Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo um pouco sobre o gênero Canção.

 

16/10/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Luiza Scafutto
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá algumas características que configuram a identidade discursiva do gênero canção, evitando-se o que é comum nos textos pedagógicos, em que, como afirma COSTA, 2005, “o que se tem observado é uma confusão entre a canção e a poesia.( ...) trabalha-se com uma imagem da canção que, na verdade, a reduz a uma poesia de entretenimento. [...] A letra é sintomaticamente separada da melodia e lida e tratada como se fosse uma poesia.” (p.119)

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve estar familiarizado com a leitura de poemas e ter realizado uma pequena pesquisa sobre os Beatles.

Estratégias e recursos da aula

As atividades práticas serão desenvolvidas de forma que o aluno perceba a conjunção dos dois tipos de linguagens próprios do gênero e outras características que diferenciam a canção do poema.

Ao usar a canção na escola, o professor deve:

 Reconhecer sua integridade enquanto gênero autônomo, o que implica levar em conta sua dimensão melódica e todo risco que isso acarreta, um dos quais é transformar a aula em um espaço de lazer, mais que de aprendizado.
 Harmonizar-se esse reconhecimento com a consciência clara dos objetivos do trabalho com a canção.
 Proporcionar ao aluno uma educação dos sentidos e da percepção crítica que proporcione, ao lado do prazer sensorial e estético, um exercício de leitura multissemiótica, voltada não apenas para a discriminação de cada materialidade semiótica do gênero, mas também para a interação pluridirecional que relaciona todos os elementos que uma canção pressupõe ( autor – cantor – personagens – melodia – ouvinte genérico – individual – etc).
 Ter clareza de que o que se deseja não é formar cancionistas, mas ouvintes críticos de canções, capazes de perceber os efeitos de sentido do texto, da melodia, e da conjunção verbo-melódica; conhecedores do cancioneiro e dos cancionistas de seu país, seus posicionamentos, estilos e discursos.

Caso seja possível, o trabalho pode ser feito interdisciplinarmente com Inglês.

Recursos:

CD Rita Lee – aqui, ali, em qualquer lugar

CD com a música In my life - dos Beatles

ATIVIDADE I

Inicialmente, o professor ouvirá dos alunos o que eles descobriram sobre os Beatles e, em seguida, promoverá a audição da canção do grupo In my life, solicitando que acompanhem seguindo a cópia da letra. Se houver possibilidade, o professor poderá realizar este trabalho em um laboratório de informática para que escutem a música em http://www.youtube.com/watch?v=o2d2llB4oIQ

In My Life

There are places I remember all my life,
Though some have changed,
Some forever, not for better,
Some have gone and some remain.

All these places had their moments
With lovers and friends I still can recall.
Some are dead and some are living.
In my life I've loved them all.

But of all these friends and lovers,
There is no one compares with you,
And these memories lose their meaning
When I think of love as something new.

Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before,
I know I'll often stop and think about them,
In my life I'll love you more.

Though I know I'll never lose affection
For people and things that went before,
I know I'll often stop and think about them,
In my life I'll love you more.
In my life I'll love you more.

http://letras.terra.com.br/the-beatles/204/traducao.html

Caso os alunos tenham conhecimento de inglês, discutir com eles o tema da canção e se perceberam como a melodia o reflete e, em seguida, pedir que façam uma tradução “ao pé da letra”.
Caso não tenham, o professor poderá ajudá-los a realizar a tradução. Também, se for possível, usar a internet para buscar uma tradução ou usar os tradutores on line.

Em minha vida

Há lugares dos quais vou me lembrar
por toda a minha vida, embora alguns tenham mudado
Alguns para sempre, e não para melhor
Alguns se foram e outros permanecem

Todos esses lugares tiveram seus momentos
Com amores e amigos, dos quais ainda posso me lembrar
Alguns estão mortos e outros estão vivendo
Em minha vida, já amei todos eles

Mas de todos esses amigos e amores
Não há ninguém que se compare a você
E essas memórias perdem o sentido
Quando eu penso em amor como uma coisa nova

Embora eu saiba que eu nunca vou perder o afeto
por pessoas e coisas que vieram antes,
Eu sei que com frequ ência eu vou parar e pensar nelas
E m minha vida, eu amo mais a você

Embora eu saiba que eu nunca vou perder o afeto
por pessoas e coisas que vieram antes,
Eu sei que com frequência eu vou parar e pensar nelas
Em minha vida, eu amo mais a você
Em minha vida...
Eu amo mais a você.
http://letras.terra.com.br/the-beatles/204/traducao.html

Fazer uma nova audição da música pedindo que acompanhem com a tradução e verifiquem se é possível cantar com a letra traduzida. Levar os alunos a perceberem que poucos versos na tradução coincidem com a linha melódica, o que comprova o caráter híbrido do gênero, pois é o resultado da conjunção de dois tipos de linguagens, a verbal e a musical (ritmo e melodia) que devem ser pensadas juntas.

Concluir com os alunos, conforme COSTA (p. 120):

 Levar em conta que poesia e canção são frutos de processos discursivos bem diferentes.
• CANÇÃO: processo, solitário ou coletivo, de composição de letra e melodia com o auxílio ou não de instrumento musical; tem-se o arranjo (reconfiguração dos componentes melódico e linguístico) e o processo de registro (gravação, instalação em um suporte – CD e outros). Há também o processo de distribuição: veiculação radiofônica, TV, bares e restaurantes (ao vivo ou mecânica) em diferentes ambientes (supermercados, meios de transporte), shows, trilhas de filmes, novela e teatro. E, para cada um desses modos de veiculação corresponde um modo de recepção da canção.
• Na sala de aula, é preciso que os alunos sejam estimulados a observar a interação texto-melodia e a perscrutar os meios técnicos que lhes trouxeram a canção, bem como o seu processo de produção que é sempre um processo coletivo. Há que se considerar a contribuição dos músicos e técnicos, a existência do arranjo e do acompanhamento vocal e instrumental, da produção discursiva periférica (encarte), das linguagens que acompanham essa produção (pintura, desenho, artes plásticas, fotografia, etc.) Há a realidade do disco, a disposição das músicas e seus condicionantes.


ATIVIDADE II

Apresentar aos alunos o CD Rita Lee – aqui, ali, em qualquer lugar em que a cantora e compositora canta músicas dos Beatles, às vezes na versão original, outras em versões feitas por ela. Mostrar que a canção tem uma dimensão escrita – no momento da produção, o compositor registra sua criação e, no momento da divulgação (encartes, discos, partituras, folhetos e antologias), no caso o encarte. Destacar os recursos gráficos e os elementos do processo coletivo de produção para veiculação.
Em seguida, distribuir uma cópia da versão de In my life feita por Rita Lee para que acompanhem sua execução:

Minha Vida
Rita Lee
Composição: John Lennon e Paul Mc Cartney
Tem lugares que me lembram
Minha vida, por onde andei
As histórias, os caminhos
O destino que eu mudei...
Cenas do meu filme
Em branco e preto
Que o vento levou
E o tempo traz
Entre todos os amores
E amigos
De você me lembro mais...
Tem pessoas que a gente
Não esquece, nem se esquecer
O primeiro namorado
Uma estrela da TV
Personagens do meu livro
De memórias
Que um dia rasguei
Do meu cartaz
Entre todas as novelas
E romances
De você me lembro mais...
Desenhos que a vida vai fazendo
Desbotam alguns, uns ficam iguais
Entre corações que tenho tatuados
De você me lembro mais
De você, não esqueço jamais...
http://letras.terra.com.br/rita-lee/63084/

ATIVIDADE III

Construir com os alunos um esquema das principais características do gênero, retomando todo o processo realizado anteriormente:

Canção:

 Gênero híbrido, de caráter intersemiótico, pois é o resultado da conjunção de dois tipos de linguagens, a verbal e a musical (ritmo e melodia) que devem ser pensadas juntas.
 Exige uma tripla competên cia: a verbal, a musica l e a lítero-musical . explicar
 Peç a verbo-melódica de veiculação vocal.explicar
 Vocalidade mais ou menos precisa (interpretação).
 Tem uma dimensão escrita – no momento da produção, o compositor registra sua criação e, no momento da divulgação (encartes, discos, partituras, folhetos e antologias).
 Tende a lançar mão de recursos semelhantes ao processo de criação poética: a métrica, o sentido figurado, a rima, etc
 Relação com a literatura: a aproximação com a poesia na escrita e o distanciamento na não-escrita, na execução/divulgação.

Recursos Complementares

Se for possível usar o computador,os alunos poderão acessar o site abaixo para ouvir as músicas:

http://www.youtube.com/watch?v=o2d2llB4oIQ

http://www.youtube.com/watch?v=8SAA9odigo0

Avaliação


AVALIAÇÃO
Após a audição da música, os alunos farão a comparação entre a letra original (traduzida literalmente) e a versão de Rita Lee a partir dos seguintes elementos temáticos:


                                                                           TRADUÇÃO LITERAL    X     VERSÃO DE RITA LEE


Número de versos

Presença de rimas

“Casamento” letra - melodia


A responsabilidade do eu-lírico pelas mudanças na vida.

A presença de um interlocutor (você) no poema.


A especificação de lembranças.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • jackline almeida belfort, Outros Países - disse:
    jacksozooeira@hotmail.com

    21/09/2011

    Cinco estrelas

    eu sou estudante e acho que o genero cançao , a gente entepreta melhos além de melhor apredizado de todos os alunos pois os alunos adoram musicas ....


  • denise aranda, uniabeu , Rio de Janeiro - disse:
    denisealinda34@hotmail.com

    17/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, muito criativa, me ajudou muito na construção da minha aula so mudei as musicas.obrigada, beijusssss!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.