23/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: o professor deve iniciar a aula instigando os alunos a refletir sobre a cultura africana. Como sugestão segue o áudio “África na Escola” .
O Programa Escola Brasil fala sobre a experiência de um grupo de alunos ao montar uma rádio voltada para a cultura africana.
Após instigar os alunos sobre as possibilidades de pesquisa relacionada com a cultura africana, o professor pode utilizar o áudio “Diversidade e Preconceito” que apresentará as influências da cultura africana no Brasil. (palavras, frutas, verduras, brincadeiras, atitudes, crenças, etc).
Caso o professor deseje complementar o conteúdo, pode utilizar o vídeo “Palavras Africanas”
|
O vídeo “Mini documentário Aquilombando” aborda a cultura africana, a dança (capoeira) e a influência africana na cultura brasileira.
http://br.youtube.com/watch?v=-UVxENgLaUQ
Aula 02: Agora é hora dos alunos começarem pesquisar a cultura africa na.
O professor deve dividir a turma em grupos e deixar que cada grupo escolha seu tema de pesquisa. Como sugestão segue alguns temas:
- Religião
- Culinária
- Expressão artística (artes visuais)
- Música
- Dança
- Brincadeiras e lendas
- Esportes
- Comunidades Quilombolas
Para cada tema é interessante que os alunos abordem o ontem e hoje, isto é, como era na África, como essa cultura veio para o Brasil e como ela se aplica hoje.
O professor deve reservar uma aula no laboratório de informática para os alunos iniciarem a pesquisa.
Nesse momento, ele pode propor a pesquisa nos sites sugeridos no item “Recursos Complementares”. Caso a escola tenha acesso, no site Youtube existem vários vídeos que abordam a cultura africana.
Aula 03: Em sala de aula o professor deve abordar pontos importantes de cada tema, direcionando os alunos na pesquisa e discutindo com eles as informações já pesquisadas.
Caso seja possível, o professor de artes pode combinar com os professores de outras disciplinas para que todos foquem o mesmo conteúdo (Cultura Africana) direcionando para cada tema. |
Para complementar a discussão, podem ser utilizados os seguintes Recursos: “Dos grilhões ao quilombo”, “Abolição” parte 1, 2 e 3, “Povo Kalunga”, “Idade e experiência”.
O Vídeo “Casa de Cultura da Mulher Negra – Programa Canal Futura” – o papel das mulheres negras na sociedade e suas conquistas.
http://br.youtube.com/watch?v=ZYs0Q7NDxss
Ao utilizar os recursos o professor deve discutir com os alunos os temas: preconceito, relações de poder, direitos e deveres, educação, cidadania, esportes e negros que se destacaram em sua área de atuação, por exemplo, Machado de Assis.
Aula 04: Apresentação dos resultados.
Caso a escola tenha disponibilidade, pode-se reservar uma semana no mês de novembro, de preferência próximo ao dia 20, dia em que se comemora a Consciência Negra. |
Nesse período os alunos apresentaram a comunidade escolar o resultado da pesquisa. Para apresentação os alunos podem elaborar vídeos, áudios, exposição fotográfica, banners, jornais, apresentações de dança, música, comidas típicas, etc.
É interessante que cada tema ocupe uma sala de aula, onde os alunos exponham seus trabalhos e que a comunidade possa caminhar pelo circuito temático, apreciando as apresentações.
Avaliação |
Critérios | 100 | 80 |
60 |
Qualidade na pesquisa e materiais apresentados | Boa articulação de idéias, domínio da linguagem e capricho no acabamento | Idéias razoavelmente articuladas, domínio da linguagem e pode melhorar o acabamento. | Não conseguiu articular as idéias, erros de português e deve melhorar o acabamento do material |
Participação | Participou das discussões, sugeriu temas de pesquisa, contribuiu consideravelmente para o grupo | Participou das discussões, não sugeriu temas de pesquisa, contribuição mediana para o grupo | Não participou das discussões e não contribuiu para as pesquisas |
Abordagem da temática | Abordagem inovadora apresentando resultados relevantes ao tema (além da proposta) | Abordagem inovadora, porém os resultados não surpreenderam (apenas o que foi proposto) | Abordagem simplista e os resultados não contemplaram o tema (não atingiu o objetivo) |
Criatividade na apresentação | Alunos caracterizados e objetos expostos para apreciação do público | Apenas os objetos estão expostos para apreciação do público | Apenas os alunos estão caracterizados |
Nome | Tipo |
---|---|
Diversidade e Preconceito | Áudio |
África na escola | Áudio |
Palavras africanas | Vídeo |
Idade e experiência | Áudio |
A abolição: parte III | Vídeo |
Dos grilhões ao quilombo | Vídeo |
A abolição: parte II | Vídeo |
A abolição: parte I | Vídeo |
Quatro estrelas 28 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/06/2015
Cinco estrelasAchei excelente, além as atividades sugeridas podem ser adaptadas para diferentes faixa etária . Parabéns
24/03/2013
Quatro estrelasParabéns!
06/12/2012
Cinco estrelasO tema abordado é de muita importância e deve estar sempre presente em nossas escolas. A forma de abordagem é bastante interessante, pois coloca o aluno frente a sua história, aprendendo de forma prazerosa sobre a importância dos afro-descendentes para o nosso país , percebendo a influência dos negros para a constituição da nação brasileira.
21/11/2011
Cinco estrelasgostei muitoooooooooooooooooooooooooooooo
21/10/2011
Cinco estrelasBoa tarde! Achei o formato da aula e tema muito relevantes para atuação de um professor em sala de aula. Parabéns pela contribuição!
18/10/2011
Cinco estrelaseu como aluna adorei e um dos professores passaram um trabalho de artes desse modelo paranos alunos.mandaram nos fazer pesquisas para a discursao e questionamento em sala de aula...um beijao
28/09/2011
Cinco estrelasSIMPLESMENTE D+!!! AMEI O PLANO, TODO DETALHADO PRONTO PARA SER COLOCADO EM PRÁTICA. VALEU...
30/07/2011
Uma estrelaficou + ou - da pra dá.
13/05/2011
Quatro estrelascomo aluno de Ensino Médio, essa aula veio a acalhar[...] tenho um seminário para apresentar, sobre esse tema, espero receber email's para me ajudarem no seminário. Desde já obrigadu abraço's
16/03/2011
Cinco estrelasacho essas sugestões muito boa para nós professores trabalhar de forma interdisciplinar com os alunos para envolver diversas areas juntas e envolver também todos os professores.
07/03/2011
Quatro estrelasOlá pessoal, Podemos continuar discutindo esta temática participando de um grupo de discussões. Quem tiver interesse, basta acessar o link abaixo. http://www.br.groups.yahoo.com/group/brasilafro/
02/03/2011
Quatro estrelasGostei muito da aula, pois estava buscando um norteamento para o desenvolvimento dos trabalhos em sala, visto que nossa escola não dispõem de material suficiente para a realização do mesmo. Hoje, teve a oportunidade de buscar através do portal ajuda para a melhoria das atividades.Sou grata a vc que disponibizou esse trab. como referência para a eficácia do desenvolvimentos de minhas aulas. Um Abraço, Simone Rios
14/11/2010
Cinco estrelasAchei maravilosa a aula , bastante dinâmica onde despertará o interesse dos alunos . Parabéns a toda equipe.
29/09/2010
Quatro estrelasAchei importante a aula/atividade pois na mesma temos temas importantes para reflexão e recursos de multimídias interessantes para deixar a aula mais atrativa.
07/09/2010
Cinco estrelasComo é muito difícil encontrar materiais que abordam a cultura afro barasileira e indígena, foi maravilhoso explorar este portal. Achei o material riquíssimo e completo, parabéns pelo projeto e todos esses recursos, que acompanham a tecnologia e a interdisciplinaridade.
21/05/2010
Cinco estrelasachei muito interessante esse texto ele explica a importancia, que os alunos tenham o conhecimento de quais criterios estao sendo avaliados, para que se dediquem ao maximo na pesquisa. nesse periodo os alunos apressentam a comunidade escolar o resultadoda pesquisa.para apresentação de poder, direitos, audios,exposicao fotografica, bannes, jornais, apresentacoes de danca, musica, comidas tipicas, etc.
13/05/2010
Cinco estrelasachei super legal a aula
12/05/2010
Cinco estrelasMARAVILHOSA!!! aula com muitos recursos pedagógico, fogem daquelas aulas sem graça que usam apenas quadro giz e a imaginação do aluno
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalhar a cultura afro-brasileira, possibilita-nos concientizar a geração atual da importancia da participação dos negros na formação da cultura brasileira, ainda que tardia, me lembro da educação que recebi onde não mencionava a participação da cultura africana, e de uma abolição feita por bondade de uma princesa sem entrar em muitos detalhes, hoje vejo que o preconceito e a discriminação racial foram enraizados até dentro da educação familiar formando gerações preconceituosas.
24/03/2010
Cinco estrelasSensacional!!!!!!! Quiça todos professores tem conhecimento e equipamento para utilizem desse fantástico recurso, pois a qualidade é algo imensuravel. Saudações lúdicas pedagógicas, Edinho Paraguassu
24/03/2010
Cinco estrelasQuerido José Alfredo, o vídeo você vai baixar uma vez só, salvá-lo e vai levar pra escola em um cd, ou pen drive para passar direto. Nunca irá pra sala de aula abrir uma sugestão de aula e faze-los esperar pra baixar o vídeo. Além da nossa amiga disponibilizar uma ajuda dessa ainda vamos reclamar?? É demais não?? Obrigada Juliana, suas aulas são muito boas!!!
24/03/2010
Cinco estrelasÉ um tema didático bastante proveitoso, pois não poderíamos entender a diversidade cultural brasileira se não focalizarmos a grande e importantíssima contribuição das etnias africanas que compõem com muitas outras a miscigenada feição brasileira.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei fantastico., inclusive o ano de 2009, eu aproveitei a tematica, para trabalhar a data comemorativa , processo de criacao com poema e musica e danca, Dia da conciencia negra, falamos sobre o quilombos e o zumbi, foi um projeto, onde eu fiz a transposicao didatica, da historia para arte.
24/03/2010
Cinco estrelasGostamos da metodologia desenvolvida na aula, pois enriquece o conhecimento do aluno em relação a cultura afro-brasileira, possibilitando o prazer pela leitura, levando-o a uma aprendizagem significativa, através das diversidades textuais apresentadas na aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei maravilhosa a aula . Muito interessanta o jeito como foi planejada e repassada aos alunos
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente trabalho, parabéns...
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito das sugestões da aula, os vídeos realmente demoram muito, mas o youtube nos oferece videos bem interessantes para apresentarmos aos alunos e abrilhantar ainda mais esta aula.