25/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Campo e a cidade como formações sócio-ambientais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
- Identificar as partes que compõem uma receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações, fotografias).
- Utilizar títulos, ilustrações e outros elementos gráficos como chaves de leitura
para prever conteúdos de receitas e instruções.
- Realizar atividades seguindo instruções escritas.
- Reconhecer o grau centígrado como unidade de medida de temperatura.- Exercer seu papel de cidadão consciente.
-Estabelecer uma relação empática e solidária com os colegas respeitandoas diferenças sociocultural,de gênero,geração e etnia presentes no grupo.
-Identificar formas de participação individual e coletiva na comunidade desenvolvendo atitudes favoráveis.
-Praticar os "três erres":reduzir,reutilizar e reciclar.
-Exercer seu papel de cidadão consciente.
Os alunos deverão ter conhecimentos matemáticos de transformações de medida.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- texto instrucional;
- preparação de uma iguaria;
- exposição e distribuição de iguarias e receitas;
1º passo:
-O professor questiona os alunos a razão de estarem aprendendo uma receita utilizando ingredientes reaproveitados.
-Questiona o título da receita.
-Justifica o objetivo da aula de sensibilizar as pessoas para a questão do desperdício num momento em que o mundo todo se organiza para a conscientização de que promover pequenos gestos conduzirão o mundo a grandes mudanças.
Um bom começo é praticar a todo momento os "TRÊS ERRES":Reduzir,Reutilizar e Reciclar.
Sugerir aos alunos que manifestem suas idéias.
- Apresentar para os alunos as palavras: INGREDIENTES - MODO DE FAZER e perguntar: De que texto essas duas palavras fazem parte? ( Espera-se que os alunos falem: receita culinária).
- Por que você sabe que essas palavras fazem parte de uma receita culinária?
2º passo:
- Copiar no quadro ( ou entregar o texto escrito) a receita: Pão de Mel Com Aproveitamento Integral da Banana. ( Se o professor achar conveniente, pode solicitar que os alunos copiem a receita).
Receita do Pão de Mel com aproveitamento Integral da banana.
Ingredientes
6 bananas inteiras com casca
1 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de canela
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
½ colheres (sopa) de cravo em pó
1 xícara (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sopa) de bicarbonato em pó
Modo de fazer
No liquidificador, bater as bananas com leite até conseguir triturar bem as cascas. Adicione o mel, margarina, canela, chocolate, cravo e açúcar e misture bem até formar uma massa homogênea.
Peneire a farinha juntamente com o fermento, e misture com a massa.
Por último dissolva o bicarbonato no leite morno e acrescente a mistura.
Coloque em formas untadas, levando ao forno médio (180ºC) por aproximadamente
25minutos.
Deixe esfriar, corte ao meio e recheie com doce de leite e banhe no chocolate fracionado.
- Leitura em voz alta pelo professor.
- Leitura em voz alta pelos alunos ( caso a turma ou parte dela já dominem o código escrito).
3ºpasso:
- Exploração do texto da receita:
- Discutir o gênero textual receita: sua forma composicional, sua linguagem, função e contexto de circulação ( domínio discursivo).
- Explorar a leitura das medidas utilizadas na receita, inclusive a temperatura do forno.
- Identificar no texto quantas vezes aparece a palavra XÍCARA.
- Que outras palavras existem dentro da palavra CHOCOLATE?
- Orientar os alunos a utilizarem o dicionário para buscar o significado de:
- misture bem até formar uma massa homogênea.
- e banhe no chocolate fracionado.
4º passo:
- O professor fará junto com os alunos o planejamento para a realização da atividade HORA DA RECEITA:
- Xerocar ou mimeografar as três receitas ( providenciar algumas cópias para serem distribuídas na escola).
- Ler cada uma delas para a turma.
- Dividir, entre todos os alunos, os ingredientes que serão necessários para a realização das receitas.
- Escolher o dia de fazer as receitas.
- Distribuir tarefas para o dia da HORA DA RECEITA.
5º passo:
- Trabalho em grupo:
- A turma será dividida em 06 grupos que realizarão as seguintes tarefas:
Grupo 1 : Assado de cascas de chuchu
Grupo 2 : Bolo de casca de abacaxi
Grupo 3 : Suco de cascas de mangas
Grupo 4, 5, e 6 : Ajudarão na realização das receita s e da limpeza do local
- Realizar a HORA DA RECEITA.
- Após a preparação das iguarias, o professor planeja com a turma a exposição e distribuição dos produtos e das receitas para o pessoal da escola, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância do reaproveitamento dos alimentos.
Observação:
Seguem sugestões de receitas
Assado de cascas de chuchu
INGREDIENTES
4 xícaras (chá) de cascas de chuchu, bem lavadas, picadas e cozidas.
1 xícaras (chá) de pão amanhecido molhado na água ou no leite.2 colheres(sopa) de queijo ralado.1 colheres(sopa) d e óleo.
1 cebol a pequena.
2 ov os inteiros batidos.
Sal a gosto
MODO DE FAZER
Bater as cascas no liquidificador, Colocar a massa obtida em uma tigela e misturar o restante dos ingredientes.
Untar um pirex ou uma forma com óleo ou margarina. Despejar a massa e levar para assar até que esteja dourada.
Servir quente ou frio.
Esta receita pode ser enriquecida, juntando à massa uma lata de sardinha desfiada.
Observação: podem também ser utilizadas as cascas de outros ingredientes: cenoura, abóbora, rabanete, beterraba, nabo ou talos de agrião, couve, brócolis etc. Refogados ou cozidos.
Fonte: Mesa Brasil Sesc - Segurança Alimentar e Nutricional
Bolo de casca de abacaxi
INGREDIENTES
1 colher (sopa) de fermento em pó.
2 xícaras(chá) de caldo de casca de abacaxi.
2 xícaras(chá) de farinha de trigo.
2 xícaras(chá) de açúcar.
2 ovos.
MODO DE FAZER
Para obter o caldo de casca do abacaxi, retirar as cascas de um abacaxi e ferver com 4 xícaras (chá) de água por cerca de 20 minutos.
Reservar.
Bater as claras em neve, misturar as gemas e continuar batendo.
Misturar aos poucos o açúcar e a farinha de trigo, sem parar de mexer.
Acrescentar o fermento e uma xícara de caldo de casca de abacaxi.
Misturar bem e assar em forma untada e forno moderado.
Depois de assado, virar em um prato e, ainda quente, furar com um garfo e jogar sobre ele o restante do caldo de casca do abacaxi com 1 colher (sopa) de açúcar.
Fonte: Mesa Brasil Sesc - Segurança Alimentar e Nutricional
Suco de cascas de mangas
INGREDIENTES
3 xícaras (chá) de cascas de mangas.
2 litros de água.
Açúcar a gosto.
MODO DE FAZER
Lavar bem as cascas.
Bater no liquidificador com água.
A seguir, coar bem e adoçar a gosto.
Dicas: Podemos utilizar apenas a casca de uma fruta, como a de abacaxi, maçã, manga etc.
Fonte: Mesa Brasil Sesc - Segurança Alimentar e Nutricional
HOMOGÊNEA: Cujas partes todas são da mesma natureza; cujas partes ou unidades não apresentam desigualdades ( Dicionário Aurélio)
FRACIONADO: Partido em frações ou fragmentos, dividido ( Dicionário Aurélio)
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. A questão do suporte dos gêneros textuais. UFPE/CNPQ - 2003. Versão provisória 18.05.2003. lamarcuschi@uol.com.br
- KLEIMAN, A e MORAES, S. Texto, intertexto e interdisciplinaridade. IN: Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.
- MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais e produção lingüística.
www.natueba.com.br/desperdiciode alimentos.htm
- site: http://cybercook.terra.com.br
Avaliação:
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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27/05/2010
Cinco estrelasSou pedagoga, esse ano estou trabalhando em uma creche, está sendo desenvolvido um projeto Econsciência, Reciclar o lixo e estimular a alimentação saudável, então eu e minha turma junto com os pais iremos degustar receitas feitas de cascas e sobras. Então essas receitas é de grande valia.