24/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Aula 01: Na sociedade atual o texto não é o único a transmitir mensagens, as imagens refletem inúmeras idéias e conceitos. Quando as palavras não são suficientes aderimos a imagens, aliás, os significados das imagens podem variar de acordo com o repertório de quem faz a leitura.
O homem primata utilizava-se de imagens, desenhos para se comunicar, os egípcios para registrar sua história, na Idade Média para repassar os conceitos religiosos, no Renascimento para despertar a ilusão, nos “ismos” da história da arte, expressavam sentimentos de amor, ódio, revolta, etc. até chegar a nossa atualidade, onde as imagens são repletas de significados.
Para complementar a explicação do professor, ele pode utilizar os seguintes vídeos: |
“Do papiro à tela do computador” http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50432
“A escrita e as imagens nos meios de comunicação” traz as diferentes formas de abordar o mesmo tema, a associação entre texto e imagem http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50453
“Caminhos para ler o mundo” fala sobre o caminho, as imagens que encontramos no caminho e como desenvolver a leitura, técnicas de leitura http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=51464
“Da imagem ao verbo” fala do uso do Gibi na sala de aula, a análise da linguagem verbal e não verbal e ensina como fazer história em quadrinho http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50516
O professor pode levar para sala de aula diversos gibis e charges e propor a leitura com os alunos. |
Aula 02: Após a análise das histórias e vídeos o professor pode propor aos alunos que façam uma imagem que represente o conteúdo que acabaram de discutir. Para realizar o trabalho sugerimos a técnica da colagem em papel tamanho A3. O professor deve orientar os alunos, para que não identifiquem o trabalho e não utilizem imagens óbvias, que remetam facilmente a idéia.
Os desenhos serão expostos na parede da sala de aula ou se possível no pátio/corredor (uma área ampla onde os alunos possam visualizar as obras e circular pela exposição). Os alunos deverão escolher até cinco trabalhos e fazer uma redação sobre o tema.
Caso o professor tenha disponibilidade, é interessante que haja a troca entre as turmas, isto é, a turma A analisa os trabalhos da turma B, para que os alunos não questionem os colegas de turma sobre suas propostas. |
Aula 03: Os alunos deverão escolher uma das redações e representar novamente com colagem em tamanho A3.
O professor deverá reunir novamente os trabalhos das turmas de origem, e propor que cada aluno identifique o trabalho que se relaciona com a colagem realizada na aula 01.
Durante as apresentações, os alunos devem compartilhar com a turma qual era a proposta da imagem representada e qual leitura ele faz da imagem feita pelo colega da sua obra. O professor deve orientar a discussão no sentido de promover a troca entre os alunos, o respeito pela diversidade, pois cada um interpreta de acordo com o seu referencial, com a sua cultura.
Avaliação |
Critérios | 100 | 80 | 60 |
Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo |
Qualidade | Articulou bem as idéias, trabalho bem acabado | Dificuldades de articular as idéias, precisa melhorar acabamento | Idéias desarticuladas e deve melhorar acabamento |
Nome | Tipo |
---|---|
Gibi em sala de aula | Áudio |
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/01/2015
Cinco estrelasExcelente, trabalho gostei e recomendo
27/07/2012
Cinco estrelasé oooooottimooo!!!!!!!!!!!!
16/07/2012
Cinco estrelasExcelente material.
14/06/2012
Cinco estrelasExcelente proposta. A tarefa é colaborar com o aluno para incentivá-lo a desenvolver o gosto pela leitura. Essa ideia é motivadora. Vou aproveitá-la adaptando-a a minha realidade. Parabéns.
18/03/2012
Quatro estrelaspretendo utilizar no curso deArtes Visuais. Obrigada.
30/07/2010
Cinco estrelasTambém acredito que p/ o bom desenvolvimento de nossos educandos, devemos aproveitar todos os recursos possivéis, principalmente os gibis . por isso parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasA idéia está apropriada, com destaque para a avaliação. Porém salienta-se a necessidade de corrigir o verbo na linha 2 do quesito avaliação, em que se lê "precisaram", quando o correto é "precisarão", pois entende-se que se trata de um verbo no futuro, e não de pretérito. Parabéns pela produção. Joselita.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito desta atividade. Sou professora de português e gostaria de acrescentar que há livros infanto-juvenil onde não há texto escrito, somente as imagens. Os alunos sempre dizem "profe neste livro não tem nenhuma história, só desenho!". Então abro espaço pra leitura de imagens. Por isso me identifiquei com a atividade e vou adaptá-la pra minhas aulas. Parabéns!! Josi
24/03/2010
Quatro estrelasGostei bastante da proposta de aula usando gibis na sala de aula. Pois é notório que todo aluno(a) gosta de ler tal gênero. O que faz com que o aluno aprenda com a historinha e em seguida venha contar a sua própria e possa opinar sobre a história do ´seu coleguinha. Achei a proposta interessante e possível de realizá-la.
24/03/2010
Quatro estrelasPARABÉNS, GOSTEI MUITO DA SUA AULA, ACREDIRTO QUE PRECISAMOS ENSINAR NOSSOS ALUNOS A COMPREENDER PRIMEIRAMENTE AS IMAGENS PARA DEPOIS COMPREENDER OS CÓDIGOS DA LEITURA.
24/03/2010
Quatro estrelasDestaco para reflexão a forma descrita no planej. afirmando que "Não é necessário conhecimento prévio" para o estudo em questão (?) Acredito que qualquer proposição de estudo dialoga com os conhecimentos prévios dos alunos. Ou seja, o conhecimento prévio da turma é ponto norteador para a condução do professor em relação ao processo de ensinar- aprender arte. Vejo que a questão é de forma e não de conteúdo, uma vez que o relato se apresenta de maneira bastante coerente. Parabéns.