Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte do papel

 

24/09/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a importância do papel, suas aplicações dentro das artes visuais, seu impacto na natureza e na sociedade.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: O professor pode começar a aula questionando os alunos se eles sabem qual a origem do papel, como é feito, quais são as matérias primas, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/764/imagens/videos.gif Para contextualizar o tema, sugerimos os vídeos:

“De onde vem o papel”: Episódio do programa De onde vem?, da TV Escola, que fala sobre a invenção e o processo de fabricação do papel. Apresenta os suportes para a escrita anteriores ao papel. Fala sobre diversos tipos de papel, inclusive sobre o papel reciclado

De onde vem o papel?

"De onde vem o livro": Episódio do programa De onde vem?, da TV Escola, que fala sobre a invenção e o processo atual de montagem do livro. Cita o nascimento da imprensa como fato importante na história do livro.

 

“Design em papel” (http://br.youtube.com/watch?v=3Qn-HvyXt9E)

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/764/imagens/ROTEIROS.gif

Após a análise do vídeo, os alunos começarão a pesquisa. A turma será dividida em grupos para a pesquisa dos seguintes temas:
- História do papel (desde o surgimento e na atualidade)
- Tipos de Papel (especificações técnicas)
- Aplicações do papel (materiais impressos, mercado de trabalho, etc)
- Artes e artesanato com o papel
- A importância da reciclagem

O professor pode indicar para os alunos, os sites sugeridos nos Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/764/imagens/sugestoes.gif É importante que o professor direcione a pesquisa, desenvolva questionários com os alunos sobre os pontos importantes de cada tema, para que a pesquisa torne-se uma ferramenta de aprendizado e não apenas navegar na Internet.

Os alunos terão que desenvolver a autoria de forma colaborativa, para isso deverão criar um blog, sugerimos a ferramenta Spaceblog (http://www.spaceblog.com.br/)

Aula 02: Apresentação dos resultados.

Os alunos apresentarão para a turma o resultado das pesquisas. Todos os grupos deverão apresentar exemplos práticos do tema pesquisado, por exemplo: artesanatos de papel, diversos tipos de materiais impressos utilizando diversos tipos de papel, etc.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/764/imagens/sugestoes.gif

Podem ser utilizados banners, pôsters, fotos, vídeos, etc.

Caso haja disponibilidade na escola, é importante que os alunos apresentem os trabalhos para a comunidade escolar instigando a importância e conscientização sobre o tema.

Para avaliação sugerimos os seguintes critérios na tabela a seguir.

 

Critérios 100 80 60
Participação Participou das atividades e contribuiu para discussão Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão Realizou algumas atividades mas não contribuiu para o grupo
Qualidade Articulou bem as idéias, soube utilizar as fontes pesquisadas Dificuldades de articular as idéias, poucas fontes utilizadas Idéias desarticuladas e poucas fontes de pesquisa.
Blog Fez mais que cinco contribuições relevantes no blog Fez de 3 a 4 contribuições relevantes no blog Fez 1 contribuição relevante no blog
Apresentação Postura na apresentação do tema, boa articulação, domínio do assunto, apresentou exemplos práticos criativos Em alguns momentos não apresentou postura durante a apresentação, dificuldades na articulação do tema, insegurança sobre o conteúdo, exemplos práticos relevantes Postura inadequada durante a apresentação, apenas fez a leitura do conteúdo e os exemplos práticos são básicos

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o livro? Vídeo
De onde vem o papel? Vídeo
Recursos Complementares
http://www.bracelpa.org.br/bra/saibamais/index.html no menu “Papel e Celulose” trata da história do papel, o papel no Brasil, tipos de papel, reciclagem, reflorestamento, como fazer papel, etc. http://www.fazfacil.com.br/materiais/papel_caracteristicas.html aborda sobre as especificações técnicas do papel. Vale a pena explorar as “Características I e II” disponíveis no site. http://www.fazfacil.com.br/artesanato/papel.html indica sites para trabalhar com papel, isto é, técnicas de papier maché, origami, papel artesanal, etc. http://www.fazfacil.com.br/materiais/papel_tipos.html aborda os tipos de papeis e suas aplicações. Vale a pena explorar o menu “Tipos de Papel I, II e III”. http://www.comofazerpapel.com.br/assets/comofazerpapel.pdf tutorial para fazer papel reciclado e com fibras vegetais. http://www.spaceblog.com.br/ ferramenta para criar blogs multimídia, com imagens, vídeos e áudios.
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico. Também deve ser levado em consideração o uso do blog pelos grupos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 3/7 - 42.86%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28.57%
  • Três estrelas 2/7 - 28.57%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • leo fernandez, Escola E E Médio Minuano , Rio Grande do Sul - disse:
    leofernandezsi@yahool.com.br

    20/01/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns Juliana Gomes, entrei neste site para me atualizar e buscar idéias sobre algumas aulas. Percebi que tu te organiza bem, e é muito dedicada. Tem várias publicações tuas. Muito obrigado por compartilhá-las. Acabou me dando mais incentivo. Sucesso!


  • Ziley Mendes, Escola Estadual Edmundo Rocha , Goiás - disse:
    zileym@yahoo.com

    04/10/2010

    Quatro estrelas

    Já tive oportunidade de trabalhar o mesmo tema com meus alunos e acho ótimo verificar outras vias do mesmo assunto. Parabéns!


  • Susimara Charlene Bastos, EEB EMILIO BAUMGART , Santa Catarina - disse:
    aramisus@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Esta aula está cbem pautada de conteudo e contextos artísticos socio cultural, bem desenvolvidos, possibilitando ato critico e construtivo de seus educandos. Os vidios indicados bem como material complementar é de linguagem acessivel e de facil compreenção, podendo ser ministrado até mesmo pra alunos do Ensino Fundamental.


  • Beloní Cacique Braga, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    belonicacique@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Olá professora Juliana, lendo sua aula pensei em sugerir trabalhar com o papel produzido para a arte como Henri Matisse fazia com muito empenho. O artista preparava seu próprio papel para construir suas imagens.Como exemplo vale conferir " O caracol" .http://en.easyart.com/art-prints/Henri-Matisse/The-Snail-15660.html Abraços Beloní


  • Juliana Carnasciali Muniz, FUNDACAO BRADESCO ESCOLA DE EDUCACAO BASICA , São Paulo - disse:
    jullipopmusic@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Oi Juliana! Um prazer passar por aqui! Gostaria de comentar a ferramenta "blog", acredito ser especial esta escolha pois além de instigar o aluno por ser uma ferramenta contemporânea instiga a organização das idéias, a possibilidade de se trabalhar sínteses, o que faz com que realmente ele tenha a oportunidade de escolher o que acha mais importante postar, trabalha a autoria, a processualidade e o registro. Bacana!


  • Maria Angélica Julião, Escola Estadual "São Pedro do Glória" , Minas Gerais - disse:
    angellicajuliao@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Estava procurando material para as minhas aulas quando encontrei este site. Achei ótimo! Muitas sugestões, coisas fáceis de serem acessadas. Minha escola é pequena e com poucos recursos. Sua sugestao me ajudou bastante.Vou fazer propaganda com meus colegas. Parabéns e que Deus continue te dando sabedoria para ajudar aos outros.


  • cristian, ESCOLA ESTADUAL MARQUÊS DE MARICÁ , Paraná - disse:
    cdal-molin@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.