Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma história gera outras histórias I - “Bruxa Onilda vai a Paris”

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

. Ouvir e interpretar história.

. Localizar cidades no mapa mundi.

. Identificar cidades consideradas importantes por suas características histórico-culturais, tais como:caráter histórico, esportivo, social, ambiental e outros.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     Seria interessante que os alunos pudessem trocar informações sobre algumas cidades e países estrangeiros que são cenários das histórias da Coleção de Bruxa Onilda.
     Para esta aula, a cidade enfocada será Paris.
     Então levantar primeiro com os alunos o conhecimento que têm sobre os pontos turísticos de Paris: Torre Eiffel, Arco do Triunfo e Museu do Louvre, entre outros.
     Lembrar que em 2009, comemorou-se os 100 anos da chegada dos franceses em nosso país. Foi o ano da França no Brasil. Uma oportunidade para resgatar um pouco da cultura e história deste país.
     A localização de Paris no mapa mundi também seria significativa para contextualizar a história.

Estratégias e recursos da aula
                                       

• Livro: Bruxa Onilda vai a Paris - E.Larreula, R. Capdevila. Ed. Scipione.
• Mapa mundi

• Fotos e postais dos pontos turísticos de Paris

     O professor poderá mostrar  para os alunos fotos e postais de Paris. Ainda rever a localização da cidade no mapa mundi , de forma sensibilizá-los para a leitura da história que se passa em Paris.
     Ler então, a história da Bruxa Onilda vai a Paris, para a turma. explorando as ilustrações do livro.

     Seria o momento de comparar as imagens do livro com os postais e ou fotos da cidade de Paris.

                                                         SINOPSE
O livro traz a aventura da Bruxa Onilda em Paris, cidade para qual ela resolve ir na intenção de participar de um concurso de moda para bruxos.
A bruxa, como sempre atrapalhada, passa por momentos de aperto quando tem sua vassoura enguiçada. Ela passa por pontos turísticos da cidade, onde se vê envolvida em algumas encrencas. A bruxa na tentativa de chegar a tempo para desfilar, acaba caindo no Rio Sena e tem sua roupa toda molhada. A graça maior da história está no fim quando surpreende os jurados do concurso com a roupa debaixo e termina vitoriosa.

     Após a leitura da história, trabalhar oralmente a interpretação.

     Levar a turma perceber que quem conta a história é a própria Bruxa Onilda.
     Conversar com o grupo sobre a aventura da Bruxa Onilda em Paris. Sugestões de perguntas:
     • O que Bruxa Onilda foi fazer em Paris?
     • Quais os pontos turísticos da cidade, por onde ela passou?
     • Que problemas ela teve que enfrentar? Por quê?
     • O que fez a Bruxa Onilda ganhar o concurso?

Se o professor desejar, também poderá trabalhar o texto escrito e questões sobre a interpretação da história.
Segue sugestão.

Leia o texto:

Tudo começou quando certo dia, no cabeleireiro, li que em Paris estavam organizando um concurso de modas de bruxas e fantasmas.
Resolvi me inscrever. Logo depois, fui até uma loja de uma bruxa conhecida minha, para comprar alguns metros de tecido. Comecei a trabalhar imediatamente, queria fazer uma roupa simples, mas muito original, confortável e elegante.
Como sempre, estava atrasada, afinal Paris era muito longe. Caramba! Depois de algumas horas de viagem, a vassoura começou a fazer um barulho estranho, talvez eu tivesse forçado demais.
Ainda bem que já estava sobrevoando a Torre Eiffel, mas a maldita vassoura pifou e acabei caindo em cima do telhado do Museu do Louvre. Como não é permitido entrar no museu pela janela, todos os alarmes começaram a soar.
Os guardas começaram a me procurar, mas eu não podia ficar dando explicações porque estava muito atrasada, então resolvi sair correndo com a minha vassoura pela janela do museu.
Mas a vassoura estava falhando e não consegui controlá-la. Depois de dar uns pinotes, caí no Sena. Que desastre!
Enfim consegui chegar ao local do concurso. Rapidamente vesti meu modelito, só que esqueci que estava completamente molhada, então a roupa não ficou tão perfeita no corpo. As pessoas começaram a me aplaudir, eu pensei que fosse pela roupa, mas depois fiquei sabendo que era pela minha calcinha que estava aparecendo, nossa que vergonha!
Acabei ganhando o concurso de roupa íntima. Os jurados disseram que nunca tinham visto estampa de calcinha mais criativa do que a minha.
Não houve jeito de fazer a vassoura funcionar , então acabei voltando para casa, de carona na asa do avião. Que decadência!

                                                       (Retirado do livro Bruxa Onilda vai a Paris – E Larreula , R Capdevila)

● Imagine e desenhe Onilda desfilando em Paris:

1- De que concurso Bruxa Onilda resolveu participar?

__________________________________________________________________

2- Como a Bruxa Onilda queria que fosse a sua roupa?

__________________________________________________________________

3- Bruxa Onilda foi para Paris.

    Depois de algumas horas de viagem, o que aconteceu com a sua vassoura?

__________________________________________________________________

4- Bruxa Onilda passou por dois pontos turísticos famosos de Paris. Quais foram?

__________________________________________________________________

5- Por que Bruxa Onilda ficou toda molhada?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

6- A Bruxa Onilda foi muito aplaudida ao desfilar. Por quê?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________


7- No final da história, aparece a frase: Que decadência!
O que Bruxa Onilda quis dizer com isso?

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________


8- Bruxa Onilda vai a Paris. Que outros lugares ela também poderia ir?
Imagine e escreva outras ideias:

Bruxa Onilda vai _____________________.

Bruxa Onilda vai _____________________.

Bruxa Onilda vai _____________________.

Recursos Complementares

- Explorar outros títulos da Coleção da Bruxa Onilda - E.Larreula, R.Capdevila. Ed.Scipione:

Bruxa Onilda vai a Veneza

Bruxa Onilda vai à Inglaterra

Bruxa Onilda vai  a Nova Iorque

Bruxa Onilda vai à festa

Avaliação

     Acompanhar o envolvimento do grupo durante o trabalho: da leitura da história à interpretação oral.

     O professor poderá realizar questões escritas sobre a interpretação do texto, avaliando o retorno da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Nívia, privativo , Bahia - disse:
    ville4442@hotmail.com

    23/01/2013

    Cinco estrelas

    Achei a sugestão de aula maravilhosa. Com certeza irei utilizá-la.


  • ivone neves de souza gomes, E.M. Professora Herogina Ferraz , Minas Gerais - disse:
    nevesmidias@yahoo.com.br

    11/11/2010

    Quatro estrelas

    adorei este plano,senti falta so do uso de tecnologias que poderiam enriquecer ainda mais este trabalho.Me senti a própria em Pari!!!!!!!!!!!!!!!mon na mour.


  • Leila Maria Pousas de Oliveira, Escola Estadual Doutor Querubino , Minas Gerais - disse:
    leila_pousas@hotmail.com

    27/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei!... Pena não ter sabido nem ter tido conhecimento do portal antes, quando ainda estava na sala de aula e como professora na biblioteca. Mas, agora, posso pelo menos divulgar para meus colegas de escola sobre as boas ideias e as maravilhas que encontro aqui.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.