Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Porque o futebol é tão popular no Brasil?

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar alguns fatores que fazem o futebol ser tão popular no Brasil.

Duração das atividades
3 aulas (150 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Processo histórico do futebol (aula “De onde surgiu o futebol?”).

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1:

 Os alunos serão reunidos em roda e serão indagados sobre quais as formas que eles conseguem jogar futebol, e quais materiais podem ser utilizados para esta prática. A partir das respostas dos alunos, selecionaremos algumas das respostas dos mesmos para praticar.

Vivenciando as várias formas do futebol: Os alunos seão divididos em grupos e vivenciarão alguns jogos e brincadeiras que remetem o futebol. Sugestões de atividade:

Golzinho de praia:  será delimitado um espaço com dois "gols" marcados com pedras, garrafas, chinelos, etc. de tamanho reduzido (cerca de um passo). será considerado ponto quando a bola cruzar este espaço demarcado, utilizando somente os pés, tal como o futebol tradicional. primeiramente, utilizaremos bolas de futebol. Após um tempo determinado, sugerimos uma variação de materiais para a "bola", como garrafas pet, bolas feitas com meias velhas,  ltinhas de refrigerante amassadas, etc.

undefined

http://2.bp.blogspot.com/_hQrXpVmytvE/SQyDviRVU8I/AAAAAAAAAPU/x_N_BNGv6j0/s400/4%C2%B0+Futebol+de+Rua+DCI+2008+part.+2+010.jpg

Gol a gol: será marcado dois gols tal como na atividade anterior, entretanto com dimensões maiores (cerca de 4 ou 5 passos), onde os alunso, em dupla, deverão fazer gol na equipe adversária sem, entretanto, passar do seu campo (uma linha central irá dividir o espaço em dois campos). Aos jogadores, é possivel utilizar as maõs para defender os chutes adversários.  o jogo termina após uma das equipes fizer 3 gols.

undefined

http://yadayada.hex.com.br/wp-content/golagol.gif

Muriaé: esta atividade conta com 3 participantes: 1 goleiro e 2 jogadores que ficarão na "linha". estes deverão fazer gol, sendo que só será autorizado quando realizarem 3 toques. Além disto, o goleiro poderá sair da região do gol para pegar a bola. Se caso este encoste, deixará o gol e tomará o lugar do atacante que perdeu a posse da bola. Após ter sofrido 3 gols, o goleiro é considerado "mofado" e deverá tomar a posse da bola 2 vezes para que saia desta função.

Altinho: Mesma metodologia da atividade supracitada, entretanto, os atacantes serão autorizados depois de fazer 3 toques sem deixar a bola encostar no chão.

Bobinho: Os alunos farão uma roda, com um ficando dentro desta. O objetivo é que este aluno (o "bobo") pegue a bola, e que os alunos que estão na roda não deixem isto acontecer. Os participantes não podem utilizar as mãos para que isto aconteça. Caso o "bobo" deixe que a bola passe entre as pernas (ou "tomar uma caneta") este será mofado, tal como no muriaé.

undefined

http://1.bp.blogspot.com/_RjTjyYcG85c/Sq7ftzpV-YI/AAAAAAAADhk/lFXiwXhEqeI/s400/Jogo+bobinho.JPG

Jogo dos 10 passes: A turma será dividida em duas equipes. O objetivo desta atividade é realizar 10 passes sem que a outra equipe encoste na bola. ao isto acontecer, perde-se a posse da bola e a outra equipe passa a ter este objetivo.

Tatiquinha: O objetivo desta atividade é deixar a bola o maior tempo sem deixá-la cair no chão sem utilizar as mãos. A cada toq ue com uma parte do corpo, é computado um ponto. Sugerimos que seja feito um desafio individual e coletivo de 15 pontos, sempre aumentando.

Atividade 3:

Discutir com os alunos a respeito da facilidade de se praticar o futebol (questão de adaptação de espaço físico, da “bola”, da infinidade de jogos e brincadeiras que podem ser realizadas etc.), e se existe a mesma facilidade com outros esportes. Além disso, relatar aos alunos que esta facilidade foi um dos principais fatores que levou o futebol se tornar tão popular.

Avaliação

Realização de pesquisa para casa em livros, na Internet ou entrevistas fazendo um levantamento a respeito das diferentes variações existentes do futebol (futebol de praia, muriaé, gol a gol, etc.)

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.