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Os esportes pouco conhecidos no Brasil: o beisebol

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar fatores limitadores de determinadas práticas desportivas, bem como construir materiais alternativos para a prática dos mesmos.

Duração das atividades
2 aulas (100 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O histórico dos jogos olímpicos, o histórico do futebol.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1:

Reunir os alunos em um laboratório de informática com computadores conectados à Internet ou em livros e textos fornecidos pelo professor e realizar uma pesquisa a respeito dos esportes dos jogos olímpicos dos tempos modernos.

Atividade 2:

Questionar os alunos a respeito dos esportes pesquisados, quais destes eles conhecem e/ou praticaram (direcionar até chegar no beisebol). Além disso, discutir com eles quais os fatores que fazem determinados esportes não serem praticados no Brasil (retomar as discussões da aula do histórico do futebol no que tange a falta de material).

Atividade 3:

Apresentar aos alunos as principais regras do beisebol, contidas em http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/basebol/regras-basicas-do-basebol.php , e propor formas de adaptar o material necessário para o jogo (pode-se adaptar o taco com uma garrafa pet colocada na ponta de um cabo de vassoura com a ponta "lixada" mo cimento ou asfalto e a bolinha pode ser feita de meia). Neste momento, o professor deverá discutir com os alunos as regras e, a partir das características do grupo, do local, e do material construído adaptar as regras do esporte.

Atividade 4:

Montar os tacos com a participação dos alunos (pode-se abrir espaço para que os alunos enfeitem os seus “tacos”).

Atividade 5:

Os alunos deverão vivenciar formas variadas de rebater e lançar a bola, de forma a ter um mínimo domínio da dimensão técnica dos movimentos citados. Para tal, propomos algumas atividades, tais como:

Marcar um alvo (círculo) em uma parede e pedir que os alunos lancem de modo a acertá-lo;

Em dulpas, um aluno lançe a bola para que o companheiro acrete-a. Após algum tempo, trocar a ordem (ou seja, quem está lançando passa a rebater);

Organizar vários campos de "bete" ou "taco". Para esta atividade, será necessário um espaço amplo e aberto, duas garrafaas pet e o material construído para a pratica do beisebol. Cada equipe é composta por dois jogadores, sendo uma dupla designada para jogar com os tacos e outra com a bolinha. O objetivo da equipe que detém a bolinha é derruba a casinha (garrafa pet), enquanto a equipe com o taco tem que defendê-la, bem como tentar rebatê-la de modo a trocar de casinha, marcando, assim, pontos. A cada troca é marcado 10 pontos. O jogo termina quando a equipe consegue marcar 100 pontos. para derrubar a casinha, os lançadores só podem fazê-la se os rebatedores não estiverem com seus tacosdentro de um circulo desenhado no chão e onde fica a casinha. outras regras podem ser encontradas em :

http:/ /www.scribd.com/doc/95 275/regras-do-Bete

 

http://gabrielgs.wordpress.com/2008/08/29/vamos-jogar-bets-nao-sabe-o-que-e-bets-bets-e-o-jogo-taco/

Atividade 6:o basebol adaptado:

Propomos aqui uma forma adaptada do esporte basebol. A idéia desta atividade é construir, conjuntamente com os alunos, um conjunto de regras de acordo com as necessidades do grupo.

Tal como no bete, será feito dois círculos no chão, entretanto, sem as casinhas. O objetivo do jogo é marcar pontos, que só serão marcados quando um batedor conseguir correr de um círculo para o outro. Para tal, este deverá rebater a bolinha de modo que os lançadores não consigam pegá-la e colocá-la na casa de origem (ou de onde o lançador rebateu a bola.  Caso o lançador consiga tal feito, o rebatedor será eliminado, bem como se ele não conseguir rebater a bola. (obs.: o professor deverá ficar responsável em avaliar se o lançamento foi "válido" ou não, ou seja, se a bolinha foi lançada no corpo do rebatedor ou muito lonje da área de alcançe do mesmo) Se o lançador faça um lançamento inválido, este será substituído, enquanto permanece-se o rebatedor. Acada lançamento válido, troca-se o lançador e o rebatetor, de modo que todos possam jogar. Quando todos os integrandes do grupo de rebatedores realizarem a sua tentativa, computa-se os pontos e troca-se a posição. Ganha a partida a euqipe que fizer mais pontos.

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Recursos Complementares
Avaliação

Construção de um livro de regras adaptadas.

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