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Propagação do calor (Por convecção)

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes José Marcelo Gomes Isnard Domingos Ferraz Daniel Rodrigues Ventura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar e identificar a propagação do calor através dos líquidos e gases.

Compreender a formação de correntes de ar local, formação de nuvens pelo processo convectivo e principalmente na formação de brisas à beira mar.

Duração das atividades
Uma aula – 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de calor, temperatura e massa específica.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que o professor que o professor faça uma demonstração experimental conforme esquemas 01 e 02 abaixo, ou se preferir explique a convecção projetando em uma tela as figuras 01 a 04 conforme segue após os esquema. Sendo oportuno poderá optar em realizar os dois módulos, experimental e projeção.

Primeiro módulo: Usando um recipiente transparente, vidro especial tipo pirex, enche-lo de água. Misture na água com serragem ou pedacinhos de um material cuja densidade seja aproximadamente igual a da água. Aqueça a água por meio de uma chama de gás ou de outra fonte: Primeiro deixando a chama sob a parte central da base conforme esquema 01 observe o movimento da água registrado pela serragem. Repita o procedimento com a chama sob a beirada do recipiente, esquema 02.

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Segundo módulo: Projetar numa tela as figuras de 01 a 04, pela ordem e explicar como e porque ocorre o deslocamento do fluido, em cada caso, devido ao efeito do calor. Explicar porque o congelador fica na parte superior da geladeira e nunca na parte mais baixa, figura 03. O mesmo se explica para o aparelho de ar condicionado. Como são formadas brisas locais em regiões a beira mar, figura 04.

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Obs. Figuras sem endereço é atribuidas ao autor

Avaliação

Antes de discutir com os alunos, distribua-os em duplas para discutir questões relacionadas com a observação verificada durante o procedimento. Faça várias perguntas e estimule-os a respondê-las de maneiras simples, mas com critérios utilizando de conhecimento já adquiridos nas aulas de Física.

Por exemplo: como a serragem se movimenta durante o aquecimento em ambos os casos?

O que você sabe sobre a condutividade térmica da água?

Porque a serragem se movimenta, quem a força a subir e descer?

O que acontece com a densidade da água quando sua temperatura sobe além da temperatura ambiente?

Como formam as brisas à beira mar?

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