Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A cultura africana e a influência na cultura brasileira

 

23/09/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais e o que representou a escravidão para o povo africano. Como vivem as comunidades quilombolas. Verificar de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira. Analisar a relação entre o negro e o preconceito.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio. Entretanto, sugerimos que o professor de artes trabalhe em conjunto com outros professores, principalmente de história. Caso a escola tenha disponibilidade, este plano de aula pode ser adaptado e desenvolvido para toda a escola.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: o professor deve iniciar a aula instigando os alunos a refletir sobre a cultura africana. Como sugestão segue o áudio “África na Escola” .


O Programa Escola Brasil fala sobre a experiência de um grupo de alunos ao montar uma rádio voltada para a cultura africana.
Após instigar os alunos sobre as possibilidades de pesquisa relacionada com a cultura africana, o professor pode utilizar o áudio “Diversidade e Preconceito” que apresentará as influências da cultura africana no Brasil. (palavras, frutas, verduras, brincadeiras, atitudes, crenças, etc).

 

 

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/760/imagens/sugestoes.gif

Caso o professor deseje complementar o conteúdo, pode utilizar o vídeo “Palavras Africanas”

Palavras africanas

 

 

O vídeo “Mini documentário Aquilombando” aborda a cultura africana, a dança (capoeira) e a influência africana na cultura brasileira.

http://br.youtube.com/watch?v=-UVxENgLaUQ

Aula 02: Agora é hora dos alunos começarem pesquisar a cultura africa na.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/760/imagens/ROTEIROS.gif

O professor deve dividir a turma em grupos e deixar que cada grupo escolha seu tema de pesquisa. Como sugestão segue alguns temas:
- Religião
- Culinária
- Expressão artística (artes visuais)
- Música
- Dança
- Brincadeiras e lendas
- Esportes
- Comunidades Quilombolas

Para cada tema é interessante que os alunos abordem o ontem e hoje, isto é, como era na África, como essa cultura veio para o Brasil e como ela se aplica hoje.

O professor deve reservar uma aula no laboratório de informática para os alunos iniciarem a pesquisa.

Nesse momento, ele pode propor a pesquisa nos sites sugeridos no item “Recursos Complementares”. Caso a escola tenha acesso, no site Youtube existem vários vídeos que abordam a cultura africana.

Aula 03: Em sala de aula o professor deve abordar pontos importantes de cada tema, direcionando os alunos na pesquisa e discutindo com eles as informações já pesquisadas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/760/imagens/sugestoes.gif Caso seja possível, o professor de artes pode combinar com os professores de outras disciplinas para que todos foquem o mesmo conteúdo (Cultura Africana) direcionando para cada tema.

Para complementar a discussão, podem ser utilizados os seguintes Recursos: “Dos grilhões ao quilombo”, “Abolição” parte 1, 2 e 3, “Povo Kalunga”, “Idade e experiência”.

 

A abolição: parte III                          

 

O Vídeo “Casa de Cultura da Mulher Negra – Programa Canal Futura” – o papel das mulheres negras na sociedade e suas conquistas.

http://br.youtube.com/watch?v=ZYs0Q7NDxss

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/760/imagens/casa_de_cultura_aula_07.jpg

 

Ao utilizar os recursos o professor deve discutir com os alunos os temas: preconceito, relações de poder, direitos e deveres, educação, cidadania, esportes e negros que se destacaram em sua área de atuação, por exemplo, Machado de Assis.

Aula 04: Apresentação dos resultados.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/760/imagens/sugestoes.gif Caso a escola tenha disponibilidade, pode-se reservar uma semana no mês de novembro, de preferência próximo ao dia 20, dia em que se comemora a Consciência Negra.

Nesse período os alunos apresentaram a comunidade escolar o resultado da pesquisa. Para apresentação os alunos podem elaborar vídeos, áudios, exposição fotográfica, banners, jornais, apresentações de dança, música, comidas típicas, etc.

É interessante que cada tema ocupe uma sala de aula, onde os alunos exponham seus trabalhos e que a comunidade possa caminhar pelo circuito temático, apreciando as apresentações.

 

http:
            //portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/00677460988/img/sugestoes.gif  Avaliação

 

Critérios 100 80
60
Qualidade na pesquisa e materiais apresentados Boa articulação de idéias, domínio da linguagem e capricho no acabamento Idéias razoavelmente articuladas, domínio da linguagem e pode melhorar o acabamento. Não conseguiu articular as idéias, erros de português e deve melhorar o acabamento do material
Participação Participou das discussões, sugeriu temas de pesquisa, contribuiu consideravelmente para o grupo Participou das discussões, não sugeriu temas de pesquisa, contribuição mediana para o grupo Não participou das discussões e não contribuiu para as pesquisas
Abordagem da temática Abordagem inovadora apresentando resultados relevantes ao tema (além da proposta) Abordagem inovadora, porém os resultados não surpreenderam (apenas o que foi proposto) Abordagem simplista e os resultados não contemplaram o tema (não atingiu o objetivo)
Criatividade na apresentação Alunos caracterizados e objetos expostos para apreciação do público Apenas os objetos estão expostos para apreciação do público Apenas os alunos estão caracterizados

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Diversidade e Preconceito Áudio
África na escola Áudio
Palavras africanas Vídeo
Idade e experiência Áudio
A abolição: parte III Vídeo
Dos grilhões ao quilombo Vídeo
A abolição: parte II Vídeo
A abolição: parte I Vídeo
Recursos Complementares
http://www.arteafricana.usp.br/codigos/artigos/artigos.html Site da USP que trata da cultura africana como um todo, desde a expressão artística a religião, possui artigos, textos didáticos, imagens e sugere alguns sites. http://www.casadasafricas.org.br/ aborda a cultura africana. Vale a pena verificar os textos publicados em “textos e artigos”. http://www.metmuseum.org/toah/hm/02/af/hm02af.htm Museu sobre a arte africana, disponibiliza algumas fotos e materiais sobre a arte produzida em alguns países da África. http://www.cultura.gov.br/site/2007/09/25/comunidades-de-tradicao-afro-brasileira/ No site do Ministério da Cultura é possível encontrar todas as ações voltadas para cultura africana. http://www.palmares.gov.br/ Site de divulgação da cultura afro-brasileira.
Avaliação
É importante que os alunos tenham o conhecimento de quais critérios estão sendo avaliados, para que se dediquem ao máximo na pesquisa. Como sugestão, a comunidade escolar também pode participar avaliando qual tema/grupo destacou-se de acordo com os critérios de avaliação.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 27 classificações

  • Cinco estrelas 21/27 - 77.78%
  • Quatro estrelas 5/27 - 18.52%
  • Três estrelas 0/27 - 0%
  • Duas estrelas 0/27 - 0%
  • Uma estrela 1/27 - 3.7%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luciano do Carmo Tavares, ESCOLA MUNICIPAL PROFª ZELIA DE BRITO MOREIRA RAMIRO , Bahia - disse:
    lucianotavareslt@hotmail.com

    24/03/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns!


  • Divanilda da Silva Fernandes, C.E.Senador Francisco Gallootti , Rio de Janeiro - disse:
    divanildadasilvafernandes@gmail.com

    06/12/2012

    Cinco estrelas

    O tema abordado é de muita importância e deve estar sempre presente em nossas escolas. A forma de abordagem é bastante interessante, pois coloca o aluno frente a sua história, aprendendo de forma prazerosa sobre a importância dos afro-descendentes para o nosso país , percebendo a influência dos negros para a constituição da nação brasileira.


  • carol, afro-cultura , Mato Grosso do Sul - disse:
    carol772011@live.com

    21/11/2011

    Cinco estrelas

    gostei muitoooooooooooooooooooooooooooooo


  • Denise Ferreira, Centro Universitário UNA , Minas Gerais - disse:
    denisesing1@yahoo.com.br

    21/10/2011

    Cinco estrelas

    Boa tarde! Achei o formato da aula e tema muito relevantes para atuação de um professor em sala de aula. Parabéns pela contribuição!


  • simone souza, colegio estadua de urandi , Bahia - disse:
    simoneh2011@hotmail.com

    18/10/2011

    Cinco estrelas

    eu como aluna adorei e um dos professores passaram um trabalho de artes desse modelo paranos alunos.mandaram nos fazer pesquisas para a discursao e questionamento em sala de aula...um beijao


  • JAMILA MONTEIRO, ESCOLA ESTADUAL DR LUIS ROGÉRIO DE SOUSA , Bahia - disse:
    ki.nh@hotmail.com

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    SIMPLESMENTE D+!!! AMEI O PLANO, TODO DETALHADO PRONTO PARA SER COLOCADO EM PRÁTICA. VALEU...


  • caroline brandao flores, rui barbosa , Rio Grande do Sul - disse:
    carolzinha@hotmail.com.br

    30/07/2011

    Uma estrela

    ficou + ou - da pra dá.


  • Alan, E.E.E.M Álvaro dos Santos Martins , Mato Grosso do Sul - disse:
    alan_espindola@hotmail.com

    13/05/2011

    Quatro estrelas

    como aluno de Ensino Médio, essa aula veio a acalhar[...] tenho um seminário para apresentar, sobre esse tema, espero receber email's para me ajudarem no seminário. Desde já obrigadu abraço's


  • maria emilia de souza lima, escola joana pinto lapa , Pernambuco - disse:
    emiliaboneca2010@hotmail.com

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    acho essas sugestões muito boa para nós professores trabalhar de forma interdisciplinar com os alunos para envolver diversas areas juntas e envolver também todos os professores.


  • Agnaldo Leitte, Autonomo , Bahia - disse:
    aln123@hotmail.com

    07/03/2011

    Quatro estrelas

    Olá pessoal, Podemos continuar discutindo esta temática participando de um grupo de discussões. Quem tiver interesse, basta acessar o link abaixo. http://www.br.groups.yahoo.com/group/brasilafro/


  • Simone Rios Silva, COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR MAGALHAES NETO , Bahia - disse:
    rioswesafe@hotmail.com

    02/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, pois estava buscando um norteamento para o desenvolvimento dos trabalhos em sala, visto que nossa escola não dispõem de material suficiente para a realização do mesmo. Hoje, teve a oportunidade de buscar através do portal ajuda para a melhoria das atividades.Sou grata a vc que disponibizou esse trab. como referência para a eficácia do desenvolvimentos de minhas aulas. Um Abraço, Simone Rios


  • gilnete de souza menezes, Escola Municipal Professora Edualdina Damásio , Bahia - disse:
    gilnetemenezes@yahoo.com.br

    14/11/2010

    Cinco estrelas

    Achei maravilosa a aula , bastante dinâmica onde despertará o interesse dos alunos . Parabéns a toda equipe.


  • RENATO MOISES DE SOUZA, ESCOLA MUNICIPAL MARECHAL RONDON , Bahia - disse:
    renatocdbr@hotmail.com

    29/09/2010

    Quatro estrelas

    Achei importante a aula/atividade pois na mesma temos temas importantes para reflexão e recursos de multimídias interessantes para deixar a aula mais atrativa.


  • Edna Madoka Assami, EM RUY ESPINDOLA , Mato Grosso do Sul - disse:
    docaassami@hotmail.com

    07/09/2010

    Cinco estrelas

    Como é muito difícil encontrar materiais que abordam a cultura afro barasileira e indígena, foi maravilhoso explorar este portal. Achei o material riquíssimo e completo, parabéns pelo projeto e todos esses recursos, que acompanham a tecnologia e a interdisciplinaridade.


  • shara barros, retiros dos artistas , Ceará - disse:
    shara.barros@hotmail.com

    21/05/2010

    Cinco estrelas

    achei muito interessante esse texto ele explica a importancia, que os alunos tenham o conhecimento de quais criterios estao sendo avaliados, para que se dediquem ao maximo na pesquisa. nesse periodo os alunos apressentam a comunidade escolar o resultadoda pesquisa.para apresentação de poder, direitos, audios,exposicao fotografica, bannes, jornais, apresentacoes de danca, musica, comidas tipicas, etc.


  • Giovanna, Colégio Mérito D' Maetone , Piauí - disse:
    giovanna_karyne@hotmail.com

    13/05/2010

    Cinco estrelas

    achei super legal a aula


  • Anna Erika , Escola Coronel José Abilio-Projeto Saberes da Terra , Pernambuco - disse:
    anna_c_almeida@hotmail.com

    12/05/2010

    Cinco estrelas

    MARAVILHOSA!!! aula com muitos recursos pedagógico, fogem daquelas aulas sem graça que usam apenas quadro giz e a imaginação do aluno


  • idenir faé de oliveira , escola 8 de maio , Mato Grosso do Sul - disse:
    idfae@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Trabalhar a cultura afro-brasileira, possibilita-nos concientizar a geração atual da importancia da participação dos negros na formação da cultura brasileira, ainda que tardia, me lembro da educação que recebi onde não mencionava a participação da cultura africana, e de uma abolição feita por bondade de uma princesa sem entrar em muitos detalhes, hoje vejo que o preconceito e a discriminação racial foram enraizados até dentro da educação familiar formando gerações preconceituosas.


  • Edinho Paraguassu, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado , São Paulo - disse:
    edinhoparaguassu@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sensacional!!!!!!! Quiça todos professores tem conhecimento e equipamento para utilizem desse fantástico recurso, pois a qualidade é algo imensuravel. Saudações lúdicas pedagógicas, Edinho Paraguassu


  • Élida Reis, Escola nova estrela guia , São Paulo - disse:
    elidadegaspari@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Querido José Alfredo, o vídeo você vai baixar uma vez só, salvá-lo e vai levar pra escola em um cd, ou pen drive para passar direto. Nunca irá pra sala de aula abrir uma sugestão de aula e faze-los esperar pra baixar o vídeo. Além da nossa amiga disponibilizar uma ajuda dessa ainda vamos reclamar?? É demais não?? Obrigada Juliana, suas aulas são muito boas!!!


  • RODRIGO CORRÊA LELIS, CENTRO DE ARTES CENICAS DO MARANHAO , Maranhão - disse:
    lelisrc@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    É um tema didático bastante proveitoso, pois não poderíamos entender a diversidade cultural brasileira se não focalizarmos a grande e importantíssima contribuição das etnias africanas que compõem com muitas outras a miscigenada feição brasileira.


  • Damaris Pereira Ribeiro dos Santos, EE ABIGAIL BORRALHO , Mato Grosso do Sul - disse:
    dam_dourados@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!!


  • tania maria goncalves pereira, PRUDENTE DR , São Paulo - disse:
    tania.marye@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei fantastico., inclusive o ano de 2009, eu aproveitei a tematica, para trabalhar a data comemorativa , processo de criacao com poema e musica e danca, Dia da conciencia negra, falamos sobre o quilombos e o zumbi, foi um projeto, onde eu fiz a transposicao didatica, da historia para arte.


  • Jerrilene Dantas e Rejane santos, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    lena_aguiar@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostamos da metodologia desenvolvida na aula, pois enriquece o conhecimento do aluno em relação a cultura afro-brasileira, possibilitando o prazer pela leitura, levando-o a uma aprendizagem significativa, através das diversidades textuais apresentadas na aula.


  • Aparecida Ferreira Rezende, Colégio Estadual Jerônimo Pereira Maia , Goiás - disse:
    apferreirarezende@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa a aula . Muito interessanta o jeito como foi planejada e repassada aos alunos


  • Cledimara Lonardoni Frigo, PARQUE ITAIPU C E DO E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    marafrigo_arte@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho, parabéns...


  • Leide Barbosa Neves, E M E F ORLANDO MARQUES DA PIEDADE , Pará - disse:
    l.eidebarbosa2008@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões da aula, os vídeos realmente demoram muito, mas o youtube nos oferece videos bem interessantes para apresentarmos aos alunos e abrilhantar ainda mais esta aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.