Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CAMPANHA CONTRA A FOME NO BRASIL

 

03/11/2009

Autor y Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interessar pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
- Comentar criticamente os hábitos alimentares.
- Expressar oralmente com eficácia em diferentes situações, interessar por ampliar seus recursos  expressivos e enriquecer

   seu vocabulário.


- Interessar pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Posicionar em relação a diferentes temas tratados.
- Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.
- Respeitar o turno da palavra.

Duração das atividades
02 aulas – 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há exigência de trabalho com nenhum conhecimento prévio pelo professor para essa aula. No entanto, os alunos irão, gradativamente, ampliando suas experiências de mundo.

Estratégias e recursos da aula

- aula interativa;
- vídeo;
- trabalho em grupo;
- cartolinas, tesouras, revistas, colas, hidrocor...

Desenvolvimento:

1º passo:

- O professor vai planejar com a turma a seção de vídeo que assistirão. NÃO É PARA DIZER AOS ALUNOS O NOME DO DOCUMENTÁRIO.

DOCUMENTÁRIO: BRASIL JOGA FORA COMIDA DE 19 MILHÕES DE PESSOAS TODO DIA:

a- O professor escreverá no quadro essa parte do título:
BRASIL JOGA FORA COMIDA DE.....

b- Em seguida lê ou solicita que alguém faça a leitura e pergunta: Como cada um de vocês completaria essa frase? Escuta as diferentes opiniões dos alunos.

c- Apresenta, então, o título completo: BRASIL JOGA FORA COMIDA DE 19 MILHÕES DE PESSOAS TODO DIA.

d- Analisa com a turma se as hipóteses levantadas por eles foram contempladas pelo título.

e- O professor orienta os alunos que enquanto assistem o documentário devem escrever 03 palavras que sintetizam a idéia principal do texto.

2º passo:

- A turma assistirá e o professor, pode, se desejar, ir chamando a atenção deles para algum aspecto importante do documentário.

3º passo:

- De volta à sala, os alunos trabalharão em grupos:

- Os alunos deverão socializar todas as palavras listadas por eles e dentre elas, escolher apenas 03 que representam o documentário na visão do grupo.

- O professor para socializar as palavras de cada grupo, fará no quadro a matriz abaixo:

GRUPO 01 GRUPO 02 GRUPO 03 GRUPO 04 GRUPO 05

OBSERVAÇÃO:

Na 1ª coluna, o professor colocará as palavras que os grupos escolheram e nas colunas restantes, marcará com um X cada vez que a palavra aparecer.

- Após completar a matriz, o professor conduzirá os alunos a identificarem as 03 palavras mais votadas pela turma. Mostrará então, que o documentário assistido por eles foi sintetizado nessas 03 palavras.

4º passo:

- O professor propõe à turma a realização de uma entrevista com as cantineiras da escola com o objetivo de saber o que se faz com os alimentos que sobram das merendas.

Os alunos vão questionar o pessoal da cantina para saber:

.Existe um planejamento sobre a quantidade de alimentos que serão usados para fazer as refeições oferecidas no dia a dia pela escola?

.Existe sobra de alimentos por dia?

.O que é feito com as sobras de alimentos?

.Existe uma orientação para evitar sobras de alimentos?

.O que é feito com as sobras de alimentos?

Os alunos contam para os colegas na sala o resultados da pesquisa feita  por eles para todos terem conhecimento do que ocorre na cantina da escola. 
- O professor poderá propor também uma excursão didática para o CEASA ou feiras onde se vendem produtos alimentícios. Neste caso, os alunos deverão realizar entrevistas com os comerciantes objetivando se informar sobre o destino das sobras dos alimentos.

5º passo:

Com a turma em grupos, o professor propõe que os alunos, (usando, revistas, cartolinas, tesouras, colas,.... ) criem o jogo da memória sobre o valor dos alimentos e a importância de não se jogar comida fora.
É bom lembrar que nesse jogo são construídas pares de cartelas: na 1ª é colocada uma imagem sobre o assunto e na 2ª uma frase sobre a imagem. Por exemplo: em uma cartela coloca-se: A IMAGEM DE UMA FRUTA; na outra cartela: COMER FRUTAS É MAIS SAUDÁVEL.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O professor deve verificar, em específico, se os alunos conseguiram compreender a mensagem principal do filme exibido.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.