Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Amor: dá para entender?

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Escolar Indígena Artes Arte, expressão e conhecimento
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender sobre o amor e sobre a necessidade de afetividade entre as pessoas. Além disso, eles terão a oportunidade de aprimorar a capacidade da escrita e da leitura.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Como início de atividade o professor perguntará aos alunos:

O que é o amor?, solicitando que eles respondam a esta pergunta por escrito sem necessitar se identificar. Conforme eles forem respondendo deverão colocar suas respostas numa caixinha, posicionada na frente do professor.

Após, sugerimos que o professor apresente a eles o vídeo (Fig. 1) da música: “O que é amor”, de Maria Rita, com duração de 3 minutos e 46 segundos. Esta música trata do amor, sendo uma forma cativante e dinâmica de abranger este assunto.

Recurso: http://www.youtube.com/watch?v=yuLf7uSLMxs. Acesso em 9 Set. 2009.

Figura 1- Figura da música: “O que é o amor”

Sugestão:

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

ATIVIDADE 1

Estando os alunos organizados em grupos de três a cinco pessoas, o professor entregará aos grupos a letra da música “O que é o amor”, disponível em: http://www.lyricstime.com/maria-rita-o-que-o-amor-lyrics.html. Acesso em 9 Set. 2009.

Letra da Música:

O QUE É O AMOR?

Se perguntar o que é o amor pra mim

Não sei responder

Não sei explicar

Mas sei que o amor nasceu dentro de mim

Me fez renascer

Me fez despertar

Me disseram uma vez

Que o danado do amor

Pode ser fatal

Dor sem ter remédio pra curar

e disseram também

Que o amor faz bem

E que vence o mal

E até hoje ninguém conseguiu definir

O que é o amor

Quando a gente ama, brilha mais que o sol

É muita luz

É emoção

O amor

Quando a gente ama, é um clarão do luar

Que vem abençoar

O nosso amor

Feito isto, os alunos deverão discutir a letra da música e responder a algumas perguntas por escrito, que o professor escreverá na lousa:

· Segundo a música, o que é o amor?

· O que acontece quando uma pessoa está amando?

· Vocês concordam com a música? Por quê?

ATIVIDADE 2

Em seguida, e como continuação desta atividade, e buscando aguçar a sensibilidade dos alunos ao tema do amor, o professor passará um vídeo, com duração de 4 minutos e 59 segundos, denominado “O que é o amor?” para os alunos.

Figura 2- Imagem do vídeo- O que é o amor?

http://www.youtube.com/watch?v=zCiZ30TjYco. Acesso em 9 Set. 2009.

Sugestão:

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

Após o vídeo, o professor deve rá indagar os alunos do que acharam dele, faz endo algumas perguntas:

· Que lição podemos ter com o vídeo?

· Que definição de amor a aluna que estava envergonhada tinha?

· E os demais alunos, como definiram o amor? Eles pensaram no objeto ou em si próprios?

· No mundo que a gente vive as pessoas no trânsito, na fila do banco ou do supermercado demonstram amor umas pelas outras?

· Vocês acham que no “mundo há sempre amor”?

Em seguida o professor solicitará que os alunos escrevem num papel uma definição de amor (Fig. 3), sendo que esta resposta deverá ser deixada numa caixinha posicionada sobre uma carteira. É importante que o professor os lembre que não precisam se identificar.

Figura 3- Definições de amor

http://4.bp.blogspot.com/_p0FoHleQCuE/SmfvfU0tAhI/AAAAAAAAAis/yQUBsuUedMA/s200/mao+amor.jp. Acesso em 14 set. 2009.

Assim que todos os alunos responderem, sugerimos que o professor pegue a caixinha e leia a definição de amor deles. Conforme ele for lendo os posicionamentos dos alunos deverá interrogar a sala se concordam com o que foi expresso, ou não, e o porquê.

O objetivo desta atividade é promover um bate-papo em sala de aula, de forma que os alunos se manifestem, indaguem, discutam entre si. Cabe ao professor criar um clima de acolhimento, respeito e descontração, visando que eles possam compreender a importância do amor nos relacionamentos interpessoais.

ATIVIDADE 3

Dando sequência, cada grupo terá como atividade fazer uma análise do amor entre personagens de uma novela, novela está que eles devem escolher. Para tanto sugerimos que eles analisem as formas de manifestar carinho, desejo, bem como as cobranças, e as dificuldades que observam nos relacionamentos afetivos (namoro, casamento, noivado, paqueras, entre outros).

Baseados nestes personagens de novelas, na letra da música, no vídeo, bem como, no que foi discutido em sala de aula, os alunos poderiam construir uma história, sob a supervisão do professor, para posterior apresentação desta em sala de aula, que poderá ser em formato de dramatização.

SUGESTÕES:

Como sugestão o professor poderá solicitar que cada grupo converse com o professor de história e com o auxílio deste tente montar uma peça de teatro baseada nas manifestações de amor em diferentes épocas históricas. Esta peça pode ser apresentada por eles para a escola.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.