29/10/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Artes | Arte, expressão e conhecimento |
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Os alunos poderão aprender sobre o amor e sobre a necessidade de afetividade entre as pessoas. Além disso, eles terão a oportunidade de aprimorar a capacidade da escrita e da leitura.
Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação:
Como início de atividade o professor perguntará aos alunos:
O que é o amor?, solicitando que eles respondam a esta pergunta por escrito sem necessitar se identificar. Conforme eles forem respondendo deverão colocar suas respostas numa caixinha, posicionada na frente do professor.
Após, sugerimos que o professor apresente a eles o vídeo (Fig. 1) da música: “O que é amor”, de Maria Rita, com duração de 3 minutos e 46 segundos. Esta música trata do amor, sendo uma forma cativante e dinâmica de abranger este assunto.
Recurso: http://www.youtube.com/watch?v=yuLf7uSLMxs. Acesso em 9 Set. 2009.
Figura 1- Figura da música: “O que é o amor”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
ATIVIDADE 1
Estando os alunos organizados em grupos de três a cinco pessoas, o professor entregará aos grupos a letra da música “O que é o amor”, disponível em: http://www.lyricstime.com/maria-rita-o-que-o-amor-lyrics.html. Acesso em 9 Set. 2009.
Letra da Música:
O QUE É O AMOR?
Se perguntar o que é o amor pra mim
Não sei responder
Não sei explicar
Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
Me fez renascer
Me fez despertar
Me disseram uma vez
Que o danado do amor
Pode ser fatal
Dor sem ter remédio pra curar
e disseram também
Que o amor faz bem
E que vence o mal
E até hoje ninguém conseguiu definir
O que é o amor
Quando a gente ama, brilha mais que o sol
É muita luz
É emoção
O amor
Quando a gente ama, é um clarão do luar
Que vem abençoar
O nosso amor
Feito isto, os alunos deverão discutir a letra da música e responder a algumas perguntas por escrito, que o professor escreverá na lousa:
· Segundo a música, o que é o amor?
· O que acontece quando uma pessoa está amando?
· Vocês concordam com a música? Por quê?
ATIVIDADE 2
Em seguida, e como continuação desta atividade, e buscando aguçar a sensibilidade dos alunos ao tema do amor, o professor passará um vídeo, com duração de 4 minutos e 59 segundos, denominado “O que é o amor?” para os alunos.
Figura 2- Imagem do vídeo- O que é o amor?
http://www.youtube.com/watch?v=zCiZ30TjYco. Acesso em 9 Set. 2009.
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após o vídeo, o professor deve rá indagar os alunos do que acharam dele, faz endo algumas perguntas:
· Que lição podemos ter com o vídeo?
· Que definição de amor a aluna que estava envergonhada tinha?
· E os demais alunos, como definiram o amor? Eles pensaram no objeto ou em si próprios?
· No mundo que a gente vive as pessoas no trânsito, na fila do banco ou do supermercado demonstram amor umas pelas outras?
· Vocês acham que no “mundo há sempre amor”?
Em seguida o professor solicitará que os alunos escrevem num papel uma definição de amor (Fig. 3), sendo que esta resposta deverá ser deixada numa caixinha posicionada sobre uma carteira. É importante que o professor os lembre que não precisam se identificar.
Figura 3- Definições de amor
http://4.bp.blogspot.com/_p0FoHleQCuE/SmfvfU0tAhI/AAAAAAAAAis/yQUBsuUedMA/s200/mao+amor.jp. Acesso em 14 set. 2009.
Assim que todos os alunos responderem, sugerimos que o professor pegue a caixinha e leia a definição de amor deles. Conforme ele for lendo os posicionamentos dos alunos deverá interrogar a sala se concordam com o que foi expresso, ou não, e o porquê.
O objetivo desta atividade é promover um bate-papo em sala de aula, de forma que os alunos se manifestem, indaguem, discutam entre si. Cabe ao professor criar um clima de acolhimento, respeito e descontração, visando que eles possam compreender a importância do amor nos relacionamentos interpessoais.
ATIVIDADE 3
Dando sequência, cada grupo terá como atividade fazer uma análise do amor entre personagens de uma novela, novela está que eles devem escolher. Para tanto sugerimos que eles analisem as formas de manifestar carinho, desejo, bem como as cobranças, e as dificuldades que observam nos relacionamentos afetivos (namoro, casamento, noivado, paqueras, entre outros).
Baseados nestes personagens de novelas, na letra da música, no vídeo, bem como, no que foi discutido em sala de aula, os alunos poderiam construir uma história, sob a supervisão do professor, para posterior apresentação desta em sala de aula, que poderá ser em formato de dramatização.
SUGESTÕES:
Como sugestão o professor poderá solicitar que cada grupo converse com o professor de história e com o auxílio deste tente montar uma peça de teatro baseada nas manifestações de amor em diferentes épocas históricas. Esta peça pode ser apresentada por eles para a escola.
A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/04/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Cinco estrelasgostei muito principalmente para trabalhar com alunos do 9°ano ensino fundamental