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A Voz do autor e outras vozes no artigo de opinião.

 

10/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Luiza Scafutto
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O professor, enquanto mediador da aprendizagem, ajudará o aluno a:

• Reconhecer as características do gênero artigo de opinião, enquanto pertencente ao domínio discursivo do argumentar.
• Identificar as estratégias usadas pelos autores para expor sua opinião e convencer os leitores, especialmente, a exemplificação.
• Perceber que, além da voz do autor, existe, nos artigos de opinião, um funcionamento dialógico, a presença de outras vozes.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve ter alguma familiaridade com a leitura de artigos de opinião e ter refletido sobre as características do gênero.

Estratégias e recursos da aula

O professor realizará com a turma, inicialmente, um TRABALHO DE LEITURA COMPARTILHADA, explorando as vozes presentes no artigo do Dr. Flávio Gikovate, A Utopia da Onipotência e, num segundo momento, proporá um TRABALHO DE LEITURA EM GRUPO do artigo de Stephen Kanitz, A Favor dos Videogames para que, entre si, percebam as vozes que falam neste outro texto.

ATIVIDADE I: LEITURA COMPARTILHADA COM O PROFESSOR

Vamos ler  o artigo de opinião do Dr. Flávio Gikovate, médico psiquiatra, diretor do Instituto de Psicoterapia de São Paulo e autor de vários livros sobre adolescentes, disponível  em: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=06928

1º Passo: ler, parágrafo por parágrafo, com a colaboração do alunos, tirando dúvidas que surgirem.

2º Passo: realizar, juntamente como os alunos, as atividades abaixo propostas.

1. Para provar que a adolescência é uma fase difícil, Flávio Gikovate contrapõe exigências que são feitas ao jovem a  dificuldades que ele tem para atendê-las. Complete o quadro com quatro das exigências, seguidas da respectiva dificuldade:

Exigências
                           EXIGÊNCIA                                 DIFICULDADE

2. O texto apresenta duas partes: a primeira em que o autor se coloca na posição do adolescente, como se fosse a VOZ de um adolescente falando; e a segunda em que ele assume sua posição de adulto, a sua própria VOZ:

a) Quais são os parágrafos que compõem cada parte?
1ª parte: _________________________ 2ª parte: ___________________________
b) Que mudança nas formas verbais ajudaram você a fazer esta divisão?
_____________________________________________________________________
3. “Temos que nos comportar como adultos sem dispor de cacife para isso.”
A palavra "cacife" significa, em geral, a quantia necessária para que um jogador possa entrar em alguns jogos. Explique o significado dessa palavra no texto:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. “Temos que formar um JUÍZO a nosso respeito,...” - A palavra destacada está com sentido de conceito. Invente uma frase com a palavra juízo em outro sentido:
_____________________________________________________________________
5. A partir do segundo parágrafo, o autor desenvolve o tema central do texto: a sensação de onipotência do jovem.

a) Explique que sensação é essa.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como o autor explica a origem (causa) dessa sensação de onipotência? Que VOZ ele usa neste momento?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O jovem sofre com essa sensação? Justifique.
______________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ____________________ ____________________ __________________________
d) Como ficam as pessoas que convivem com o jovem nessa fase? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 6. No terceiro parágrafo, há a seguinte a firmação: “..., pois e le sabe tudo melhor, acha todo mundo “alienado” e “burro”. Só ele é competente e sábio.”
Apesar de colocar ele (o jove m) como quem acha todo mundo “alienado” e “burro”, de quem é este discurso (essa voz) que pensa assim sobre os jovens?
____________________________________________________________________________________________________________________________________

7. “Na verdade, ninguém teria nada contra a onipotência, se ela correspondesse à realidade.”
Cite dois exemplos que comprovam que essa onipotência não corresponde à realidade:
1. __________________________________________________________________
2. __________________________________________________________________
8. Justifique por que o autor usou aspas nas frases abaixo, considerando o trecho de onde foram retiradas, e especifique de quem é esse discurso, essa voz.

a) ...e “lógico que não irão adormecer ao volante”. (4º parágrafo)
b) “é claro que não terão AIDS”. (5º parágrafo)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Releia o sexto parágrafo, observando as expressões abaixo e explique o significado delas no texto:
a. Caíram do cavalo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

b. Terão que aprender a respeitar mais os cavalos.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Explique o título do texto considerando as informações abaixo:


Utopia: projeto irrealizável, fantasia, imaginação.
Onipotência: poder absoluto e infinito; qualidade do onipotente, daquele que pode tudo.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE II: LEITURA EM PEQUENOS GRUPOS

1º Passo: a turma será dividida em grupos de, no máximo, quatro alunos (preferencialmente em duplas), que realizarão a leitura do artigo de Stephen Kanitz  A Favor dos Videogames publicado pela Editora Abril, Revista Veja, edição 1926, ano 38, nº 41, 12 de outubro de 2005, página 22 e que está disponível em:

http://www.Kanitz.com/veja/videogame.asp

2º Passo: cada grupo realizará as atividades abaixo propostas:

(Durante o trabalho, o professor deverá circular entre os grupos para tirar dúvidas, avaliar o comprometimento dos alunos com a tarefa, verificar a pertinência das soluções encontradas pelos alunos para as questões e, ao final, se assim julgar necessário, discutir tais soluções.)

1. Os artigos de opinião visam convencer o leitor de um determinado ponto de vista sobre tema específico. No caso, qual o objetivo comunicativo de Kanitz?

2. Para atender a sua agenda, o articulista montou uma estrutura textual que pode ser assim dividida:
a) Informações científicas que amparam sua tese;
b) Apresentação da tese estabelecendo relação lógica com as informações apresentadas;
c) Relato de fatos e/ou descrição de games que reforçam/comprovam sua tese;
d) C onclusão.
Especifique os parágrafos que compõem cada parte.

3. Releia as partes (a) e (b) referidas na questão 2 e explicite a relação entre bons videogames e regressão sináptica.


4. Que crítica pode ser inferida da afirmação feita no último período do 5º parágrafo?

5. Quais são as vantagens dos games apontadas no texto? Que jogo você conhece que também estimula o cérebro dos jovens?


6. Parece haver uma contradição no texto quando, no primeiro parágrafo, afirma “Carregar neurônios ou sinapses que interligam os neurônios em demasia é uma desvantagem evolutiva ...” e o conteúdo dos dois parágrafos seguintes quando coloca a regressão sináptica como algo a ser evit ado.
Como você vê a afirmação acima?

7. O texto é um bom exemplo de u so adequado da norma padrão. O autor o ptou por um registro formal, às vezes lançando mão de um tom mais coloquial.

a) No sexto parágrafo, o autor usou a expressão “... dar com os burros n´água...” e no sét imo, usou “... foi o suficiente para me deixar com os cabelos em pé.”
Por que não causou estranheza o uso destas expressões?
Como você reescreveria os trechos se a situação comunicativa não as permitisse.

b) Também no 6º parágrafo, a autor escreveu: “Eu, literalmente, caí da cadeira.”
Que mudança semântica traz o uso ou não de literalmente na frase?

c) No sétimo parágrafo, Kanitz reproduz o conselho dado pelos filhos, mas adverte o leitor de que a frase dita pelos meninos não foi exatamente a que ele escreveu.
Escreva o mesmo conselho considerando a idade dos garotos e a informalidade da situação relatada.

d) Reescreva o primeiro período do segundo parágrafo de forma que fique mais adequado a um artigo científico.

Recursos Complementares

O artigo de opinião do Dr. Flávio Gikovate - A Utopia da Onipotência - está disponível em:

 http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=06928

Õ artigo de Stephen Kanitz - A Favor dos Videogames - está disponível em:

http://www.Kanitz.com/veja/videogame.asp

Avaliação

Em grupo ou individualmente, os alunos responderão as seguintes questões:
1. No artigo lido, várias VOZES estão presentes:

a) Delimite o primeiro parágrafo, separando os dois discursos presentes:
 A voz do senso comum.
 A voz da ciência
b) Há, no artigo, a presença da voz de pessoas ligadas à área da educação. Que voz é essa e como ela se posiciona diante do tema do artigo - o uso do videogames pelas crianças e jovens?


2. Está claramente citada a fala dos filhos do articulista que, na verdade, reflete o discurso implícito nos videogames. Cite quatro “recomendações” transmitidas por essas vozes.

3. Para sustentar sua posição favorável ao uso de videogames pelas crianças, qual foi o tipo principal de argumento que o articulista usou, aquele que nos toca mais diretamente?

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