27/10/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
· Interpretar e relacionar histórias.
· Comparar as semelhanças e diferenças entre duas histórias.
Não há necessidade que os alunos tenham algum conhecimento anterior sobre as histórias, já que a intenção é contar uma história e depois compará-la a outra.
É provável que os alunos conheçam a segunda historia (História da Dona Baratinha), mas é interessante revê-la, utilizando se possível outros recursos, além do livro de história.
· Livro: O casamento da Bruxa Onilda – E. Laureulla. Ed. Scipione
· Caixa surpresa com objetos que lembrem a cerimônia de casamento. Ex: alianças, véu, convite de casamento...
· Livro: A história da Dona Baratinha – João de Barro – Coleção Clássicos.
· CD com A história da Dona Baratinha – Coleção Disquinho.
Aula1
Apresentar uma caixa surpresa que contenha objetos que lembre a cerimônia de casamento.
Conversar com os alunos sobre as experiências que têm sobre casamento. Isso teria o propósito de despertar o interesse para o tema da história.
Ler ou contar para a turma o livro: O casamento da Bruxa Onilda.
SINOPSE
Este livro traz a história de uma bruxa que fazendo a limpeza da casa, encontra uma moeda.
Então ela compra uma fita e anuncia seu desejo de casar.
Aparece uma série de pretendentes que ela começa avaliar e listar seus defeitos.
No final, se encanta por um bruxo com quem escolhe se casar.
Na cerimônia do casamento, o bruxo por engano bebe uma poção mágica que o faz diminuir, até desaparecer de vez.
Depois de ler a história para os alunos, perguntar se eles lembram de alguma história parecida.
Caso a história da Dona Baratinha seja lembrada, combinar de revê-la na próxima aula com o grupo. Se não for citada, seria o momento de mencioná-la.
A ideia é na Aula 1 trabalhar oralmente e através de questões escritas a interpretação da história do casamento da Bruxa Onilda.
Identificar a característica de cada pretendente da bruxa e as razões que a fizeram rejeitá-los e escolher o último que era um bruxo.
As passagens da história do casamento de Onilda permitem associar as ações da bruxa ao momento em que surgiu cada pretendente.
Aula 2
Apresentar o CD da História da Dona Baratinha e/ou ler o livro.
Relacionar a história da Dona Baratinha com a do casamento da Bruxa Onilda.
O que há de comum nas duas histórias?
Levantar as respostas com os alunos, revendo o começo meio e fim das duas histórias.
Pode ser feita uma dramatização da história da Dona Baratinha com máscaras dos personagens feitas pelos alunos ou criar fantoches com saco de papel, outra opção: um teatro de vara.
Acompanhar o retorno das crianças durante a interpretação oral e as respostas dadas nas questões escritas sobre a história.
Ex: O que fazia Bruxa Onilda quando apareceu cada pretendente?
Que defeitos tinha o Esqueleto?
Por que Bruxa Onilda não se interessou pelo Lobisomem?
Finalmente, se aproximou um jovem por quem a Bruxa Onilda se entusiasmou.
Quem era?
O que este jovem tinha de especial que Bruxa Onilda se encantou?
Registrar em folha ou caderno, um quadro de semelhanças e diferenças entre as duas histórias:
Bruxa Onilda Dona Baratinha
INÍCIO________________________________________________________
PRETENDENTES_________________________________________________
O ESCOLHIDO_________________________________________________
FIM __________________________________________________________
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