Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a resenha de apresentação de objeto cultural

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Luiza Scafutto
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através das diversas atividades, o professor ajudará os alunos a:
          Reconhecer um texto como resenha de apresentação de objeto cultural.
          Identificar as características deste gênero: situação de produção e divulgação, conteúdo, forma e marcas  linguísticas.

          Produzir uma pequena de resenha de apresentação.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

O professor vai precisar de cópia da seção VejaRecomenda da revista Veja de 29 de abril de 2009 e da seção EmCartaz da revista ISTOÉ da mesma data.

 

ATIVIDADE I

LEITURA COMPARTILHADA

O professor pedirá para um aluno ler cada uma das pequenas resenhas abaixo e, após cada leitura, questionar para que que serve o texto lido e comentar as diferentes informações (dados técnicos) que aparecem. Depois da leitura, os alunos, com o monitoramento do professor,  vão realizar as atividades propostas abaixo.

VEJA Recomenda

DVD
CHOKE – NO SUFOCO (Choke, Estados Unidos, 2008. Fox)
• Victor Mancini (o talentoso Sam Rock-well) trabalha fantasiado na réplica de um vilarejo americano do século XVII, sofre de grave vício em sexo, ao qual se dedica até mesmo durante as reuniões de seu grupo de ajuda, e – eis a provável razão de seu distúrbio – tem uma mãe (Anjelica Huston) inconstante e de personalidade esmagadora, de cuja sombra é impossível sair. Victor a visita todos os dias no asilo em que ela está internada por causa da doença de Alzheimer, e ela nunca o reconhece. Sem saber se prefere que ela melhore ou que se vá de vez, Victor sucumbe às estranhas atenções de uma médica (a também ótima Kelly Macdonald). Adaptado do romance homônimo do escritor Chuck Palahniuk, de Clube da Luta, o filme é um retrato tragicômico de um homem desesperadamente incompleto e aturdido com os mistérios de sua vida.


LIVROS

Terapia, Cachorros e Gatos: o melhor dos cartuns da New Yorker
TERAPIA, CACHORROS E GATOS, organização e tradução de Sérgio Augusto (Desiderata; 96 páginas; 49,90 reais)
• Um dos pontos altos de cada edição da New Yorker, revista fundada em 1925 e conhecida por reunir a elite do pensamento americano, são seus sensacionais cartuns. Nesta série de três volumes organizada pelo colunista de O Estado de S. Paulo Sérgio Augusto, os principais trabalhos dos maiores cartunistas que já passaram pela revista, de Saul Steinberg a Peter Arno, vêm divididos por temas – cachorros, gatos e terapia. Neste último, é abordado o consultório típico em que o analista, de barbicha e óculos, ouve a infinidade de tipos humanos que passam por seu divã. Em julho, outros três volumes serão lançados, enfocando médicos, advogados e dinheiro.

O OUTRO, de Bernhard Schlink (tradução de Kristina Michahelles; Record; 95 páginas; 19 reais)
• O alemão Bernhard Schlink, autor do bem-sucedido O Leitor, conta em seu novo romance a história do funcionário público Bengt, que, após a morte da mulher, recebe uma carta endereçada a ela, em que um sujeito chamado Rolf se declara e relembra os momentos íntimos que teve com a falecida. O marido, então, prossegue a correspondência, usando o nome da mulher – até tomar a decisão de ir ao encontro do desconhecido Rolf. A exemplo de O Leitor, que no ano passado ganhou uma versão cinematográfica estrelada por Ralph Fiennes e Kate Winslet, premiada com o Oscar de melhor atriz, O Outro também rendeu um filme – O Amante, com Antonio Banderas, Liam Neeson e Laura Linney, que em breve sairá em DVD no país. Leia trecho.

DISCOS
BRAHMS: COMPLETE WORKS FOR VIOLIN AND PIANO, Nikolaj Znaider e Yefim Bronfman (Sony)
• Compostas por Brahms entre 1878 e 1886, as três Sonatas para Violino e Piano são um desafio na carreira de todo violinista. Primeiro, porque sua execuç ão não apenas exige disciplina (a primei ra sonata é construída em cima de uma únic a ideia musical, trê s notas ouvidas no início da obra) como req uer sensibilidade – em especial na últim a, de tons melancólicos, dedicada ao maestro Hans von Bülow, primeiro diretor artístico da Filarmônica de Berlim. Segundo, porque toda gravação acaba sendo comparada àquela, suprema, realizada pelo violinista Ithzak Perlman e pelo pianista Vladimir Ashkenazy. Mas Znaider e Bronfman resistem à comparação. O violinista Znaider responde pelos melhores momentos do CD, como o adágio da Terceira Sonata, e chega a um perfeito entrosamento com Bronfman no terceiro movimento da mesma obra.

NO CHÃO SEM O CHÃO, Romulo Fróes (YB)
• O compositor e cantor Romulo Fróes faz sambas, mas suas criações passam longe do ranço tradicionalista da Lapa, no Rio de Janeiro, ou da Vila Madalena, em São Paulo: quase sempre, ganham elementos de rock, como uma bateria forte e guitarras distorcidas. No Chão sem o Chão é um disco duplo, vendido a preço de álbum simples. Isso porque Fróes interrompeu as gravações do que seria seu terceiro CD. Quando voltou ao estúdio, reaproveitou aquela sessão (que, afinal, havia sido muito boa) e a completou com dezessete novas canções. Fróes é um artista inteligente, de sonoridade particular, que nem mesmo seus poucos recursos vocais prejudicam. As faixas variam entre marchinhas (O que Todo Mundo Quer/Ninguém Liga), baladas (Fui Eu), rocks (Destroços) e faixas experimentais (Sei Lá).

1. Leia cada resenha e preencha o quadro com as informações que faltam sobre o tipo de produto cultural apresentado, qual é o seu título e que dados são informados:

2. Releia a resenha do livro O Outro e responda:

3. Releia a resenha do disco NO CHÃO SEM O CHÃO, Romulo Fróes (YB)
a) Que característica da obra de Fróes autoriza o resenhista dizer que “suas criações passam longe do ranço tradicionalista da Lapa...”
b) Na avaliação do artista, qual foi o lado negativo apresentado?
c) Como se trata de resenha de disco, não há a presença de um resumo como em resenhas de livro. Que conteúdo do disco é especificado?

Elaborar com os alunos uma descrição do gênero a partir do esquema abaixo:


I- Situação de produção e divulgação

(a) Suporte/portador/veículo: jornal, revista, catálogos, contracapas de produtos.
(b) Autor: quem é o resenhista?
(c) Leitor previsto
(d) Objetivo comunicativo: apresentação (crítica) de um objeto cultural


II- Conteúdo

(a) Descrição do objeto cultural (dados técnicos)
(b) Resumo do enredo ou roteiro/ seleção de faixas/...
(c) Comparação com outros objetos de mesma autoria, do mesmo estilo ou tema.
(d) Avaliação (conforme elementos constitutivos do objeto cultural)
(e) Informações sobre o autor, diretor, pintor, ator, cantor...

III- Forma da resenha e algumas marcas linguísticas

(a) Tamanho variável conforme objetivo comunicativo e suporte.(b) Estrutura também variável, mas o mais comum é apresentar o título do objeto cultural com os dados técnicos, se gu ido de resumo e/ou seleção de conteúdo, comentário de partes ou destaque de algum elemento constitutivo do objeto resenhado. (c) Linguagem pad rão, mais ou menos formal conforme contexto discursivo (leitor previsto, objetivo,suporte...).
(d) Privilégio do tempo verbal presente.
(e) Uso de adjetivos que marcam a posição do resenhista.


ATIVIDADE II

LEITURA COMPARATIVA

Faça uma releitura da resenha do livro TERAPIA, CACHORROS E GATOS de VejaRecomenda e, depois, leia a resenha do mesmo livro publicada na seção Em Cartaz da revista ISTOÉ de 29 de abril de 2009.

por Ivan Claudio

HUMOR
As melhores charges dos EUA
Uma seleção das charges publicadas nas últimas oito décadas pela revista americana The New Yorker está sendo lançada no Brasil. A compilação consiste em seis livros temáticos. Saem agora os três primeiros volumes intitulados Cachorros, Gatos e Terapia (Desiderata, 96 págs., R$ 49,90 cada um) e em julho chegam às livrarias outros três temas: Médicos, Advogados e Dinheiro. As edições trazem tirinhas de grandes nomes do humor americano, entre eles Leo Cullum (charge acima), Saul Steinberg e Charles Addams (Família Addams). Criada em 1925, a revista sempre se identificou com o estilo de vida nova-iorquino. É uma das publicações mais respeitadas dos EUA e a primeira a conferir ao cartum o status de arte.

1. Estabeleça uma comparação entre as resenhas a partir das questões:
a) O que apresentam em comum?
b) Qual a diferença na ordem de aprese ntação?
c) O que é mais valorizado em cada uma?
d) Em qual o preço está mais claro?

2. Observando as duas ilustrações, qual seria mais adequada à resenha de VejaRecomenda?

3. Considerando as definições dos dois gêneros e baseando-se na informações e ilustrações, escolha qual das resenhas faz o uso mais adequado das palavras abaixo. Justifique sua resposta:

Cartum: desenho caricatural que apresenta uma situação humorística, utilizando-se ou não de legenda. Trabalha com o mundo fictício, ou seja, a personagem é sempre personagem.

Charge: representação pictórica, de caráter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público. A charge parte do mundo real para atingir o fictício e, assim, o sujeito real se transforma em personagem.

(Professor: veja quadro no final das atividades).

a) Como o resenhista apresenta o autor do livro?
b) A resenha contém um pequeno resumo da obra apresentada. Qual é o conflito da história que chamou sua atenção?
c) Além de deixar o leitor curioso, nesta resenha, o autor dá um outro tipo de informação que colabora para despertar o interesse do leitor. Qual é?

RESENHAS
TIPO DE PRODUTO TÍTULO DADOS TÉCNICOS
DVD CHOKE - NO SUFOCO Choke, Estados Unidos,2008. Fox
LIVRO
LIVRO O OUTRO Berrnhard Schlink (trad. Kristina Michahelles; Record; 95 páginas; 19 reais)
DISCO BRAHMS:COMPLETE WORKS FOR VIOLIN AND PIANO Nikolaj Znaider e Yefim Bronfman (Sony)
DISCO
Recursos Complementares

Caso o professor não tenha disponíveis as referidas revistas, pode acessar o material pela internet, utilizando o Google, procurando pelo nome da seção e a data de publicação ou acessando diretamente:

http://veja.abril.com.br/290409/veja_recomenda.shtml


http://www.istoe.com.br/reportagens/12748_HUMOR

Avaliação

AVALIAÇÃO

Você estudou as características do gênero textual resenha. Sua tarefa, agora, será criar uma resenha apresentando um livro que você já tenha lido como se fosse para ser publicada em uma revista para jovens. Siga as seguintes orientações:

a) Tente iniciar de uma forma original e atraente para o público leitor;
b) Informe os dados técnicos relevantes;
c) Apresente o tema da narrativa ficcional com um pequeno resumo da história.
d) Estabeleça uma ligação entre a história lida com as preocupações de jovens como você;
e) Conclua se dirigindo diretamente ao leitor dizendo por que o livro pode interessá-lo.
f) Não se esqueça de dar um título sugestivo à resenha.
( O professor poderá escolher no portal um vídeo para passar para a turma e solicitar uma resenha do vídeo visto)

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carina, Colégio Mutum , Minas Gerais - disse:
    carina-mutum@hotmail.com

    02/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns. Essa aula me ajudou a formular uma avaliação, a qual pude manter um relação entre tipos de resenha e apresentar a diferença entre a crítica e a descritiva.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.