27/10/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
• Ler, compreender e interpretar as letras de música;
• Refletir sobre esse tema atual e suas implicações na vida cotidiana;
• Perceber as críticas contidas nos textos;
• Opinar e argumentar sobre o tema discutido.
• Habilidades básicas de leitura.
Etapa 1:
Os pais deixam vocês saírem sozinhos ou eles têm medo da violência?
Quais as medidas de precaução que podemos tomar para nos proteger da violência?
Estamos protegidos da violência dentro de nossas casas?
Quais são os recursos que podemos utilizar para nos proteger dentro de nossas casas?
Essas medidas são eficazes?
É interessante que os alunos percebam como, cada vez mais, cresce o medo que as pessoas têm da violência. Por isso, elas investem em alarmes, em seguros, em câmeras de segurança, em porteiros, etc. Mas nem sempre esses recursos são eficazes e impedem a ação dos bandidos.
Etapa 2:
Antes de iniciar a leitura e a escuta da música abaixo, pergunte aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar da banda “Engenheiros do Hawaii”. Em seguida, explique que eles ouvirão uma música chamada “Muros e grades”. Pelo título, pergunte qual o assunto que eles imaginam que será tratado na canção.
Levar a letra da música abaixo, fotocopiada para os alunos. Além disso, é muito importante levar também a música gravada em um CD para os alunos ouvirem a melodia. É recomendável que os alunos ouçam pelo menos duas vezes a música.
Abaixo há um link para conseguir a música na internet:
http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/45733/
Música 1:
Muros e Grades
Engenheiros do Hawaii
Composição: Humberto Gessinger - Augusto Licks
Nas grandes cidades, no pequeno dia-a-dia
O medo nos leva tudo, sobretudo a fantasia
Então erguemos muros que nos dão a garantia
De que morreremos cheios de uma vida tão vazia
Nas grandes cidades de um país tão violento
Os muros e as grades nos protegem de quase tudo
Mas o quase tudo quase sempre é quase nada
E nada nos protege de uma vida sem sentido
Um dia super, uma noite super, uma vida superficial
Entre as sombras, entre as sobras da nossa escassez
Um dia super, uma noite super, uma vida superficial
Entre cobras, entre escombros da nossa solidez
Nas grandes cidades de um país tão irreal
Os muros e as grades nos protegem de nosso próprio mal
Levamos uma vida que não nos leva a nada
Levamos muito tempo pra descobrir
Que não é por aí... não é por nada não
Não, não pode ser... é claro que não é, será?
Meninos de rua, delírios de ruínas
Violência nua e crua, verdade clandestina
Delírios de ruína, delitos e delícias
A violência travestida faz seu trottoir
Em armas de brinquedo, medo de brincar
Em anúncios luminosos, lâminas de barbear
(solidez)
Viver assim é um absurdo como outro qualquer
Como tentar o suicídio ou amar uma mulher
Viver assim é um absurdo como outro qualquer
Como lutar pelo poder
Lutar como puder
Etapa 3:
Após a escuta da música, realize atividades de interpretação. Seguem abaixo algumas sugestões de atividades.
1) O autor se refere a uma garantia oferecida pelo erguimento de muros. Trata-se, na realidade, de uma ironia. Quais seriam os prejuízos de uma vida confinada entre muros?
2) Os autores fazem uma crítica à sociedade moderna. Nessa crítica, a quem é dada a responsabilidade dos males:
a) aos políticos
b) aos bandidos
c) aos meninos de rua
d) a toda a sociedade
3) Segundo os autores, a violência encontra-se “travestida”, isto é, disfarçada em “armas de brinquedos”, “anúncios luminosos”.
a) A que se refere a expressão “anúncios luminosos”?
b) Que tipo de violência poderia estar embutida nesses anúncios?
"Os muros e as grades nos protegem de quase tudo
Mas o quase tudo quase sempre é quase nada
E nada nos protege de uma vida sem sentido"
Etapa 4:
Antes de iniciar a leitura e a escuta da música abaixo, pergunte aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar da banda “Titãs”. Em seguida, explique que eles ouvirão uma música chamada “Violência”. Pergunte aos alunos se eles imaginam que esta música vai concordar ou discordar da música anterior.
Levar a letra da música abaixo, fotocopiada para os alunos. Além disso, é muito importante levar também a música gravada em um CD para os alunos ouvirem a melodia. É recomendável que os alunos ouçam pelo menos duas vezes a música.
Abaixo há um link para conseguir a música na internet:
http://letras.terra.com.br/titas/86522/
Música 2:
Violência
Titãs
Composição: Sérgio Britto / Charles Gavin
O movimento começou, o lixo fede nas calçadas.
Todo mundo circulando, as avenidas congestionadas.
O dia terminou, a violência continua.
Todo mundo provocando todo mundo nas ruas.
A violência está em todo lugar.
Não é por causa do álcool,
Nem é por causa das drogas.
A violência é nossa vizinha,
Não é só por culpa sua,
Nem é só por culpa minha.
Violência gera violência.
Violência doméstica, violência cotidiana,
São gemidos de dor, todo mundo se engana...
Você não tem o que fazer, saia pra rua,
Pra quebrar minha cabeça ou pra que quebrem a sua.
Violência gera violência.
Com os amigos que tenho não preciso inimigos.
Aí fora ninguém fala comigo.
Será que tudo está podre, será que todos estão vazios?
Não existe razão, nem existem motivos.
Não adianta suplicar porque ninguém responde,
Não adianta implorar, todo mundo se esconde.
É difícil acreditar que somos nós os culpados,
É mais fácil culpar deus ou então o diabo.
*``O crime é venerado e posto em uso por toda terra,
De um pólo a outro se imolam vidas humanas.
No reino de Zópito os pais degolam os próprios filhos,
Seja qual for o sexo, desde que sua cara não lhes agrade.
Os coreanos incham o corpo da vítima a custa de vinagre
E depois de estar assim inchado, matam-no a pauladas.
Os irmãos Morávios mandavam matar com cócegas''
* Fragmentos de "Dissertação do Papa sobre o crime seguido de orgia'' (Marquês de Sade)
Seleção: Branco Mello
Etapa 5:
Após a escuta da música, realize atividades de interpretação. Seguem abaixo algumas sugestões de atividades.
1) A música faz referência aos males de uma típica cidade grande moderna. Cite alguns desses males enunciados pelos músicos.
2) Releia os seguintes versos:
"É difícil acreditar que somos nós os culpados,
É mais fácil culpar deus ou então o diabo."
Podemos afirmar que esses versos representam:
a) u ma hostilidade para com as religiões
b) uma crítica ao fato de a sociedade não encarar os problemas e eleger falsos culpados
c) uma maneira alegórica de encarar os problemas sociais
d) uma forma eficiente de resolver os problemas sociais, uma vez que canaliza as preocup ações da sociedade
3) Explique, com suas palavras, o verso:
"Violência gera violência."
4) Reescreva os versos abaixo, substituindo os termos grifados, sem alterar o sentido dos versos:
"Não é por causa do álcool,
Nem é por causa das drogas."
5) Quanto aos culpados pela violência na cidade, podemos afirmar que os autores da primeira música concordam com os da segunda música? Justifique sua resposta.
Produção de texto
A primeira música, Muros e Grades, chama a atenção para o fato de que o erguimento de muros contra a violência gera efeitos, talvez, imprevistos, como o isolamento, o resfriamento das relações humanas. A segunda música, Violência, chama a atenção para os escapismos ou os subterfúgios que a sociedade emprega para conviver com a violência, relegando a culpa a Deus ou ao Diabo. Em que pese as diferenças, ambas as músicas chamam a atenção para o seguinte fato: a sociedade é a culpada pela própria violência (ou seja, não apenas uma parcela dela, como os políticos corruptos, os delinquentes, ladrões, e outros, como muitos creem). Baseado nisto, peça aos alunos que desenvolvam um texto posicionando-se contra ou a favor desta assertiva:
"A sociedade inteira é culpada direta ou indiretamente pela violência"
Se preferir, sugira que os alunos se expressem em forma de música (qualquer gênero musical: rap, hip hop, pagode, etc). Em seguida, solicite que apresentem as produções para a turma.
Quatro estrelas 12 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2015
Cinco estrelasExcelente aula,a música é uma forma excelente´para tratar de assuntos váriados,parabéns,esse assunto veio a tona,com os acontecimentos ,e problemas sociais q estamos enfrentando.
18/08/2013
Cinco estrelasParabéns! a abordagem é perfeita. Trabalho num programa de assistência a vítimas de violência e é exatamente o que está faltando nas escolas, abordar o tema de forma clara e objetiva. Você conseguiu. Sua aula está maravilhosa.
20/11/2012
Cinco estrelasESTAMOS FAZENDO UMA FEIRA CULTURAL SOBRE ESTILOS MUSICAIS. ACHEI ÓTIMO.
04/07/2012
Quatro estrelasmaravilhoso, gostei muito!
26/06/2012
Quatro estrelasGostei muito, acho que devemos trabalhar mais as músicas em sala de aula, possibilita a interpretação e a contextualização.
20/06/2011
Cinco estrelasAdorei as sugestões de atividades me ajudaram bastante.
19/10/2010
Quatro estrelasEstava procurando algo sobre violência, encontrei esse projeto gostei muito porque com a leitura desse projeto fui tendo algumas idéias vou registrar e discutir com minha coordenadora. Oprojeto estar ótimo.Parabéns até a proxima.
06/04/2010
Quatro estrelasAdoro trabalhar com músicas e foi muito válida a sugestão de aula. Obrigada!
28/03/2010
Cinco estrelasAula excelente
24/03/2010
Cinco estrelasTrabalhar a violência é extremamente necessário. A cada dia nos deparamos com violentas surpresas. Além disso, os recursos foram bem selecionados, a música apropriadíssima.Esta é uma excelente aula.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente a aula .
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do projeto. Muito oportuno para os tempos atuais. Parabéns!