Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De onde vêm as cores?

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Szilagyi Leão
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:
• Vivenciar o contato com a natureza observando as cores presentes nela;
• Participar da coleta de folhas no jardim da escola;
• Registrar, através de desenho, a experiência vivenciada.

Duração das atividades
Esta aula terá duração aproximada de 2 horas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o professor deve explorar o que as crianças já sabem sobre a natureza e em que elementos da natureza as cores estão presentes. As crianças devem ter claro que as plantas existentes no jardim da escola são partes integrantes da natureza.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Fazer um levantamento de idéias das crianças sobre de onde elas acham que vem as cores. Encaminhar a discussão para que elas percebam que as cores podem ser extraídas da natureza. Levar as crianças para caminhar pela escola e observar as diferentes cores das plantas existentes no jardim. Pedir que as crianças colham algumas folhas para levar para sala de aula a fim de que possam fazer uma experiência.

Segundo momento: de volta a sala, o professor deve propor ao grupo uma discussão sobre a possibilidade de se obter cores a partir das folhas colhidas no jardim. O professor deve, junto com as crianças, amassar algumas folhas em um recipiente e depois colocar álcool. Pedir para as crianças observarem antes a cor do álcool (transparente) para, posteriormente, comparar com a nova cor obtida. As folhas em infusão no álcool deverão ser guardadas para observação no dia seguinte.

Terceiro momento: No dia seguinte, levar o recipiente com as folhas para a roda e observar o que aconteceu com o álcool. Explorar a opinião das crianças a respeito da experiência.

Quarto momento: Depois do momento de discussão, o professor deverá entregar uma folha em branco e lápis de cor para que as crianças registrem, através do desenho, suas impressões a respeito da experiência.

Avaliação

O professor deverá observar se ao final da aula o aluno conseguiu
• Atender ao comando da professora e colher as folhas;
• Apresentar suas impressões sobre a experiência na roda;
• Expressar a experiência vivenciada através de desenho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.