Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


(re) criando os esportes

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar e criar práticas desportivas adaptadas aos interesses e necessidades dos indivíduos.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regras básicas dos esportes a serem adaptados

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Serão discutidos com os alunos quais os motivos que levam as pessoas a modificarem os esportes (falta do espaço apropriado para a prática, deficiência física ou de habilidade corporal, entre outros)

Atividade 2:

Os alunos vivenciarão o voleibol sentado (voleibol adaptado para deficientes físicos). As principais regras estão inseridas em http://esporte.hsw.uol.com.br/parapan-americano10.htm http://www.youtube.com/watch?v=KtBSkl0GlgA

Atividade 3:

"Chocobol"

Objetivo: Esta atividade tem por objetivo trabalhar o passe e o arremesso ao chão e o trabalho em equipe.

Espaço: local aberto ou fechado que tenha pelo menos duas paredes livres, de preferência opostas.

Material: bola de borracha ou de handebol e dois jogos de coletes de cores diferentes.

Número de participantes: limitado apenas pelas dimensões do espaço e pela compreensão da dinâmica da atividade.

A atividade: consiste em passar a bola entre os membros de um mesmo grupo, sem utilizar drible (picar a bola no chão)  e sem deslocar com a posse da bola, com objetivo de marcar o ponto. Para começar o jogo será batido um “par ou impar”. O ponto é marcado quando um dos participantes lança a bola em direção ao chão e esta descreve a seguinte trajetória: chão-parede-chão, tocando apena uma vez. Após ter lançado a bola ao chão nenhum membro da equipe que lançou pode mais tocar na bola nem mesmo deslocar-se para proteger a trajetória e nem os participantes da equipe oposta podem interceptar a trajetória em nenhum momento, a não ser que a bola tenha atingido a parede. Para evitar o ponto, a outra equipe deve recuperar a bola somente após a mesma já ter tocada a parede e antes que atinja o chão. A bola NÃO pode ser recuperada no momento do passe e nem na mão de algum participante. A bola troca de equipe: quando cai no chão durante os passes; quando é recuperada após ser lançada em direção à parede depois de tocar a mesma; ou quando, ao ser lançada em direção ao chão, não atinja a parede. Após o ponto, a atividade será iniciada no local mais próximo da parede em que o ponto foi feito.

No primeiro contato com a atividade definir que cada grupo terá uma parede pré-estabelecida para tentar marcar o ponto. Depois que os participantes já estiverem dominando a dinâmica da atividade o ponto poderá ser tentando em qualquer uma das duas paredes.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos serão divididos em 4 grupos, onde cada grupo terá uma situação problema em comum, tendo que adaptar os esportes ( futebol, handebol, basquete e voleibol) à situação (uma bola qualquer e o pátio do colégio e um colega deficiente visual). Esta prática será vivenciada por todos da turma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.