Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os jogos olímpicos.

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar os fatores que levaram a criação dos jogos olímpicos da antiguidade e dos tempos modernos.

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

os alunos serão questionados sobre  o que eles conhecem dos jogos olímpicos (o que é, se são realizados todos os anos, quem inventou, etc.) após as respostas dos alunos, exibir os filmes contidos em

http://www.youtube.com/watch?v=i5AG61nVJeQ e http://www.youtube.com/watch?v=EJ2eaWbPo0Q, onde será apresentado o histórico dos jogos olímpicos da antiguidade.

Atividade 2:

após a exibição do vídeo, os alunos farão uma vivência das atividades que faziam parte dos jogos olímpicos da antiguidade apresentados nos vídeos (corrida, lançamento de dardo, arremesso de peso, luta com a espada e com o escudo).Obs.: para a luta com espada, sugerimos que seja feita a espada de jornal tal como aula proposta em http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/vamos-luta-466873.shtml.

Atividade 3:

exibir o vídeo sobre os jogos olímpicos modernos, contida em http://www.youtube.com/watch?v=F0Jofehe6Pc. Após a exibição, discutir com os alunos quais são os principais objetivos dos jogos olímpicos e se há a possibilidade de adaptá-los para a turma.

Atividade 4:
As olimpíadas de antigamente:

Os alunos serão apresentados à algumas provas adaptadas dos jogos olímpicos da antiguidade e será proposto que eles participem das mesmas.

Corrida: serão demarcadas raias de cerca de 1 metro de largura por 25 metros de comprimento. Cada aluno ficará em um destas e, ao sinal do professor, todos correrão até a marca final. Sugermios aqui 8 raias.

Arremesso de peso: o professor cosntruirá com os alunos "pesos", com um pequeno saquinho cheio de areia envoltos  a meias velhas. Cada aluno terá três chances para arremessar a bola o mais longe possível, a partir de uma marca que será feita no chão. 

Luta com espada: os alunos deverão construir uma espada e sua armadura tal como é apresentado em

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/vamos-luta-466873.shtml.

Atividade 5:

após a vivência lançar algumas perguntaas em relação ao tema:

Qual das atividades que vocês realizaram se assemelham ao jogos olímpicos atuais?

Quais as diferenças entre os dois?

Avaliação

Os alunos deverão, coletivamente, escolher alguns esportes por eles conhecidos, adaptando-os para a  realização dos "jogos olímpicos da turma”

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.