Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e interpretação de imagens

 

24/09/2008

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver nos alunos a reflexão, criatividade, senso crítico e a interpretação através das leituras de imagens como charges e histórias em quadrinhos. Análise de linguagens verbal e não verbal.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Na sociedade atual o texto não é o único a transmitir mensagens, as imagens refletem inúmeras idéias e conceitos. Quando as palavras não são suficientes aderimos a imagens, aliás, os significados das imagens podem variar de acordo com o repertório de quem faz a leitura.

O homem primata utilizava-se de imagens, desenhos para se comunicar, os egípcios para registrar sua história, na Idade Média para repassar os conceitos religiosos, no Renascimento para despertar a ilusão, nos “ismos” da história da arte, expressavam sentimentos de amor, ódio, revolta, etc. até chegar a nossa atualidade, onde as imagens são repletas de significados.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/765/imagens/videos.gif Para complementar a explicação do professor, ele pode utilizar os seguintes vídeos:

“Do papiro à tela do computador” http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50432

“A escrita e as imagens nos meios de comunicação” traz as diferentes formas de abordar o mesmo tema, a associação entre texto e imagem http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50453

 “Caminhos para ler o mundo” fala sobre o caminho, as imagens que encontramos no caminho e como desenvolver a leitura, técnicas de leitura http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=51464

“Da imagem ao verbo” fala do uso do Gibi na sala de aula, a análise da linguagem verbal e não verbal e ensina como fazer história em quadrinho http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50516

 Uma sugestão para leitura e interpretação de imagens é o uso do Gibi na sala de aula portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action

Gibi em sala de aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/765/imagens/sugestoes.gif O professor pode levar para sala de aula diversos gibis e charges e propor a leitura com os alunos.

Aula 02: Após a análise das histórias e vídeos o professor pode propor aos alunos que façam uma imagem que represente o conteúdo que acabaram de discutir. Para realizar o trabalho sugerimos a técnica da colagem em papel tamanho A3. O professor deve orientar os alunos, para que não identifiquem o trabalho e não utilizem imagens óbvias, que remetam facilmente a idéia.

Os desenhos serão expostos na parede da sala de aula ou se possível no pátio/corredor (uma área ampla onde os alunos possam visualizar as obras e circular pela exposição). Os alunos deverão escolher até cinco trabalhos e fazer uma redação sobre o tema.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/765/imagens/sugestoes.gif Caso o professor tenha disponibilidade, é interessante que haja a troca entre as turmas, isto é, a turma A analisa os trabalhos da turma B, para que os alunos não questionem os colegas de turma sobre suas propostas.

Aula 03: Os alunos deverão escolher uma das redações e representar novamente com colagem em tamanho A3.

O professor deverá reunir novamente os trabalhos das turmas de origem, e propor que cada aluno identifique o trabalho que se relaciona com a colagem realizada na aula 01.

Durante as apresentações, os alunos devem compartilhar com a turma qual era a proposta da imagem representada e qual leitura ele faz da imagem feita pelo colega da sua obra. O professor deve orientar a discussão no sentido de promover a troca entre os alunos, o respeito pela diversidade, pois cada um interpreta de acordo com o seu referencial, com a sua cultura.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/765/imagens/sugestoes.gif Avaliação

 

Critérios 100 80 60
Participação Participou das atividades e contribuiu para discussão Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo
Qualidade Articulou bem as idéias, trabalho bem acabado Dificuldades de articular as idéias, precisa melhorar acabamento Idéias desarticuladas e deve melhorar acabamento

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Gibi em sala de aula Áudio
Recursos Complementares
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4882 Vídeo sobre o cartunista Arthur de Carvalho http://www.uff.br/mestcii/tania1.htm Artigo sobre “Discurso e Imagem: perspectivas de análise do não verbal” de Tânia C. Clemente de Souza http://www.artenaescola.org.br/sala_relatos_artigo.php?id=175 sugestão para adaptar esse plano de aula http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html como criar uma história em quadrinhos http://www.cbpf.br/~eduhq/index2.html Projeto sobre o uso de histórias em quadrinhos na sala de aula http://www.cartunista.com.br/abertura.html algumas charges e HQ de Mauricio Reet
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 4/10 - 40%
  • Quatro estrelas 6/10 - 60%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • claire, Outros Países - disse:
    claire@hotmail.com

    27/07/2012

    Cinco estrelas

    é oooooottimooo!!!!!!!!!!!!


  • Francineli, SENAI , Rio de Janeiro - disse:
    fanyguedes@yahoo.com.br

    16/07/2012

    Cinco estrelas

    Excelente material.


  • eny lopes fernandes, E.E.E.Médio "Prof. Matheus Augusto de Oliveira" , Paraíba - disse:
    professoeny@yahoo.com.br

    14/06/2012

    Cinco estrelas

    Excelente proposta. A tarefa é colaborar com o aluno para incentivá-lo a desenvolver o gosto pela leitura. Essa ideia é motivadora. Vou aproveitá-la adaptando-a a minha realidade. Parabéns.


  • jusseli rocha, FURG , Rio Grande do Sul - disse:
    jusselirocha@gmail.com

    18/03/2012

    Quatro estrelas

    pretendo utilizar no curso deArtes Visuais. Obrigada.


  • Ivanilda Romeiro Moreira, IAM Instituto De Assistencia a Menores. , Goiás - disse:
    ivanildamoreira45@hotmail.com

    30/07/2010

    Cinco estrelas

    Também acredito que p/ o bom desenvolvimento de nossos educandos, devemos aproveitar todos os recursos possivéis, principalmente os gibis . por isso parabéns.


  • joselita magalhães costa barros, EEFM EDITE ALCANTARA MOTA , Ceará - disse:
    joselitamcb@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A idéia está apropriada, com destaque para a avaliação. Porém salienta-se a necessidade de corrigir o verbo na linha 2 do quesito avaliação, em que se lê "precisaram", quando o correto é "precisarão", pois entende-se que se trata de um verbo no futuro, e não de pretérito. Parabéns pela produção. Joselita.


  • josiane aparecida silveira, ESC MUN ENS FUN MAJOR TANCREDO PENNA DE MORAES , Rio Grande do Sul - disse:
    cidagarfield@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta atividade. Sou professora de português e gostaria de acrescentar que há livros infanto-juvenil onde não há texto escrito, somente as imagens. Os alunos sempre dizem "profe neste livro não tem nenhuma história, só desenho!". Então abro espaço pra leitura de imagens. Por isso me identifiquei com a atividade e vou adaptá-la pra minhas aulas. Parabéns!! Josi


  • Alderzi Parreira de Mendonça, Escola Estadual Alexandre Leite. , Mato Grosso - disse:
    alderziparreira@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da proposta de aula usando gibis na sala de aula. Pois é notório que todo aluno(a) gosta de ler tal gênero. O que faz com que o aluno aprenda com a historinha e em seguida venha contar a sua própria e possa opinar sobre a história do ´seu coleguinha. Achei a proposta interessante e possível de realizá-la.


  • Sidineia Freitas de Oliveira Stropa, EM PROFª. CLORI BENEDETTI DE FREITAS , Mato Grosso do Sul - disse:
    sidineia.freita@zipmail.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    PARABÉNS, GOSTEI MUITO DA SUA AULA, ACREDIRTO QUE PRECISAMOS ENSINAR NOSSOS ALUNOS A COMPREENDER PRIMEIRAMENTE AS IMAGENS PARA DEPOIS COMPREENDER OS CÓDIGOS DA LEITURA.


  • MARIA MARGARETH DE LIMA, Universidade Federal da Paraíba , Paraíba - disse:
    m.marlima@ufrnet.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Destaco para reflexão a forma descrita no planej. afirmando que "Não é necessário conhecimento prévio" para o estudo em questão (?) Acredito que qualquer proposição de estudo dialoga com os conhecimentos prévios dos alunos. Ou seja, o conhecimento prévio da turma é ponto norteador para a condução do professor em relação ao processo de ensinar- aprender arte. Vejo que a questão é de forma e não de conteúdo, uma vez que o relato se apresenta de maneira bastante coerente. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.