16/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno será capaz de identificar os fatores que levaram a criação dos jogos olímpicos da antiguidade e dos tempos modernos.
Não há.
os alunos serão questionados sobre o que eles conhecem dos jogos olímpicos (o que é, se são realizados todos os anos, quem inventou, etc.) após as respostas dos alunos, exibir os filmes contidos em
http://www.youtube.com/watch?v=i5AG61nVJeQ e http://www.youtube.com/watch?v=EJ2eaWbPo0Q, onde será apresentado o histórico dos jogos olímpicos da antiguidade.
após a exibição do vídeo, os alunos farão uma vivência das atividades que faziam parte dos jogos olímpicos da antiguidade apresentados nos vídeos (corrida, lançamento de dardo, arremesso de peso, luta com a espada e com o escudo).Obs.: para a luta com espada, sugerimos que seja feita a espada de jornal tal como aula proposta em http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/vamos-luta-466873.shtml.
exibir o vídeo sobre os jogos olímpicos modernos, contida em http://www.youtube.com/watch?v=F0Jofehe6Pc. Após a exibição, discutir com os alunos quais são os principais objetivos dos jogos olímpicos e se há a possibilidade de adaptá-los para a turma.
Os alunos serão apresentados à algumas provas adaptadas dos jogos olímpicos da antiguidade e será proposto que eles participem das mesmas.
Corrida: serão demarcadas raias de cerca de 1 metro de largura por 25 metros de comprimento. Cada aluno ficará em um destas e, ao sinal do professor, todos correrão até a marca final. Sugermios aqui 8 raias.
Arremesso de peso: o professor cosntruirá com os alunos "pesos", com um pequeno saquinho cheio de areia envoltos a meias velhas. Cada aluno terá três chances para arremessar a bola o mais longe possível, a partir de uma marca que será feita no chão.
Luta com espada: os alunos deverão construir uma espada e sua armadura tal como é apresentado em
após a vivência lançar algumas perguntaas em relação ao tema:
Qual das atividades que vocês realizaram se assemelham ao jogos olímpicos atuais?
Quais as diferenças entre os dois?
Os alunos deverão, coletivamente, escolher alguns esportes por eles conhecidos, adaptando-os para a realização dos "jogos olímpicos da turma”
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!