Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias entrelaçadas I - 2º e 3º ano

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
Lucia Fernanda da Silva
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

· A partir de histórias da literatura infantil refletir sobre a atitude de se influenciar com opiniões alheias, se desvalorizando.
· Associar a questão da influência negativa presente em outras histórias.
· Dramatizar histórias.
· Participar coletivamente de atividades propostas.
· Valorizar seu jeito de ser e conviver com as diferenças.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento anterior para ouvir histórias ou mesmo dramatizá-las.
A reflexão sobre atitudes, via história, deve ser conduzida pelo professor.

Estratégias e recursos da aula
                   

· Livro: A Zeropéia – Hebert José de Souza. Ed. Salamandra
· Livro: O sanduíche da Maricota – Avelino Guedes. Ed. Moderna.

Aula 1

Conversar com os alunos sobre a centopéia, destacando sua característica marcante que é ter muitas pernas.
Ler para a turma a história da Zeropéia.

SINOPSE
Zeropéia é a história de uma centopéia que se influencia pela opinião de outros bichos que lhe dão conselho para amarrar as próprias pernas, contando cada um vantagens pelo número de pernas que possuem.
Assim, a centopéia vai amarrando gradativamente suas pernas até acabar no final, sem conseguir se locomover.
A centopéia termina a história se rebelando e assumindo o seu próprio jeito de ser.
Depois da história contada, conversar sobre o que acharam da história e da atitude da centopéia.

Aula 2

Propor a dramatização.
A sugestão é improvisar a caracterização dos personagens com roupas da cor dos bichos e máscaras feitas pelos alunos com cartolina ou usar as de cabeça de espuma, vendidas em algumas lojas de artigos de fantasias.
Um aluno poderia fazer a cabeça da centopéia, outros poderiam fazer o corpo e muitas pernas.
Ainda aparecem na história , os seguintes personagens:
· Formiguinha
· Boi
· Macaco
· Cobra
Então combinar os papéis, ensaiar as falas com a turma para a apresentação. Também poderia propor fazê-la para outra turma e até se for possível, para os pais.


Aula 3

Trabalhar com o livro do Sanduíche da Maricota ou propor que outra turma realize a atividade.
Ler a história para a turma.


SINOPSE
É a história de uma galinha que ao montar seu sanduíche, dá ouvido a palpites de alguns animais que sugerem ingredientes de acordo com suas preferências. Quando por último, aparece uma raposa esperta que faz Maricota repensar seu sanduíche. É quando a galinha se rebela e monta o sanduíche a seu gosto; seguindo sua primeira ideia.

Depois da história contada, seguir o encaminhamento apresentado para a história da Zeropéia, conversar sobre a história e a atitude da galinha.

AULA 4

Combinar uma dramatização com os alunos da turma, escolher os papéis (personagens) e ensaiar as falas para a apresentação. Seguir sugestão apresentada na Aula 2, sobre caracterização dos personagens.


Aula 5

É ideal que aconteça uma troca das histórias (da Zeropéia e da Maricota) entre turmas, que poderia ser feita posteriormente através de uma combinação entre os professores. Esta seria a proposta de um trabalho integrado. De forma que cada turma trabalhasse com um livro. Uma turma apresentaria para a outra e os professores então conversariam depois com os alunos sobre a temática que envolve ambas as histórias.
Outra possibilidade seria um professor trabalhar com sua turma as duas histórias e depois compará-las. Poderia ser uma estratégia a divisão da turma em dois grupos para realizar as duas dramatizações.

Recursos Complementares

Outros títulos, com essa temática:
· O pavão do abre-e-fecha – Ana Maria Machado. Ed. Ática.
· A fábula de Esopo: O homem, seu filho e o burro.
· Bom dia, todas as cores – Ruth Rocha. Ed. Quinteto Editorial

Avaliação

Acompanhar o envolvimento e a participação do grupo nas atividades propostas: do ouvir as histórias, conversar sobre a atitude dos personagens, ao dramatizar.
Conversar com o grupo sobre o que acharam da apresentação, o que foi bom e o que poderia ser melhor, com a finalidade de introduzir a auto-avaliação.
Avaliar as relações interpessoais dos alunos com o grupo de trabalho, como com todos os colegas de turma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sandra Mara Marques Fiedler, Escola Antonio Baldan , Paraná - disse:
    sandra_fiedler@hotmail.com

    16/02/2015

    Cinco estrelas

    Oi, fiquei bem satisfeita com as sugestões obrigado.


  • Tânia Mel, Escola Municipal Ubaldina Caldas , Bahia - disse:
    thanynha_mel@homail.comt

    24/05/2013

    Cinco estrelas

    A aula proposta é bastante interessante, pois além de trabalhar a leitura em si, surgere diversas outras atividades. Sabemos que trabalhar valores e opiniões requer um certo cuidado, portanto, acredito que iniciar o conteúdo com essas leituras nos possibilitará maior segurança ao desenvovê-lo.


  • marli, ESCOLA MUNICIPAL PADRE MAXIMINO A. GUTIERREZ , Goiás - disse:
    marliabcmaciel@hotmail.com

    24/04/2011

    Cinco estrelas

    muito interessante refletir com as crianças os valores que se encontram muito distantes das nossas crianças.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.