03/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
- Interessar pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
- Comentar criticamente os hábitos alimentares.
- Expressar oralmente com eficácia em diferentes situações, interessar por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer
seu vocabulário.
- Interessar pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Posicionar em relação a diferentes temas tratados.
- Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.
- Respeitar o turno da palavra.
Não há exigência de trabalho com nenhum conhecimento prévio pelo professor para essa aula. No entanto, os alunos irão, gradativamente, ampliando suas experiências de mundo.
Desenvolvimento:
1º passo:
- O professor vai planejar com a turma a seção de vídeo que assistirão. NÃO É PARA DIZER AOS ALUNOS O NOME DO DOCUMENTÁRIO.
DOCUMENTÁRIO: BRASIL JOGA FORA COMIDA DE 19 MILHÕES DE PESSOAS TODO DIA:
a- O professor escreverá no quadro essa parte do título:
BRASIL JOGA FORA COMIDA DE.....
b- Em seguida lê ou solicita que alguém faça a leitura e pergunta: Como cada um de vocês completaria essa frase? Escuta as diferentes opiniões dos alunos.
c- Apresenta, então, o título completo: BRASIL JOGA FORA COMIDA DE 19 MILHÕES DE PESSOAS TODO DIA.
d- Analisa com a turma se as hipóteses levantadas por eles foram contempladas pelo título.
e- O professor orienta os alunos que enquanto assistem o documentário devem escrever 03 palavras que sintetizam a idéia principal do texto.
2º passo:
- A turma assistirá e o professor, pode, se desejar, ir chamando a atenção deles para algum aspecto importante do documentário.
3º passo:
- De volta à sala, os alunos trabalharão em grupos:
- Os alunos deverão socializar todas as palavras listadas por eles e dentre elas, escolher apenas 03 que representam o documentário na visão do grupo.
- O professor para socializar as palavras de cada grupo, fará no quadro a matriz abaixo:
GRUPO 01 GRUPO 02 GRUPO 03 GRUPO 04 GRUPO 05
OBSERVAÇÃO:
Na 1ª coluna, o professor colocará as palavras que os grupos escolheram e nas colunas restantes, marcará com um X cada vez que a palavra aparecer.
- Após completar a matriz, o professor conduzirá os alunos a identificarem as 03 palavras mais votadas pela turma. Mostrará então, que o documentário assistido por eles foi sintetizado nessas 03 palavras.
4º passo:
- O professor propõe à turma a realização de uma entrevista com as cantineiras da escola com o objetivo de saber o que se faz com os alimentos que sobram das merendas.
Os alunos vão questionar o pessoal da cantina para saber:
.Existe um planejamento sobre a quantidade de alimentos que serão usados para fazer as refeições oferecidas no dia a dia pela escola?
.Existe sobra de alimentos por dia?
.O que é feito com as sobras de alimentos?
.Existe uma orientação para evitar sobras de alimentos?
.O que é feito com as sobras de alimentos?
Os alunos contam para os colegas na sala o resultados da pesquisa feita por eles para todos terem conhecimento do que ocorre na cantina da escola.
- O professor poderá propor também uma excursão didática para o CEASA ou feiras onde se vendem produtos alimentícios. Neste caso, os alunos deverão realizar entrevistas com os comerciantes objetivando se informar sobre o destino das sobras dos alimentos.
5º passo:
Com a turma em grupos, o professor propõe que os alunos, (usando, revistas, cartolinas, tesouras, colas,.... ) criem o jogo da memória sobre o valor dos alimentos e a importância de não se jogar comida fora.
É bom lembrar que nesse jogo são construídas pares de cartelas: na 1ª é colocada uma imagem sobre o assunto e na 2ª uma frase sobre a imagem. Por exemplo: em uma cartela coloca-se: A IMAGEM DE UMA FRUTA; na outra cartela: COMER FRUTAS É MAIS SAUDÁVEL.
- Apresentação do vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=jf1V2eY7IM8 (acessado em 16.09.2009).
Outras sugestões de links sobre o assunto:
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
O professor deve verificar, em específico, se os alunos conseguiram compreender a mensagem principal do filme exibido.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!