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VAMOS À LUTA: UMA CAMPANHA DE COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
- Usar espaço para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de forma indevida.
Sentido e posicionamento da escrita na página
- Identificar os recursos visuais utilizados em textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
- Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
- Identificar formas de participação individual e coletiva na comunidade, desenvolvendo
atitudes favoráveis à melhoria de suas condições sócio ambientais (saneamento básico, coleta seletiva e reciclagem de lixo, mutirões de moradia, movimentos por melhoria dos serviços, campanhas de solidariedade etc.).

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há exigência de trabalho com nenhum conhecimento prévio pelo professor para essa aula. No entanto, os alunos irão, gradativamente, ampliando suas experiências de mundo.

Estratégias e recursos da aula

- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- criação de cartazes;
- leitura de imagens;
- criação de legendas;

Desenvolvimento
1º passo:

- A turma é dividida em 08 grupos e cada dois grupos recebem uma das imagens abaixo ( elas devem ser reproduzidas).
- Os alunos deverão ter a chance de dizer o que estão vendo em cada uma delas e o professor, caso julgue necessário relacione-as ao desperdício de alimentos.
- O professor solicita aos alunos que façam de conta que são fotógrafos de um jornal e que para publicar seus trabalhos precisam criar legendas para os mesmos.

1º e 2º grupos:
Tolerância zero ao desperdício.

Alimentos

http://charges.uol.com.br/bobagens_ver.php?bobagem_pk=1391

3º e 4º grupos:

5º e 6º grupos

Tolerancia sero ao desperdicio

7º e 8º grupos:

http://static.blogstorage.hi-pi.com/spaceblog.com.br/f/fo/fotografando/images/mn/1192726937.jpg

- As legendas são socializadas e o trabalho dos alunos expostos em sala ( o professor faz os comentários que julgar pertinentes em cada apresentação).

2º passo:

- O professor coloca no quadro essas 04 frases e solicita aos alunos que copiem e completem cada uma delas do jeito que achar mais conveniente.

a) Uma alimentação saudável não pode ser baseada.........

b) Evite consumir com grande frequência produtos..........

c) Prefira produtos da estação porque.....

d) Procure comprar produtos da região porque........

- As frases são socializadas de forma que os alunos tenham a chance de justificar suas escolhas. Cabe ao professor fazer os comentários necessários em função do assunto da aula: desperdício de alimentos ( veja o texto nos recursos educacionais).

3º passo:

- O professor desafia os alunos a adotarem uma atitude construtiva para combater
o desperdício de alimentos na sua comunidade, propondo a criação de uma campanha
educativa na escola.

- A turma será dividida em 05 grupos e cada um deles ficará responsável por um
dos temas abaixo:

- Combata a fome combatendo o desperdício.
- Vamos banir o desperdício do nosso vocabulário.
- O que se joga fora pode ser aproveitado para matar a fome.
- Seja parceiro do seu meio ambiente.
- Você patrocina a fome

- Em seguida, cada grupo deverá confeccionar seu cartaz ( usando revistas, cartolinas,
lápis de cera, cola, hidrocor, etc), retratando, através das gravuras, desenhos ou
palavras, o seu tema.

- O professor, juntamente com os alunos planejarão e realizarão uma passeata, utilizando
os cartazes produzidos ( lembre-se de que o motivo dessa passeata é a conscientização sobre
a importância de não desperdiçar alimentos.


Recursos Complementares
Dicas para combater o desperdício de alimentos
1- Planeje as compras verificando o que já tem em casa. Opte pelo essencial.
2- Siga a lista que preparou no supermercado. Procure fazer as compras após as refeições.
3- Compre verduras, legumes e frutas semanalmente.
4- Não se importe com pequenas imperfeições destes alimentos.
5- Adquira na quantidade de consumo da sua família.
6- Com

- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- criação de cartazes;
- leitura de imagens;
- criação de legendas;

Desenvolvimento
1º passo:

- A turma é dividida em 08 grupos e cada dois grupos recebem uma das imagens abaixo ( elas devem ser reproduzidas).
- Os alunos deverão ter a chance de dizer o que estão vendo em cada uma delas e o professor, caso julgue necessário relacione-as ao desperdício de alimentos.
- O professor solicita aos alunos que façam de conta que são fotógrafos de um jornal e que para publicar seus trabalhos precisam criar legendas para os mesmos.

1º e 2º grupos:
Tolerância zero ao desperdício.

Alimentos

http://charges.uol.com.br/bobagens_ver.php?bobagem_pk=1391

3º e 4º grupos:

5º e 6º grupos

Tolerancia sero ao desperdicio

7º e 8º grupos:

http://static.blogstorage.hi-pi.com/spaceblog.com.br/f/fo/fotografando/images/mn/1192726937.jpg

- As legendas são socializadas e o trabalho dos alunos expostos em sala ( o professor faz os comentários que julgar pertinentes em cada apresentação).

2º passo:

- O professor coloca no quadro essas 04 frases e solicita aos alunos que copiem e completem cada uma delas do jeito que achar mais conveniente.

a) Uma alimentação saudável não pode ser baseada.........

b) Evite consumir com grande frequência produtos..........

c) Prefira produtos da estação porque.....

d) Procure comprar produtos da região porque........

- As frases são socializadas de forma que os alunos tenham a chance de justificar suas escolhas. Cabe ao professor fazer os comentários necessários em função do assunto da aula: desperdício de alimentos ( veja o texto nos recursos educacionais).

3º passo:

- O professor desafia os alunos a adotarem uma atitude construtiva para combater
o desperdício de alimentos na sua comunidade, propondo a criação de uma campanha
educativa na escola.

- A turma será dividida em 05 grupos e cada um deles ficará responsável por um
dos temas abaixo:

- Combata a fome combatendo o desperdício.
- Vamos banir o desperdício do nosso vocabulário.
- O que se joga fora pode ser aproveitado para matar a fome.
- Seja parceiro do seu meio ambiente.
- Você patrocina a fome

- Em seguida, cada grupo deverá confeccionar seu cartaz ( usando revistas, cartolinas,
lápis de cera, cola, hidrocor, etc), retratando, através das gravuras, desenhos ou
palavras, o seu tema.

- O professor, juntamente com os alunos planejarão e realizarão uma passeata, utilizando
os cartazes produzidos ( lembre-se de que o motivo dessa passeata é a conscientização sobre
a importância de não desperdiçar alimentos.


Recursos Complementares
Dicas para combater o desperdício de alimentos
1- Planeje as compras verificando o que já tem em casa. Opte pelo essencial.
2- Siga a lista que preparou no supermercado. Procure fazer as compras após as refeições.
3- Compre verduras, legumes e frutas semanalmente.
4- Não se importe com pequenas imperfeições destes alimentos.
5- Adquira na quantidade de consumo da sua família.
6- Com a primeiro as frutas mais maduras.
7- Prepare salada de frutas, vitaminas, aproveitando os alimentos dis poníveis com criativ idade.
8- No pr eparo, procure aproveitar integralmente os alimentos, sempre que possível.
Cascas de abacaxi viram suco, talos de verduras enriquecem tortas, sopas, arroz, risotos, etc.

Quanto a comida estiver pronta e na temperatura ambiente, congele o excedente em porções individuais para consumo (uma concha de arroz, feijão, outros grãos cozidos, etc). Se sobrar, diminua a porção até acertar o tamanho ideal.
Congele somente comida fresca. Descongele de um dia para o outro na geladeira ou retire do congelador algumas horas antes de consumir. Nunca recongele.

Em geral, congelam muito bem :
- pratos prontos;
- pães, bolos, tortas e salgados;
- as frutas da estação viram polpa para sucos naturais nutritivos;
- molho de tomates frescos refogados;
- vegetais escaldados e resfriados em seguida por cerca de 3 minutos em cada etapa (pesquise técnica de branqueamento).
Não congelam bem : maionese, saladas cruas, ovos cozidos, batata cozida e creme de leite, entre outros.
Procure colocar no prato somente o que pretende comer. Repita se necessário.
Prefira produtos da estação. São mais baratos e saborosos.
Procure comprar produtos da região. Isto ajuda a diminuir a poluição e as perdas causadas pelo transporte da mercadoria.

Não compre alface, cenoura e outros alimentos para ficarem esquecidos e velhos na gaveta da geladeira.
E mais :
Descarte os alimentos separadamente (lixo orgânico) de outros resíduos como papel, plástico, vidro, metal e outros.

Habitue-se a ler os rótulos dos produtos : prazo de validade, informações nutricionais, calorias, ingredientes, tipos de gorduras, etc.

Procure optar por alimentos e sucos naturais. São nutritivos e geram menos lixo (embalagens de bebidas).
Orgânico ou convencional, todo alimento vindo da feira deve ser muito bem lavado antes do consumo.
Evite frituras e frios embutidos.

Alimentos ricos em fibras que ajudam no funcionamento do intestino : frutas, verduras, nozes, sementes, cereais e farinhas integrais, entre outros.
Evite consumir com grande frequência produtos industrializados/muito processados com excesso de açúcar, sal, gorduras trans, saturadas ou aditivos químicos artificiais (conservantes, corantes, aromatizantes, antioxidantes, estabilizantes e outros muitas vezes indecifráveis).
Em casa faça a "propaganda" das frutas, verduras, legumes e grãos para as crianças aprenderem a fazer escolhas alimentares certas.
Uma alimentação saudável não pode ser baseada em bolachas, salgadinhos de pacote, frituras, carnes gordurosas, guloseimas, bebidas adocicadas, fast-food...
A natureza oferece alimentos que ajudam na saúde, boa forma e longevidade.

Esta página é parte integrante do programa de educação ambiental on-line do portal
NATUREBA : www.natureba.com.br
"Responsabilidade Ambiental na Prática : Combate ao Desperdício e Preservação da Natureza."

a primeiro as frutas mais maduras.
7- Prepare salada de frutas, vitaminas, aproveitando os alimentos dis poníveis com criativ idade.
8- No pr eparo, procure aproveitar integralmente os alimentos, sempre que possível.
Cascas de abacaxi viram suco, talos de verduras enriquecem tortas, sopas, arroz, risotos, etc.

Quanto a comida estiver pronta e na temperatura ambiente, congele o excedente em porções individuais para consumo (uma concha de arroz, feijão, outros grãos cozidos, etc). Se sobrar, diminua a porção até acertar o tamanho ideal.
Congele somente comida fresca. Descongele de um dia para o outro na geladeira ou retire do congelador algumas horas antes de consumir. Nunca recongele.

Em geral, congelam muito bem :
- pratos prontos;
- pães, bolos, tortas e salgados;
- as frutas da estação viram polpa para sucos naturais nutritivos;
- molho de tomates frescos refogados;
- vegetais escaldados e resfriados em seguida por cerca de 3 minutos em cada etapa (pesquise técnica de branqueamento).
Não congelam bem : maionese, saladas cruas, ovos cozidos, batata cozida e creme de leite, entre outros.
Procure colocar no prato somente o que pretende comer. Repita se necessário.
Prefira produtos da estação. São mais baratos e saborosos.
Procure comprar produtos da região. Isto ajuda a diminuir a poluição e as perdas causadas pelo transporte da mercadoria.

Não compre alface, cenoura e outros alimentos para ficarem esquecidos e velhos na gaveta da geladeira.
E mais :
Descarte os alimentos separadamente (lixo orgânico) de outros resíduos como papel, plástico, vidro, metal e outros.

Habitue-se a ler os rótulos dos produtos : prazo de validade, informações nutricionais, calorias, ingredientes, tipos de gorduras, etc.

Procure optar por alimentos e sucos naturais. São nutritivos e geram menos lixo (embalagens de bebidas).
Orgânico ou convencional, todo alimento vindo da feira deve ser muito bem lavado antes do consumo.
Evite frituras e frios embutidos.

Alimentos ricos em fibras que ajudam no funcionamento do intestino : frutas, verduras, nozes, sementes, cereais e farinhas integrais, entre outros.
Evite consumir com grande frequência produtos industrializados/muito processados com excesso de açúcar, sal, gorduras trans, saturadas ou aditivos químicos artificiais (conservantes, corantes, aromatizantes, antioxidantes, estabilizantes e outros muitas vezes indecifráveis).
Em casa faça a "propaganda" das frutas, verduras, legumes e grãos para as crianças aprenderem a fazer escolhas alimentares certas.
Uma alimentação saudável não pode ser baseada em bolachas, salgadinhos de pacote, frituras, carnes gordurosas, guloseimas, bebidas adocicadas, fast-food...
A natureza oferece alimentos que ajudam na saúde, boa forma e longevidade.

Esta página é parte integrante do programa de educação ambiental on-line do portal
NATUREBA : www.natureba.com.br
"Responsabilidade Ambiental na Prática : Combate ao Desperdício e Preservação da Natureza."

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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