Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Economia... pra que?

 

28/10/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Suelen Fernanda Machado

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que vem a ser economia;
  • Refletir sobre a importância da economia para a sociedade;
  • Aprender formas de economizar no dia-a-dia;
Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio;

Estratégias e recursos da aula

Obs: para esta aula pedir que os alunos tragam antecipadamente diferentes embalagens de produtos alimentícios. Além disso, o professor poderá utilizar caixas de papelão e outros objetos para encenar um grande mercado. Terão de estar disponíveis: "bens", tais como: comida, roupas, carros, brinquedos, casas, computadores, etc. "Serviços": transporte, educação, comunicação, saúde, lazer, etc.

O professor prepara em sala de aula um grande mercado. Neste mercado estão expostos diferentes tipos de produtos: bens de consumo e serviço (como descritos acima). É importante que se tenha repetido o mesmo produto com valores diferentes. Dividir a turma em pequenos grupos e dar para cada um deles uma quantia em dinheiro (fictício). Os grupos representam famílias (pais, filhos, tios, avós) e como famílias deverão comprar no mercado o que julgarem essencial para cada uma delas. É importante que os alunos criem o perfil da família e decidam por si só o que é essencial comprar. Cada produto deve ter um valor, e o dinheiro deve ser limitado. Sugerimos que grupo receba um salário mínimo, para valorizar o dinheiro e refletir como vivem a maioria dos brasileiros.

Descrição da atividade:

  • O mercado fica exposto para a toda a sala de aula;
  • O grupo de alunos apresenta o "perfil" da família (quantos filhos, idade, se trabalham, atividades, etc) para os demais membros da classe;
  • Cada grupo, separadamente, deverá comprar os produtos que julgarem essenciais para a sobrevivência da família;
  • Deverão expor para a turma o porquê de estar comprando tal produto e não outro;
  • Deverão também definir metas de economia e explicar para o grupo como colocarão em prática;

Após cada grupo realizar suas compras o professor abre espaço para debate:

  • Que família gastou mais?
  • Tivemos famílias que compraram produtos desnecessários? Que produtos? Por quê?
  • Qual família demonstrou melhor estratégia para economizar?
  • Se todas as famílias pudessem comprar o que quissessem teríamos produtos suficientes para todos?
  • Quais seriam as consequências deste ato?
  • O que isso tudo tem a ver com a economia?

Todos nós, desde nosso nascimento, consumimos produtos. Apesar disso, quase nunca paramos para refletir sobre:

  • Porque é importante economizar?
  • Qual a importância da economia para a sociedade?
  • Como vivem os brasileiros que recebem um salário mínimo nacional?

Para discutir mais sobre o assunto e entender melhor a origem da economia e seu papel na sociedade sugerimos que o professor navegue com os alunos no seguinte site CANAL KIDS, em:

http://www.canalkids.com.br/bankids/oque.htm

O site sugerido apresenta o conceito e significado da economia de forma dinâmica e prazerosa aos alunos. A leitura poderá ser realizada por todos, de forma coletiva.

        
            undefined

Durante a navegação no site o professor deverá orientar os estudantes para que anotem em seu caderno as principais dúvidas, pois serão discutidas tão logo a turma conclua a atividade. Sugerimos que o Professor combine com os alunos o tempo de leitura e exploração dos recursos deste site sugerido. Nas discussões é importante além das dúvidas que o professor complemente as informações ali encontradas com outros textos e informações que julgar necessário.

Critérios de Avaliação:

Ainda no laboratório de infomática, jogar com os alunos o jogo do orçamento. Uma dica: o professor deve jogar a primeira vez com toda a turma, por meio de recurso multimídia (um datashow ligado ao computador ou o computador ligado a TV). Seria interessante para explicar a todos as regras do jogo e mostrar os comandos.

undefined

Jogo do orçamento

Sobre o recurso: "Orçamento é um planejamento de contas. Você já deve ter visto seus pais avaliando quanto podem gastar e quanto devem economizar com alimentação, vestuário, educação e outros itens. Os governantes  precisam fazer o mesmo. A diferença é que o dinheiro que eles devem  usar é do contribuinte. A forma como esse dinheiro pode e deve ser investido é coisa tão séria, que existe uma lei que autoriza o presidente da República e os governantes a realizarem as Despesas Públicas, além de prever todos os gastos do governo: pagamento de salários, compra de medicamentos, construção de escolas, manutenção dos prédios e órgãos públicos, restauração das estradas, etc.

Disponível no site: http://www.plenarinho.gov.br/diversao/reportagens-publicadas/jogo-do-orcamento Acesso em: 14/09/2009.

O objetivo de utilizar este jogo com os alunos é fazer com que se coloquem no lugar de administradores da cidade, percebendo assim as dificuldades que surgem quando falamos em administrar dinheiro. Além disso, poderão ser discutidos também o papel do dinheiro público e a importância de acompanhar os gastos governamentais com nosso dinheiro.

Solicitar que os alunos respondam e entreguem em sala de aula por escrito as seguintes questões:

  • O que é economia afinal?
  • Para que serve a economia na sociedade?
  • De que maneiras podemos economizar no dia-a-dia?

Os alunos deverão pesquisar com os pais se eles costumam economizar em casa. No que economizam e que meios utilizam para colocar em prática ações de economia.

É importante fazer um planejamento dos gastos mensais e aplicar de parte dos recursos para uma eventual necessidade.

COMO FAZER UM ORÇAMENTO

Lápis e papel na mão o grupo deve calcular seus gastos no mês, considerando:

- Morar

- Comer;

- Estudar;

- Saúde;

- Vestir;

- Cuidados Pessoais;

- Ir e Vir;

- Lazer;

Após esta atividade, vamos registrar as situações dos vários grupos formados e verificar o que foi bem compreendido e o que ainda é necessário retomar em relação ao tema da aula.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo do orçamento Animação/simulação
Recursos Complementares

Texto que fala sobre importância do dinheiro público: http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/dinheiro-publico-e-seu-tambem/?searchterm=dinheiro%20p%C3%BAblico.

Jogo da Água: Jogo em que você irá descobrir as melhores maneiras de economizar um dos recursos mais importantes do mundo: a água.

http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogodaagua/Jogo_da_Agua.swf

Salário mínimo brasileiro: http://www.portalbrasil.net/salariominimo.htm

Avaliação

Critérios de avaliação:

  • Participação dos alunos durante a compra dos produtos;
  • Elvolvimento com o grupo;
  • Uso da linguagem verbal/gramatical;
  • Habilidades demonstradas frente à resoluções de problemas;
  • Uso de argumentos;
  • Criatividade;
  • Capacidade de interpretação de texto;
  • Uso da linguagem verbal e gramatical;
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.