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MUDAR DE HÁBITOS PARA NÃO MUDAR DE PLANETA

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Inserir ativamente em seu meio social e natural, usufruindo racional e solidariamente de seus recursos.
- Valorizar a vida e a sua qualidade como bens pessoais e coletivos desenvolvendo atitudes responsáveis com relação à saúde e à educação das novas gerações.
- Compreender as relações que os homens estabelecem com os demais elementos da
natureza e desenvolver atitudes positivas com relação à preservação do meio ambiente.
- Problematizar fatos observados cotidianamente, interessando-se pela busca de explicações e pela ampliação de sua visão de mundo.
- Desenvolver atitudes positivas relacionadas à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente rural e urbano.
- Compreender a poluição ou degradação dos ambientes como resultado da impossibilidade de reequilíbrio natural, dada a intensidade e a rapidez com que os seres humanos transformam o ambiente natural.

Duração das atividades
Aproximadamente cinco aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário que sejam trabalhados pelo professor. Os alunos irão, gradativamente ampliando seus conhecimentos prévios de mundo.

Estratégias e recursos da aula

- aula interativa;
- leitura de textos;
- confecção de mural informativo;
- atividade de perguntas e respostas;
- trabalho em grupo;

Desenvolvimento da aula

1º passo:

- O professor propõe aos alunos que, individualmente, respondam as questões abaixo ( a atividade deverá ser xerocada, mimeografada...):

UMA SIMPLES ATITUDE IMPENSADA PODE CAUSAR UM GRANDE DANO À NATUREZA!

a) Você apaga a luz para economizar energia elétrica quando é o último a sair da sala de aula?

( ) SIM ( ) NÃO

b) Você fecha a torneira enquanto escova os dentes,ensaboa as mãos ou passa a lâmina no rosto?
( ) SIM ( ) NÃO


c) Ao comer um salgadinho, você usa apenas os guardanapos suficientes para segurar o salgado e limpar a mão?

( ) SIM ( ) NÃO

d) Ao lavar as mãos no banheiro de um estabelecimento comercial, você usa toalha de papel o suficiente apenas para secar suas mãos?

( ) SIM ( ) NÃO

e) Ao fazer suas refeições, você se preocupa em colocar no prato apenas a comida que você está disposto a comer evitando deixar sobras?

( ) SIM ( ) NÃO

f) Você aproveita para outras utilidades a água da roupa que ficou de molho?

( ) SIM ( ) NÃO

g) Durante o dia, você abre as janelas ou cortinas para deixar o sol iluminar sua casa evitando acender lâmpadas desnecessariamente?

( ) SIM ( ) NÃO

h) Ao procurar algum alimento na geladeira você pensa e planeja o que você quer antes de abrir a geladeira?

( ) SIM ( ) NÃO

Se você marcou SIM em todas as perguntas você está ajudando a frear o Aquecimento Global.
PARABÉNS!

- Em seguida, o professor propõe a socialização das respostas, de forma que cada aluno possa justificar, se desejar, a sua opção de escolha. É importante enfatizar que, se todas as perguntas foram assinalada com o SIM, significa que estamos freando o AQUECIMENTO GLOBAL.

2º passo

- O professor coloca no quadro a expressão: AQUECIMENTO GLOBAL.
- Em seguida, propõe a estratégia da tempestade cerebral: os alunos devem falar ( e o professor vai registrando no quadro) todas as palavras que eles acham que tem relação com o assunto .

3º passo

- A turma é organizada em um círculo para que os alunos possam ouvir o texto que será lido pelo professor ( é importante que a leitura seja preparada antes para se garantir uma ênfase que possa ajudar na compreensão do texto). Caso seja necessário, fazer mais de uma leitura.

Você sabe o que é aquecimento global?

Ouvir o que os alunos têm a dizer.


Provavelmente, você já ouviu falar em aquecimento global e mudanças climáticas. Mas, saberia dizer o que essas expressões significam e, principalmente, o que têm a ver com o seu dia-a-dia?


Essa história de aquecimento global/mudanças climáticas funciona mais ou menos assim. Sempre que:
- um adulto usa seu carro para ir trabalhar ao invés do transporte público;
- um governo decide construir uma usina termelétrica, movida a carvão, em vez de optar pela energia limpa dos ventos, do sol ou dos rios;
- pessoas cortam árvores na Amazônia ou em qualquer outro bioma, sem nenhum controle;
- deixamos a luz acesa ao sairmos do quarto;
- não desligamos o chuveiro enquanto nos ensaboamos no banho;
- não separamos nosso lixo para a reciclagem e ele vai parar em um aterro sanitário ou nos lixões ou
- compramos produtos sem necessidade,
uma grande quantidade de gás carbônico (CO2), metano e outros gases são lançad os na atmosfera. O p roblema é que quanto mais e sses gases – q ue também são cha ma dos de carbono equiv alente - se conc entram no ar, mai s provocam efeito estufa. Ou seja: o calor dos raios solares que aquece a Terra tem dificuldades em se espalhar no espaço e fi ca preso abaixo dessa camada de gases.
Como a humanidade está acumulando uma grande quantidade de carbono equivalente nos últimos 150 anos , a temperatura do planeta começou a subir. Esse é o fenômeno que chamamos de aquecimento global.
Quanto mais o planeta esquenta, mais acontecem alterações no clima, chamadas de mudanças climáticas, que se manifestam de diversas maneiras, alterando o equilíbrio natural de todos os ecossistemas.
Alguns lugares mais secos começam a sofrer com grandes tempestades e enchentes, como vimos acontecer este ano no Nordeste. Regiões mais frias, como o sul do Brasil, podem enfrentar secas intensas ou um período muito prolongado de fortes chuvas, provocando tragédias como a que aconteceu em Santa Catarina no final do ano passado.
As geleiras já começaram a derreter por causa do calor, a água que escorre delas aumenta o nível do mar e isso pode fazer com que várias cidades de praia sejam inundadas e até desapareçam. E, com a menor quantidade de gelo, os ursos polares precisam nadar muito mais do que antes para conseguir um local firme para descansarem e muitos não aguentam e acabam morrendo no meio do caminho.
A Terra é um planeta muito sensível!
Essa história pode parecer muito distante da gente, mas não é não! Com pequenas ações no dia-a-dia, todo mundo pode fazer a sua parte e manter a temperatura da Terra em equilíbrio. E você, o que vai fazer para ajudar o planeta?

Texto adaptado.

 Thays Prado-27/08/2009


Fonte:

http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conteudo_planetinha_494613.shtml

O professor  pede que alguns alunos se canditatem a dramatizar as atitudes  agressivas  citadas no texto ,para os colegas descobrirem qual a atitude que ele está encenando.

 

4º passo

O professor faz algumas perguntas para facilitar a compreensão das idéias do texto.

-O que acontece na natureza quando adotamos estas atitudes agressivas descritas no texto?

-O que acontece quando estes gases são lançados na natureza?

-O que é efeito estufa?

-O que é aquecimento global?

- A partir da última frase do texto: E você, o que vai fazer para ajudar o planeta?, o professor propõe que a turma faça um trabalho em grupo de montagem de um mural informativo ( que deverá ser montado na escola e não dentro da sala de aula) segundo as sugestões abaixo:

a) TÍTULO: E VOCÊ, O QUE VAI FAZER PARA AJUDAR O PLANETA?
b) DICAS PARA AJUDAR O PLANETA: os alunos, com base nas discussões dessa aula, deverão criar as dicas para que todos possam ajudar o planeta.
c) CHARGES SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL ( veja alguns exemplos em recursos educacionais ou consulte o site http://clickdigitalsj.com.br/wp-content/uploads/2009/05/charge-aquecimento-global.jpg


d) CORDEL SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL ( ver em recursos educacionais)
e) MÚSICAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL ( os alunos poderão fazer paródias, raps...)

Fonte: http://clickdigitalsj.com.br/wp-content/uploads/2009/05/charge-aquecimento-global.jpg

- O professor, juntamente com os alunos, após a organização do material para o mural informativo, prepararão a montagem do mesmo.

5º passo

O professor anuncia aos alunos que trouxe uma notícia im portante dos jornais e revistas do mundo in teiro.

Alguns alunos da turma ensaiam e fazem a apresentação em forma de um Jornal Falado .

Outubro de 2009

Convenção do Clima de Copenhague
Há mais de uma década a ONU promove encontros para discutir o aquecimento global e estabelecer regras para combatê-lo. De todos, o mais frutífero foi aquele que elaborou, em 1997, o Protocolo de Kyoto. Na época, porém, o documento determinou apenas metas válidas até 2012. Com intuito de traçar os objetivos a serem cumpridos depois desta data, líderes de todo o mundo se reunirão na Dinamarca em dezembro. Entenda em que pé estão as negociações e que tipo de acordo poderá ser estabelecido.

1. O que é a COP15?
A COP15, como o nome já sugere, é o décimo quinto encontro realizado pelos países signatários da Convenção Marco sobre Mudança Climática, acordo firmado durante a ECO-92, no Rio de Janeiro, que estabeleceu diretrizes para uma coordenação internacional contra o aquecimento global. A Convenção acontecerá em Copenhague, na Dinamarca, entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009.

2. Qual é o seu objetivo?
Negociar, redigir e aprovar os termos da segunda parte do Protocolo de Kyoto – a primeira foi elaborada e definida em 1997, entrou em vigor em 2005 e expira em 2012. Essa continuidade do Protocolo estabeleceria novas metas de redução da emissão de gases de efeito estufa a serem cumpridas a partir de 2013 ou 2014.

3. Quem vai participar do encontro?
Ministros do meio ambiente e representantes dos 192 países signatários da Convenção Marco sobre Mudança Climática (UNFCCC, na sigla em inglês). São aguardadas em Copenhague mais de 15.000 pessoas, entre autoridades da ONU, presidentes, diplomatas e jornalistas.

4. Qual será a principal discussão?
O debate central deve ser sobre a diminuição das emissões de gases causadores do efeito estufa, sobretudo o dióxido de carbono (CO2) – as propostas prevêem reduções de 25% a 40% até 2020, com base em valores obtidos em 1990. O objetivo é bem mais ousado do que o estipulado pela primeira parte do Protocolo, que era de reduzir em 5% as emissões entre 2008 e 2012. Naquela época, o cumprimento desta meta coube apenas aos países desenvolvidos – o Brasil e a Índia, por exemplo, não foram enquadrados na regra. Esta determinação, no entanto, deve ser revista em Copenhague e deve ser outro tema de importância nas discussões.

5. Qual é a chance de sucesso?
O sucesso do acordo depende em grande parte da adesão dos Estados Unidos. Segundo maior poluidor do mundo, o país não ratificou a primeira parte do Protocolo de Kyoto – na época, o então presidente George W. Bush alegou que reduzir as emissões prejudicaria a economia americana. Com a eleição de Barack Obama, o cenário se tornou mais positivo – logo após a posse, ele sugeriu que seu país diminuísse em 80% as emissões de gases de efeito até 2050 –, o que não significa, no entanto, que os EUA aderirão às cegas a qualquer proposta. Em recente entrevista ao New York Times, Yvo de Boer, secretário-executivo da COP15, declarou que pode não haver mais tempo para um acordo ser firmado em Copenhague. Ainda, segundo ele, a tendência é que os países anunciem medidas interinas e prossigam a discussão no próximo ano.

6. Quais são os países de maior destaque na negociação?
Os países em desenvolvimento, como o Brasil, a China e a Índia, cuja participação na poluição mundial vem aumentando significativamente. Também se destacam nações desenvolvidas como as da Europa, os EUA e o Canadá, que tradicionalmente são as que mais emitem poluentes.

7. O que o Brasil deve defender?
O Brasil deverá ser a favor de que os países em desenvolvimento também reduzam suas emissões. Esse posicionamento está alinhado com o Plano Nacional de Mudança Climática, que previu, por exemplo, a redução do desmatamento na Amazônia em 70% até 2017 – a atividade é a principal fonte de emissões de dió xido de carbono no paí s


Recurs os educacionais

Te xto aquecimento Global
Fonte:

http://planetasustent avel.abril.com.br/planetinha/fique-ligado/conteudo_plane tinha_494613.shtml

Exemplo de charge e o site:
http://clickdigitalsj.com.br/wp-content/uploads/2009/05/charge-aquecimento-global.jpg  acessado em 16.09.2009.

Exemplo de cordel sobre AQUECIMENTO GLOBAL e a fonte de consulta:

Gustavo Dourado. Poeta e cordelista.Letras(UnB). Pós-graduação em artes, literatura, teatro, gestão e linguagens artísticas.Autor de 11 livros.Premiado na Áustria.Selecionado pela Unesco.Tema de teses de mestrado e doutorado www.gustavodourado.com.br http://cordel.zip.ne


Cordel do Aquecimento Global
Gustavo Dourado


Terra em aquecimento :
Mudança de temperatura
Seca, fome, tempestades
Terremoto na estrutura
Furac ões e maremotos:
Morte, medo e amar gura...

Poluem d e todo jeito:
S ujam a atmosfera
Desrespeitam a natureza
O poder é besta-fera
Global neoliberalismo:
Capitali$mo: megera...

Metano, gases, carbono:
Petróleo e querosene
Óleo diesel, gasolina:
Salve o bioquerosene
Biogás e biodiesel, use:
Pare o verbo envenene...

Chuva ácida...efeito estufa:
Gera-se a calamidade
T$unamis...hecatombe$
Tufões, fome, tempestade
Enxofre, ácido sulfúrico:
CO2...Insanidade...

Queima de derivados:
Petróleo em combustão
Preservem a biosfera
Chega de poluição
É hora da biomassa:
Tempos de preservação...

Energia cinética dos rios:
Eólica e hidroelétrica
Energias renováveis
Parem com a termelétrica
Usem agroenergia:
Salve a bioenergética...

A Terra está com câncer:
Doente do coração...
A natureza está ferida
Deu ferrugem no pulmão
Furacões e maremotos:
Dores da poluição...

Radiações...poluentes:
Agricultura industrial
Desertificação e degelo
Devastação cultural
Evaporação dos oceanos:
Desrespeito ao natural...

Diminuição da cobertura do gelo:
Desaparecimento da calota polar
Retração do gelo e da neve
Cresce a radiação solar
Mudança dos padrões climáticos:
Aumento do nível do mar...

Queimadas...desmatamentos:
Poluentes na atmosfera
Desastres e hecatombes
Terror sob a nossa esfera
Queimam a alma da Terra:
Assassinam a biosfera...

Mil desastres naturais:
Os pólos a descongelar
Aquecimento das águas
Natureza a reclamar
Prenúncio do Apocalipse:
Ninguém pára pra escutar...

Emissão de gases poluentes:
Efeito estufa mortal
Seca, fome, terremotos
O homem provoca o mal
Só progresso e consumismo
Não preserva o natural...

Fim da Floresta Amazônica:
No aquecimento global
Subida dos oceanos
Em tsunami global
O homem gera a morte:
Com a poluição letal...

Nossa Terra pega fogo
Em calor descomunal
Desmatamento insano
Muito incêndio florestal
Efeito estufa, chuva ácida:
O aquecimento é fatal...

Gases de todo o tipo:
Óxido nitroso no ar
Muito dióxido de carbono
Para nos incomodar
Rareia o oxigênio:
Nossa vida a esquentar...

Protocolo de Kyoto:
Bu$h n âo quis respeitar
Jogam gás na atmosfera
Sem ligar para o azar
Poluem o mundo e o fun do:
Oceano, terra e ar...

Precisamos nos re.unir:
Desaquecer átomos.fera...
Evitar o con$umismo:
Não a dorar a Be$ta-feera...
Abolir o ego.i$mo:
Fluir amor zenova era...

Gustavo Dourado. Poeta e cordelista.Letras(UnB). Pós-graduação em artes, liter atura, teatro, gestão e linguagen s artísticas.Autor de 11 livros.Premiado na Áustria.Selec ionado pela Unesco.Tema de teses de mestrado e doutorado www.gustavodourado.com.br http://cordel.zip.net

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

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