Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pressão Atmosférica , me ajuda a tomar refrigerante?

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, Isnard Domingos Ferraz, José Marcelo Gomes, José Angelo de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Enteder que o ar, que nos rodeia, exerce uma pressão sobre todos os corpos nele imerso.
  • Compreender que sem a pressão atmosférica não é possível tomar um refrigerante usando canudinho.
  • Realizar uma simples brincadeira, usando o canudinhos para tomar água e discutir a pressão atmosférica nesta situação.
  • Mostrar a importância da pressão atmosférica no nosso cotidiano.
  • Entender porque quando descemos uma serra, sentimos em nosso tímpano as variações da pressão.
Duração das atividades
2 aulas ( 100 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Saber o que é uma força.
Estratégias e recursos da aula

1. Motivação:

O professor pode iniciar a aula, questionando fatos do cotidiano do aluno que surge quando mudamos de altitude:

  • Quando viajamos de carro ou ônibus ao descer uma serra sentimos um incômodo nos ouvidos. Qual a causa isso?
  • Será que ao viajarmos de avião isto também é observado?
  • Questione também, fatos do dia-a- dia que estão relacionados:
  • Por que quando coloco o canudinho em uma caixinha de suco, nem sempre eu consigo sugar o líquido facilmente? Em que situações isso ocorre? 

2. Vamos construir juntos, a resposta para estas questões.

A. Texto Contextualizador:

undefined

Figura 1 : Rafa tentando tomar suco, usando canudinho ( Por Daniel R. Ventura - autor da aula):

Rafa pede ajuda a professora.

- Professora, meu suco está dentro da caixinha, ela está cheia. Por quê eu não estou conseguindo, sugá-lo, se estou fazendo muita "força"? 

-Rafa, realmente tem líquido dentro da caixa e o canudinho está dentro dele, mas você colocou o canudinho muito justo no buraco. Tente fazer com que fique um espaço entorno do canudinho para entrar o ar e veja o que acontece.

-Professora, agora está funcionando! Como  posso explicar isso?

-Querido aluno, você pode produzir um pequeno texto, tentando levantar umas hipóteses sobre o que está acontecendo.

-Tudo bem, você sabe tudo mesmo! A ciência pode explicar tanta coisa! 

O professor pode levar para a sala de aula uma caixa de suco ou de achocolatado que se tomam com canudinho e verificar o que o texto ilustra.

3. Hipóteses

Peça todos os aluno para levantarem as hipóteses sobre o ocorrido anotando frases em seu caderno.Após a conclusão das suas hipóteses o professor pode discutir com os alunos as melhores, orientando a discussão e respondendo as seguintes questões:

  • Por quê quando o canudinho é colocado muito justo, você  não conseguia beber o líquido?
  • O ar entrava em torno do canudinho?
  • O ar entrando o que muda?
  • O ar exerce força sobre o líquido? Exerce pressão?
  • O que é pressão atmosférica?

4. Desafio :

Conseguiríamos tomar um copo de refrigerante, usando dois canudinhos. Colocando as extremidades inferiores dos canudos, uma dentro do refrigerante  e outra  fora do copo e ambas extremidades su periores, dentro da boca? Veja a figura abaixo.  Explique o ocorrido elaborando um pequeno parágrafo.

Rafa canudinhos copo.JPG

Figura 2.  Rafa tentando tomar guaraná num copo usando dois canudinhos, um fora e outro dentro do copo (por  Daniel R Ventura- autor da aula).

  • Com os canudinhos dentro do líquido, sabemos que é possível tomar o refrigerante, aqui na Terra. Na lua não há atmosfera, poderíamos tomar refrigerante na lua usando canudinho? Discuta.

5.Por quê ao descer a serra os tímpanos sentem a variação da pressão?

Agora que o aluno já  percebeu que o ar exerce pressão, que se chama pressão atmosférica, o professor pode continuar a aula falando sobre o ar existente na atmosfera e da força que ele exerce nos objetos nela imersos. Explicar que com a mudança de altitude(ao subirmos ou descermos serras) o ar sobre a gente varia, o que causa mudança na pressão que é percebida pela sensação de desconforto em nossos ouvidos.

6. Coisas do cotidiano  nas quais o funcionamento está relacionado a pressão do ar e podem ser usadas como exemplos:

6.1 O bebedouro de aves 

Nos bebedouros de aves, o líquido fica virado para baixo e não sai do recipiente, veja a figura a seguir.

agua na garrafa de boca p baixo.JPG

Figura 3.  Garrafa com água e corante verde, virada de boca para baixo, sobre uma vasilha transparente contendo o mesmo líquido. Ilustrando o bebedouro de aves. (por  Daniel R Ventura- autor da aula).

  • Como funciona o bebedouro de aves?

6.2. É possível carregar água numa peneira?

Atividade do copo com água e corante sobre uma peneira. 

A atividade prática a seguir,  deixa claro a ação da atmosfera em nosso cotidiano.

1. Encha um copo com água (com corante para facilitar a visualização), coloque uma telinha fina das de peneirinha plástica doméstica e aperte com a palma da mão (Figura 4 ).

undefined

Figura 4.  Rafa realizando a experiência do copo com água e a peneirinha ( por  Daniel R. Ventura). 

2. Em seguida vire o copo de boca para baixo, com a mão tampando a saída da água (Figuras 4 e 5).

undefined

Figura 5.  Rafa realizando a experiência do copo com água e a peneirinha, virando  o copo lentamente (por Daniel R. Ventura). 

3. Com uma mão segure a peneirinha e vá retirando a mão que tampa a saída de água da boca do copo (Figuras 6-7).

undefined

Figura 6.  Rafa realizando a experiência do copo com água e a peneirinha , com o copo já virado e ainda tampando a saída da água com a mão (por  Daniel R. Ventura). 

undefined

Figura 7.  Rafa finalizando  a experiência do copo com água e a peneirinha ,  com o copo já virado e a água não vaza através da peneirinha (por Daniel R. Ventura). 

Questões relacionadas a atividade do copo:

  • A água caiu? Ao retirar  a mão que segurava a telinha, com o copo de boca para baixo você irá verificar que a água não cai.
  • Se a água, por causa de seu peso, exerce pressão sobre a telinha , por quê a água não caiu?
  • O que segura a água dentro do copo? 
  • Elabore um parágrafo explicando o ocorrido.

Outra sugestão é usar a recurso do  portal , o filme sobre pressão atmosférica que pode ser acessado no link a seguir.

Pressão atmosférica

________________________________________________ ______________________

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pressão atmosférica Vídeo
Recursos Complementares

Avaliação

 A discussão coletiva deverá ser avaliada e como foi elaborado o parágrafo contendo as hipóteses sobre o observado. A segurança e a participação dos alunos serão avaliadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Nathália Soares, CEM 03 , Distrito Federal - disse:
    nathaliasoares51@gmail.com

    23/10/2013

    Cinco estrelas

    Ajudou muito, obrigada !!!!


  • janaina, escola estadual desembargador moreira dos santos , Minas Gerais - disse:
    nainasantos51@live.com

    23/08/2011

    Cinco estrelas

    otimo adorei


  • Marina, Centro Pedagógico da UFMG , Minas Gerais - disse:
    marinasrocha@gmail.com

    25/08/2010

    Três estrelas

    O planejamento da aula é muito bom, as atividades despertam a curiosidade e a vontade de entender nos alunos. Entretanto senti falta de maior conteúdo para o professor. No Ensino Fundamental, muitas vezes o professor de Ciências (formado em Biologia) tem dificuldade em trabalhar assuntos relacionados a Física, e a aula, apesar de excelente para o aluno, não dá suporte teórico ao professor, pois subentende-se que ele tem conhecimentos suficientes acerca do assunto, o que nem sempre acontece.


  • José Higino Dias Filho, UNIMONTES , Minas Gerais - disse:
    jhiginod@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a aula. O conteúdo é muito bem explorado com situações práticas e muito curiosas.


  • Luciana, CAOP II , Minas Gerais - disse:
    lulurodrigues2006@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito bem elaborada , com questões relacionadas a vivência do aluno com um grande embasamento teórico. Desta forma favorece o aprendizado de uma forma prazerosa .


  • Rodolfo Chaves, IFES , Espírito Santo - disse:
    rodolfoc@ifes.edu.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!!!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.