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Constante de Equilíbrio Químico

 

25/09/2008

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Ezequiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar constante de equilíbrio químico Analisar e compreender a ação química dos compostos
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber reconhecer equações químicas.
Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/767/imagens/nolaboratorio.gif

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/767/imagens/problematizacao.gif

- Porque os óculos fotocromáticos mudam de cor?

- Porque o resto de refrigerante que fica muito tempo dentro da geladeira apresenta gosto diferente?

- O que ocorre quando há o desgaste do esmalte dos dentes?

O professor explica que estes fenômenos ocorrem devido às reações químicas, biológicas e físicas.

Explica também que quando ocorre duas reações simultaneamente em sentidos contrários e com a mesma velocidade poderemos dizer que houve "Equilíbrio Químico".

Reversibilidade de reações químicas

Um processo em que é possível percorrer um mesmo caminho só que em sentido inverso é considerado " reversível".

A produção da amônia (NH3), a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2) é exemplo de reação reversível.

N2(g) + 3H2(g) ⇌ 2NH3(g)

- seta dupla (⇌) indica que a reação ocorre nos dois sentidos
- o (g) indica que a substância se encontra na fase gasosa.

Em determinado momento ocorrerá uma reação química entre as moléculas de nitrogênio e hidrogênio que irão se colidir aumentando a velocidade da reação química.

Caso haja alteração, as velocidades das duas reações irão variar e assim, teremos um novo estado de equilíbrio estabelecido.

O estado de equilíbrio irá depender também da temperatura.

O professor apresenta os gráficos abaixo aos estudantes para que percebam o instante em que ocorre o equilíbrio entre os produtos e os reagentes.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/767/imagens/equilibrioquimico.JPG

 

Description da imagem
Português: Gráfico da velocidade das reações diretas e i nversas d e um equilíbrio químico (desenhado por mim) Source Transferred from pt.wikipedia; Transfer was stated to be made by User:Econt.
Date - 2006-03-15 (original upload date) - Author Original uploader was Tiago Becerra Paolini at pt.wikipedia Permission (Reusing this image)Released into the public domain (by the author).
Description da imagem
Português: Gráfico da concentração das substâncias em um equilíbrio químico (desenhado por mim) - Source - Transferred from pt.wikipedia; Transfer was stated to be made by User:Econt.
Date - 2006-03-15 (original upload date) Author - Original uploader was Tiago Becerra Paolini at pt.wikipedia - Permission (Reusing this image) - Released into the public domain (by the author).

 

Constante de Equilíbrio Químico

A Constante de Equilíbrio (Kc), é a relação entre a concentração molar dos produtos, a concentração molar dos reagentes.

Apresente o exemplo da formação do trióxido de enxofre (SO3) a partir do gás oxigênio (O2) e do dióxido de enxofre (SO2(g)) que é uma etapa do processo de fabricação do ácido sulfúrico:

A constante de equilíbrio desta reação é dada por:

Equilíbrio

2SO2(g) + O2(g) ⇌ 2SO3(g)         

2SO3(g) ⇌ 2SO2(g) + O2(g)

 

Constante de equilíbrio

                   [SO3]         

Kc =   _____________

              [SO2]2. [O2]1      

                           

 

             [SO2]2. [O2]1

Kc = _____________

                  [SO3 ]2

 

Em seguida solicite que acessem a animação “Constante de equilíbrio” disponível no endereço:

< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10175/constante_equilibrio.swf >


Constante de equi líbrio  

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/disc
ovirtual/23475080915/img/constequiquim.JPG

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/767/imagens/atividade.gif

 

Elaborar uma produção com base no texto “Ensino do Conceito de Equilíbrio Químico: Uma Breve Reflexão” de Edvaldo Sabadini e José Carlos de Azambuja Bianch que pode ser encontrado no endereço:

< http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc25/ccd02.pdf >.

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/767/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

O professor pode propor a turma que façam a auto-avaliação de suas produções e a de seus colegas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equil%C3%ADbrio_qu%C3%ADmico#Constante_de_equil.C3.ADbrio; http://clubedaquimica.awardspace.biz/fisico/equilibrio/index.htm?url=http://clubedaquimica.awardspace.biz/index.htm; http://mocho.pt/wwwqui/equilibrio/port/eqq_lechat2.html; http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/pastaDente.asp
Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, o professor deve informar quais serão os critérios de verificação da aprendizagem. Desta forma será possível aos estudantes se organizarem a fim alcançar os objetivos traçados.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Robson Batista Rosseto, E. E. Arthur Weingrill , São Paulo - disse:
    rbatistarosseto@ig.com.br

    09/05/2013

    Três estrelas

    A aula é muito boa, permite a utilização de elucidação dos princípios da constante de equilíbrio. A questão do Artifício via Internet sobre os ácidos fortes e fracos da CEDERJ é muito bom, porém acredito que é possível realizar mais reações para que o princípio da constante de equilíbrio seja melhor explorada nas aulas.


  • Ricardo, IEP , São Paulo - disse:
    ricardo20sp@hotmail.com

    10/05/2010

    Quatro estrelas

    foi bem claro nas explicacoes mas tenho uma duvida qto a constante de equilibrio...em q situacao na formula, encontrarei K= 1/ reagente ou K= produto (apenas um)????


Sem classificação.
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