Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O anúncio publicitário

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
Isabella Fernandes Pessoa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Será provocada no aluno a curiosidade e a capacidade de fazer uma leitura mais crítica de textos verbais e não-verbais. Com base em anúncios publicitários, a aula tem por objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de refletir, estimular e desenvolver a criatividade e a construir conhecimentos, a partir dos anúncios publicitários.

Por meio dos anúncios os alunos poderão identificar o público-alvo, observar como a imagem interfere ou não na produção de sentidos, bem como no uso das cores, no tamanho das letras e/ou imagens, e no uso dos slogans e das linguagens utilizadas.

Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Contextualização dos anúncios publicitários e seu papel na sociedade; os suportes nos quais ele circula e os conceitos de linguagem verbal e não verbal.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Para iniciar a atividade, o professor deve construir, juntamente com os alunos, uma abordagem das principais características do gênero anúncio publicitário, tais como: recursos visuais e linguísticos, frases curtas e concisas, palavras carregadas de significação, adjetivos, verbos no imperativo, construções sintáticas inusitadas, linguagem figurada, gírias, regionalismos e neologismos.

Por meio dessas características, tem-se como objetivo mostrar aos alunos que é a partir da linguagem e/ou da imagem utilizada nos anúncios que se constrói o sentido e que se processa a compreensão.

Enfatizar para os alunos que, muitas vezes, os anúncios publicitários têm como objetivo persuadir o leitor e, por isso, contam, muitas vezes, com a presença dos anúncios apelativos. Têm-se, como exemplo, as campanhas publicitárias de cervejas que colocam mulheres bonitas e vestidas com pouca roupa para chamar a atenção do público.

Em seguida, o professor exibirá o vídeo contido no sítio da internet http://www.youtube.com/watch?v=PZidaa1pT-8&feature=channel (acessado em 20 de agosto de 2009).

Logo após, iniciará uma discussão com a classe a respeito do vídeo e sobre o poder de persuasão do anúncio apresentado.

2ª aula:

O professor deve mostrar aos alunos os seguintes anúncios publicitários e perguntar qual é o produto anunciado e qual é o público alvo.

undefined

Figura 1 –Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_YAa02oqfpDM/Rg_YtlWf7NI/AAAAAAAAACQ/5RcPSRayCWg/s1600-h/aurelio.jpg

 Acesso em: 20 de agosto de 2009.

Figura 2 –Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/propaganda-de-carro-antigo-chevrolet-chevette-1974/

Acesso em: 20 de agosto de 2009.

undefined

Figura 3 – Fonte: http://tudodebomdow.blogspot.com/2007/12/propagandas-criativas.html

 Acesso em: 20 de agosto de 2009.

undefined

Figura 4 – Fonte: http://tudodebomdow.blogspot.com/2007/12/propagandas-criativas.html

 Acesso em: 20 de agosto de 2009.

undefined

Figura 5 – Fonte: http://blog.comunicabr.com/2009/02/18/midias-alternativas-pelo-mundo/

Acesso em: 06 de setembro de 2009.

Enquanto o professor ouve as respostas dos alunos, deverá solicitar a eles que justifiquem a resposta dada, provocando uma discussão na classe sobre diferenças de percepção e os motivos que os levaram a ler a imagem de forma diversa uns dos outros.

Após ouvir todas as respostas e discuti-las, o professor deverá fornecer as respostas:

-  A primeira propaganda é do Dicionário Aurélio.

- A segunda, do carro Chevette.

-  A terceira, do refrigerante Coca Cola.

-  A quarta, dos sanduíches Mc Donald’s.

-  E a quinta, de um produto de limpar vidros.

3ª aula:

O professor levará os alunos à biblioteca para pesquisar em revistas e jornais outros anúncios publicitários que possam chamar a atenção deles. Em seguida, a classe será dividida em grupos de três a cinco pessoas. Cada grupo apresentará 3 anúncios escolhidos e dirá o motivo das escolhas. O professor deve provocar discussões e reflexões, tais como:

  • Qual o público-alvo do anúncio?
  • Quais são os elementos que sugerem para qual público o anúncio é destinado?
  • O que mais chama a atenção nos anúncios escolhidos: as palavras ou as imagens?
  • Qual é a finalidade do anúncio publicitário escolhido: divulgar informações ao público ou divulgar artigos de compra com o fim de lucro financeiro?
  • E os anúncios publicitários que nós vemos ou lemos possuem diferentes finalidades?

Após a discussão, o professor deve solicitar aos alunos que respondam, por escrito, no caderno, às seguintes perguntas:

  • Para qual público este anúncio foi produzido?
  • Qual é a idade desses possíveis leitores?
  • Que outros produtos se identificam com o anúncio?
  • Que tipo de linguagem foi utilizada (escrita, visual, sonora)?
  • Os argumentos que são apresentados nos anúncios vêm ao encontro das expectativas dos possíveis consumidores?
  • Qual o efeito deste anúncio sobre você? Você seria seduzido por ele? Por quê?
  • A escolha das cores nos anúncios trouxe expressividade ao produto apresentado?
  • Qual é o principal objetivo do anúncio?

4ª aula:

Propor aos alunos que elaborem um anúncio publicitário com objetivo de divulgar artigos de compra. Eles deverão persuadir o público por meio do anúncio. O professor pode sugerir alguns artigos de consumo, como um carro, um tênis, panelas, computadores, cadernos etc.

A classe será dividida com os mesmos grupos de alunos d a aula anterior e o professor deixará que os grupos escolham os artigo s de compra que desejarem.

O professor poderá levar para a sala de aula revistas e jornais para que eles consultem.

Os materiais serão disponibilizados para que eles trabalhem durante a aula, como folhas A4 coloridas, revistas e jornais para recortes, canetas esferográficas, canetinhas e pincéis atômicos, tinta guache, tesoura, cola, papel fantasia, tampinhas de garrafa, botões, entre outros.

5ª aula:

Apresentação e exposição dos anúncios elaborados para toda a classe com o objetivo de contribuir para a apropriação das intenções dos anúncios publicitários utilizando os recursos estudados durante as quatro aulas. A apresentação dará condições para que o aluno se aproprie melhor das características do gênero estudado, desenvolvendo também a oralidade, a leitura e a escrita.

Os alunos deverão apresentar qual é o produto escolhido, qual é o principal objetivo do anúncio, como foi o processo de construção do trabalho, que tipo de linguagem foi utilizado, quem é o público alvo, quais foram as cores e as imagens utilizadas, bem como os slogans etc.
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante o processo de apresentação dos grupos sobre os anúncios escolhidos e sobre a elaboração e a apresentação dos anúncios publicitários criados por eles. Essas serão quantitativas e cada uma terá a escala de avaliação de 1,0 a 5,0 para cada membro do grupo, observando a pronúncia, a habilidade de expressar as ideias, o uso correto da gramática e o vocabulário apropriado para o nível da turma.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • VERA LUCIA DE OLIVEIRA MACEDO, COLÉGIO ESTADUAL UYARA PORTUGAL , Bahia - dijo:
    vlom.pcba@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é simplesmente maravilhosa, criativa, tem o poder de aguçar a curiosidade e a percepção do aluno, além de ser interativa, pois no momento em que os alunos começarem a elaborar o seu produto, ele poderá usar os recursos tecnológicos educacionais na sua escola e produzir coisas bastante criativas. Também poderão ser usados uma variedade enorme de anúncios de propaganda diversa. A idealizadora dessa aula está de parabéns da forma como conduziu essa atividade.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.