ser feito por duplas, caso a sala tenha muitos alunos) peça para que voltem a suas carteiras e solicite que analisem qual anúncio parece ser o mais atraente e por quê?


Dica! – Uma forma alternativa de realizar essa atividade é produzir uma transparência com vários anúncios de aluguel, sendo um deles o sugerido nesta aula.

Naturalmente um anúncio de aluguel apresentando um imóvel GRÁTIS seria o mais procurado. Um corretor de imóveis não teria nenhuma dificuldade em alugar uma moradia assim. Mas ela existe? Sim, e cada um de nós tem uma: o próprio corpo humano.

O corpo humano tem muitas características que o tornam um ambiente apropriado para o desenvolvimento de outros seres: temperatura agradável, disponibilidade de alimento e abrigo. Naturalmente alguns danos podem ser provocados no “imóvel” (que na verdade é móvel), surgindo os ferimentos no corpo. Se esses ferimentos forem consertados, os inquilinos podem continuar vivendo ali, mas se os danos forem irreparáveis, os próprios moradores ficarão sem abrigo – “a casa caiu”.

Questione quais são os inquilinos do corpo humano mais conhecidos pelos alunos. Quais os principais danos que eles causam ao organismo? O aluguel é realmente grátis para eles?

Dica! – Também é interessante explorar com os alunos quais são os habitantes do corpo humano que não causam danos – ou ainda retribuem com benefícios – como é o caso de algumas bactérias.

Neste momento você pode apresentar um famoso “inquilino” presente em muitos imóveis (corpos humanos): a lombriga ou Ascaris lumbricoides.

A foto a seguir pode ser impressa em transparência de retro projetor e apresentada aos alunos. Nela podem ser observados três lombrigas. A que possui a extremidade retorcida (próximo ao 1 cm da régua) é o macho. As outras duas são fêmeas.
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/754/imagens/lombrigas.JPG

 Dica! – Professor, é muito fácil conseguir lombrigas de verdade para apresentar aos alunos. Converse com um funcionário de uma matodouro municipal e peça para que ele consiga os vermes para você. Eles podem ser conservados em um frasco com álcool 70%. Essas lombrigas são, na verdade, de espécie diferente da lombriga humana, porém apresenta a mesma anatomia e pode ser utilizada para representá-la.

Importante: caso o professor utilize lombrigas reais para apresentar aos alunos deve tomar as devidas precauções de higiene para evitar contaminações. Isso pode ser feito utilizando uma bacia plástica (destinada apenas para isso) e luvas de borracha. Tudo deve ser lavado com água e sabão ao final. Os alunos não devem tocar no material sem essa proteção.

 No laboratório de informática os alunos podem obter informações gerais sobre a lombriga no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Ascarid%C3%ADase.
Solicite que naveguem nesse site e registrem informações sobre:

• A classificação desse ser vivo;
• Suas características morfológicas (sistemas digestório e outros)
 

Aula 2

Novamente no laboratório de informática, oriente os alunos para explorarem o recurso http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10122/ascaridiase.swf

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/74255
487987/img/ciclolombriga1.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/754/imagens/ciclolombriga2.jpg

Verifique, em seguida, se as informações coletadas estão corretas, através da leitura dos textos produzidos.

Questione após a conclusão desse trabalho, qual a principal razão desses vermes continuarem a existir em nosso país e que medidas sociais deveriam (poderiam) ser tomadas para a redução desse problema.

Atividade Complementar

Os alunos poderão pesquisar quais são os outros vermes cilíndricos parasitas do corpo humano e quais suas formas de transmissão e prevenção.


RECURSOS COMPLEMENTARES

Por que temos vermes? Falta de saneamento básico, higiene e cuidado com alimentos está por trás de doenças. A Revista Ciência Hoje apresenta um texto que explora esse assunto. Apresente-o aos alunos para complementar os conhecimentos sobre a questão social do tema. Pode ser encontrado no endereço abaixo:
http://cienciahoje.uol.com.br/4219

A webquest “Vermes Iac!!! Bichos Esquisitos...” apresenta informações e tarefas complementares a respeito das verminoses. Pode ser acessada no endereço abaixo:
http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3208&id_pagina=1
 

AUTO-AVALIAÇÃO

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

 

INICIANTE - 4,0 pontos

Reconheço alguns seres vivos que encontram moradia no corpo humano.

 

APRENDIZ - 6,0 pontos

Identifico algumas características da lombriga e seu ciclo reprodutivo.

 

PROFISSIONAL - 8,0 pontos

Entendo que outros seres podem parasitar o corpo humano como a lombriga. Conheço o ciclo de vida e medidas preventivas contra essa verminose.

 

MESTRE - 10,0 pontos

Reconheço o corpo humano como ambiente para o desenvolvimento de outros seres, alguns que trazem benefícios e outros prejuízos, como a lombriga. Conheço medidas preventivas em relação a essa e outras verminoses.

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ascaridíase 1: ciclo de vida Animação/simulação
Recursos Complementares
Veja no final da aula.
Avaliação
O professor pode inicialmente avaliar o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto através da análise das respostas propostas para a questão final sobre as medidas de prevenção das verminoses. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula coloco um exemplo de uma rubrica a ser utilizada.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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