29/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Será provocada no aluno a curiosidade e a capacidade de fazer uma leitura mais crítica de textos verbais e não-verbais. Com base em anúncios publicitários, a aula tem por objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de refletir, estimular e desenvolver a criatividade e a construir conhecimentos, a partir dos anúncios publicitários.
Por meio dos anúncios os alunos poderão identificar o público-alvo, observar como a imagem interfere ou não na produção de sentidos, bem como no uso das cores, no tamanho das letras e/ou imagens, e no uso dos slogans e das linguagens utilizadas.
Contextualização dos anúncios publicitários e seu papel na sociedade; os suportes nos quais ele circula e os conceitos de linguagem verbal e não verbal.
1ª aula:
Para iniciar a atividade, o professor deve construir, juntamente com os alunos, uma abordagem das principais características do gênero anúncio publicitário, tais como: recursos visuais e linguísticos, frases curtas e concisas, palavras carregadas de significação, adjetivos, verbos no imperativo, construções sintáticas inusitadas, linguagem figurada, gírias, regionalismos e neologismos.
Por meio dessas características, tem-se como objetivo mostrar aos alunos que é a partir da linguagem e/ou da imagem utilizada nos anúncios que se constrói o sentido e que se processa a compreensão.
Enfatizar para os alunos que, muitas vezes, os anúncios publicitários têm como objetivo persuadir o leitor e, por isso, contam, muitas vezes, com a presença dos anúncios apelativos. Têm-se, como exemplo, as campanhas publicitárias de cervejas que colocam mulheres bonitas e vestidas com pouca roupa para chamar a atenção do público.
Em seguida, o professor exibirá o vídeo contido no sítio da internet http://www.youtube.com/watch?v=PZidaa1pT-8&feature=channel (acessado em 20 de agosto de 2009).
Logo após, iniciará uma discussão com a classe a respeito do vídeo e sobre o poder de persuasão do anúncio apresentado.
2ª aula:
O professor deve mostrar aos alunos os seguintes anúncios publicitários e perguntar qual é o produto anunciado e qual é o público alvo.
Figura 1 –Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_YAa02oqfpDM/Rg_YtlWf7NI/AAAAAAAAACQ/5RcPSRayCWg/s1600-h/aurelio.jpg
Acesso em: 20 de agosto de 2009.
Figura 2 –Fonte: http://www.noticiasautomotivas.com.br/propaganda-de-carro-antigo-chevrolet-chevette-1974/
Acesso em: 20 de agosto de 2009.
Figura 3 – Fonte: http://tudodebomdow.blogspot.com/2007/12/propagandas-criativas.html
Acesso em: 20 de agosto de 2009.Figura 4 – Fonte: http://tudodebomdow.blogspot.com/2007/12/propagandas-criativas.html
Acesso em: 20 de agosto de 2009.
Figura 5 – Fonte: http://blog.comunicabr.com/2009/02/18/midias-alternativas-pelo-mundo/
Acesso em: 06 de setembro de 2009.
Enquanto o professor ouve as respostas dos alunos, deverá solicitar a eles que justifiquem a resposta dada, provocando uma discussão na classe sobre diferenças de percepção e os motivos que os levaram a ler a imagem de forma diversa uns dos outros.
Após ouvir todas as respostas e discuti-las, o professor deverá fornecer as respostas:
- A primeira propaganda é do Dicionário Aurélio.
- A segunda, do carro Chevette.
- A terceira, do refrigerante Coca Cola.
- A quarta, dos sanduíches Mc Donald’s.
- E a quinta, de um produto de limpar vidros.
3ª aula:
O professor levará os alunos à biblioteca para pesquisar em revistas e jornais outros anúncios publicitários que possam chamar a atenção deles. Em seguida, a classe será dividida em grupos de três a cinco pessoas. Cada grupo apresentará 3 anúncios escolhidos e dirá o motivo das escolhas. O professor deve provocar discussões e reflexões, tais como:
Após a discussão, o professor deve solicitar aos alunos que respondam, por escrito, no caderno, às seguintes perguntas:
4ª aula:
Propor aos alunos que elaborem um anúncio publicitário com objetivo de divulgar artigos de compra. Eles deverão persuadir o público por meio do anúncio. O professor pode sugerir alguns artigos de consumo, como um carro, um tênis, panelas, computadores, cadernos etc.
A classe será dividida com os mesmos grupos de alunos d a aula anterior e o professor deixará que os grupos escolham os artigo s de compra que desejarem.
O professor poderá levar para a sala de aula revistas e jornais para que eles consultem.
Os materiais serão disponibilizados para que eles trabalhem durante a aula, como folhas A4 coloridas, revistas e jornais para recortes, canetas esferográficas, canetinhas e pincéis atômicos, tinta guache, tesoura, cola, papel fantasia, tampinhas de garrafa, botões, entre outros.
5ª aula:
Apresentação e exposição dos anúncios elaborados para toda a classe com o objetivo de contribuir para a apropriação das intenções dos anúncios publicitários utilizando os recursos estudados durante as quatro aulas. A apresentação dará condições para que o aluno se aproprie melhor das características do gênero estudado, desenvolvendo também a oralidade, a leitura e a escrita.
Os alunos deverão apresentar qual é o produto escolhido, qual é o principal objetivo do anúncio, como foi o processo de construção do trabalho, que tipo de linguagem foi utilizado, quem é o público alvo, quais foram as cores e as imagens utilizadas, bem como os slogans etc.A avaliação deverá ocorrer durante o processo de apresentação dos grupos sobre os anúncios escolhidos e sobre a elaboração e a apresentação dos anúncios publicitários criados por eles. Essas serão quantitativas e cada uma terá a escala de avaliação de 1,0 a 5,0 para cada membro do grupo, observando a pronúncia, a habilidade de expressar as ideias, o uso correto da gramática e o vocabulário apropriado para o nível da turma.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasA aula é simplesmente maravilhosa, criativa, tem o poder de aguçar a curiosidade e a percepção do aluno, além de ser interativa, pois no momento em que os alunos começarem a elaborar o seu produto, ele poderá usar os recursos tecnológicos educacionais na sua escola e produzir coisas bastante criativas. Também poderão ser usados uma variedade enorme de anúncios de propaganda diversa. A idealizadora dessa aula está de parabéns da forma como conduziu essa atividade.