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Efeito estufa, aquecimento global e possíveis conseqüências.

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes José Marcelo Gomes Isnard Domingos Ferraz Daniel Rodrigues Ventura

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conscientizar que o efeito estufa é uma realidade, benéfica a vida no Planeta, sem ele o planeta não teria os seres que aí estão.

Analisar o perigo futuro da Terra devido ao aumento do efeito estufa causado pela ação humana.

Relacionar o aquecimento global com a poluição, devido aos combustíveis fósseis, queimadas inundações de áreas vegetadas, etc.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Princípios básicos do efeito estufa

Estratégias e recursos da aula

O professor poderá usar transparências, data show ou outro recurso que dispuser e mostrar figuras e tabelas como as representadas a seguir. São muitas as sugestões referente a figuras, tabela, animações e filmes; cabe ao professor selecionar aquelas que melhor se adaptar ao seu projeto.

Há também muitos filmes interessantes relacionado com o assunto. O efeito estufa pode ser ilustrado como no esquema abaixo, onde se vê um feixe de radiação solar incidir numa parede de vidro transparente, em que parte da energia radiante é refletida pelo vidro, parte é absorvida, mas a maior parte o atravessa e atinge os objetos no interior do ambiente. Esse objeto, ou objetos, refletem parte da radiação incidente e absorve uma grande parcela, cuja fração depende das propriedades do objeto, sua forma, tipo de sua superfície, sua cor, etc. Os objetos absorvem radiação, mas também emitem radiação, porém, por se encontrar em temperatura mais baixa o faz em forma de radiação de ondas longas, menor freqüência que não consegue transpor o vidro, ficando assim aprisionada no interior do ambiente aumentando o calor retido e consequentemente a temperatura em seu interior. Essa explicação é o que se pretende com o esquema a seguir.

 

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Seria muito bom que o professor alertasse aos alunos que a radiação solar incidente no vidro direta ou indiretamen te e que o atravessa é composta não somente de radiação visível, mas de radiação ultravioleta e principalmente de radiação infravermelha, reforçar que a faixa correspondente a radiação infravermelha é a radiação que o calor se propaga. E vale aí mostrar um gráfico da radiação de um corpo negro para temperaturas próximo da coroa solar (5850 K) e outra curva próximo a temperatura do ambiente (300 K), com os comprimentos de ondas correspondentes as faixas de emissão máxima (Lei de Vien).

O vapor d’água, o gás carbônico e o metano dentre outros gases, desempenham um papel semelhante ao vidro da estufa, formando “um efeito estufa natural”. A temperatura média global na superfície da Terra é cerca de 15oC graças ao efeito estufa natural, possibilitando, com isso, a existência de muitas vidas no planeta. Se não fosse o efeito estufa natural existente, a temperatura média da Terra seria apenas aproximadamente 30oC abaixo do valor real o que tornaria impossível a atual forma de vida em nosso planeta. Seria bom fazer um comentário da composição normal da nossa atmosfera, conforme mostrado na tabela abaixo.

Gás

% em vol

Argônio (Ar)

0,93

Criptônio (Kr)

0,0001

Dióxido de carbono (CO2)

0,036

Hélio (He)

0,0005

Hidrogênio (H2)

0,00005

Neônio (Ne)

0,0018

Nitrogênio (N2)

78,08

Metano (CH4)

0,00017

Óxido nitroso (N2O)

0,00003

Oxigênio (O2)

20,95

Ozônio (O3)

0,000004

Xenônio (Xe)

0,000001

Elementos que constituem o ar atmosférico e o percentual de cada um

Referente ao efeito est ufa natural, a água é o elemento principal presente na atmosfera tendo uma contribuição de quase 80% nesse processo, o gás carbônico tem um peso cerca de 14% e o metano pouco mais de 1%. Outos elementos entram com menor proporção. A figura abaixo facilita a compressão do efeito estufa atmosférico

http://www.biodieselbr.com/i/credito-de-carbono/efeito-estufa.jpg

Sugerimos que o professor acesse o filme (link abaixo) que se encontra no portal do professor, é bastante instrutivo. Vale a pena utilizá-lo para reforçar a representação da figura acima:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9065/02_o_efeito_estufa/02_o_efeito_estufa.html

Outro link interessantíssimo é uma animação, muito ilustrativa e rica em detalhes, para tanto é bom acrescentar um pequeno detalhe: lembrar que a radiação vinda do Sol tem uma parcela muito grande de radiação infravermelha de ondas curtas, o que difere da radiação emitida pelos objetos cujo comprimento de onda é maior, ou seja, radiação de menor freqüência, menor poder de penetração no vidro. Este também se encontra no portal, cujo endereço é:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9762/efeitoestufa.swf

Para discutir as principais causas e as possíveis conseqüências do efeito estufa, sugerimos que o professor faça uso dos seguintes filmes abaixo relacionados que também estão no portal do professor. Estes são bem interessantes e podem ser usados em conjunto com outras disciplinas, e sem dúvida vai enriquecer muito sua aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9222/13_as_mudancas_climaticas/13_as_mudancas_climaticas.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9204/08_cenarios_de_mudancas_futuras/08_cenarios_de_mudancas_futuras.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9192/07_observacoes_do_aquecimento_global/07_observacoes_do_aquecimento_global.html

Avaliação

O professor pode solicitar aos alunos que pesquisem em diversos meios, tais como livros, internet, jornais, documentários, etc, distribuindo em equipes de forma que cada equipe busque mostrar como várias fontes provocam o aumento do efeito estufa, fontes tais como: indústrias, queimadas, veículos automotivos, inundações, gado, etc.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
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Opiniones

  • Daniel Rodrigues Ventura , COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI , Minas Gerais - dijo:
    dventura@ufv.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Legal, muito boa a aula. Poderia acrescentar alguns links que dessem caminhos para os filmes interessantes sobre efeito estufa. Acredito que o senhor se equivocou-se quanto a temperatura média do planeta, caso não ocorresse o efeito estufa, pois ela deveria ser negativa, mas foi erro de digitação.


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