30/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
-Compreender, criticamente, a realidade em que vive.
-Inserir na sociedade em que vive de forma mais consciente e participativa.
- Aprender a combater o desperdício de alimentos.
- Expressar oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e
enriquecer seu vocabulário.
- Construir tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos simples de barra, de linha e de setor.
- Escrever bilhetes, atentando para as informações que devem conter.
- Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
Noções básicas sobre porcentagem.
Conhecer o gênero textual bilhete: sua forma composicional, função, linguagem.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- texto informativo;
- construção e leitura de tabela;
- produção coletiva de bilhete.
- cartolinas, papel manilha, hidrocor, tesoura, cola, revistas, papel ofício...
-possibilidade de um trabalho interdisciplinar com os professores de Matemática e Lingua Portuguesa
Desenvolvimento:
1º passo:
- O professor propõe aos alunos a brincadeira de encontrar a palavra oculta. A palavra é DESPERDÍCIO.
- Escreve, então, no quadro 11 traços correspondentes às letras da palavra oculta.
___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___
- Inicialmente o professor dá algumas dicas sobre a palavra:
- É uma atitude incorreta.
- É praticada por pessoas ecologicamente incorretas.
- É responsável pela fome de muitas pessoas.
- Prejudica o meio ambiente.
- Os alunos, organizadamente, vão sugerindo uma letra, que se correta, será registrada, pelo professor, no traço correspondente.
- Quando o aluno não acerta o professor vai criando um boneco numa forca já desenhada por ele..
2º passo:
- Discussão oral
- Por que começamos a nossa aula com a palavra DESPERDÍCIO?
- Qual será, então, o assunto da nossa aula? Desperdício de quê?
- De onde vêem os alimentos que nós consumimos?
- Como eles são transportados até os pontos onde são comercializados?
- Vocês têm alguma notícia ou um comentário sobre o que ocorre durante o transporte? (perdas de alimentos, etc).
- Será que o brasileiro está preocupado em comprar só o que ele vai consumir?
- Você vê alguma relação do desperdício de alimentos com as formas de transportes e compra dos mesmos?
3º passo:
Distribuir uma folha com o texto. O professor fará a leitura do mesmo ou poderá solicitar ( de acordo com o nível da sua turma) que alguns alunos leiam o texto ou parte dele.
DADOS SOBRE O DESPERDÍCIO
Aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido no caminho do alimento até a mesa do consumidor.
Uma casa brasileira desperdiça em média 20% dos alimentos que compra semanalmente, o suficiente para alimentar 500 mil famílias.
Nas feiras livres do estado de São Paulo mais de 1000 toneladas de produtos alimentícios vão para o lixo todos os dias.
Imagine que o Brasil produz 25,7% a mais de alimentos do que necessita para alimentar a sua população.
Números graves para um país onde, a cada cinco minutos, uma criança morre por problemas relacionados à fome.
Dados retirados das fontes:
Estimativa da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo (relatório de 1992);
Central de Abastecimento para o Estado de São Paulo;
FAO – ONU, citado pelo livro do Mesa São Paulo – Ação contra fome e o desperdício.
Acessado em 01.09.2009: http://www.bancodealimentos.org.br/por/dadosfome/dadosdesperdicio.htm
Adaptado
4º passo:
- Após a leitura do texto, o professor propõe, oralmente, a discussão das questões abaixo:
- Qual o assunto principal do texto?
- O que mais chamou sua atenção nas informações do texto?
- O texto nos mostra, na frase abaixo, uma contradição:
Números graves para um país onde, a cada cinco minutos, uma criança morre por problemas relacionados à fome.
- Que contradição é essa? Você concorda com ela?
- De acordo com o que você leu podemos afirmar que o Brasil se preocupa com o desperdício de alimentos? Por quê?
-Alguém tem um relato a fazer sobre o desperdício de alimentos na sua comunidade?
- Você acha que podemos confiar nas informações dadas pelo texto? Por quê?
- Com base em que conhecimentos você respondeu a questão anterior?
-Em seu município existe um órgão responsável por fis calizar a qualidade ,validade e procedência dos alimentos que consumimos? Você já recorreu a esse órgão? Por quê?
5º passo
- O professor proporá a construção coletiva da tabela abaixo utili zando papel manilha, cartolina ou qualquer outro de que disponha.
- Depois de pronta, ela será colocada em exposição na sala de aula.
RAZÕES E NÚMEROS DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
RAZÕES DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS PORCENTAGEM DO DESPERDÍCIO DE
ALIMENTOS
Sugestão de tabela:
RAZÕES DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS PORCENTAGEM DO DESPERDÍCIO DE
ALIMENTOS
Perdas no caminho até a mesa do consumidor. 64%
Perdas semanais do consumidor brasileiro. 20%
Produção além do necessário. 25,7%
6º passo:
- Propor a leitura dos dados da tabela enfatizando, como por exemplo:
- a forma de registro da porcentagem.
- os dados de cada item da tabela, comparando-os e levantando hipóteses sobre as possíveis causas do transporte ser o campeão do desperdício de alimentos.
7º passo:
- A turma será dividida em grupos e cada um recebe uma tarefa ( mais de um grupo fica com a mesma tarefa).
Grupo 01: Construir, com gravuras, desenhos ou palavras, um cartaz mostrando o desperdício de alimentos.
Grupo 02: Fazer uma “excursão” pela escola para identificar situações onde acontecem o desperdício ( alimentos, água, materiais em geral) Fazer o registro dessas observações em uma folha de papel ofício.
Grupo 03: Criar um cartaz com dicas de aproveitamento dos alimentos.
- O professor planeja a colocação desses trabalhos pela escola, com o objetivo de despertar na comunidade escolar a conscientização sobre a importância de não desperdiçar.
8º passo:
- O professor proporá à turma, a escrita de um bilhete, a partir das condições abaixo:
Escrever um bilhete para a cantineira da escola pedindo que ela observe sempre, para evitar o desperdício, a maneira correta de guardar os alimentos que são utilizados para fazer a merenda dos alunos.
- O professor combi nará com a turma o dia e a forma de entrega do bilhete produzido anteriormente.
- Informação ao professor: Todo município tem um órgão fiscalizador da Prefeitura - o Serviço de Vigilância Sanitária - que se presta a fiscalizar a comercialização de alimentos no município.Inclusive recebe uma verba do governo federal para realizarem este tipo de trabalho.
www.bancodealimentos.org.br/por/dadosfome/dadosdesperdicio.htm
O participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante o desenrolar das atividades previstas. A observação do professor e suas intervenções serão elementos para verificar se as competências previstas para essa atividade, foram ou não desenvolvidas. A produção do bilhete é um outro instrumento com o qual o professor avaliará a aprendizagem dos alunos.
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