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De boca em boca, os ditados populares!

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ler e compreender a mensagem de um ditado popular.
- Expressar oralmente diante dos colegas.
- Desenvolver a fluência na leitura.
- Conhecer o gênero textual ditado popular , sua função na cultura popular e importância na socialização de hábitos, pensamentos e crenças de determinado povo.
- Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes
da Língua Portuguesa.
- Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
- Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e
dos povos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 02 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- audição de música;
- quebra cabeça com os provérbios/ditados populares.

                     Desenvolvimento da aula:

1º passo:

1- Dividir a turma em grupos ou duplas.
2- Entregar para cada grupo um provérbio/ditado popular recortado em palavras.
Veja o exemplo:

EM BRIGA DE MARIDO E MULHER, NINGUÉM METE A COLHER.

COLHER

MULHER

A

MARIDO

METE

E

DE

NINGUÉM

BRIGA

EM

3- Solicitar que o grupo ordene as fichas que receberam para formar uma frase.

4- Socializar as frases formadas e registra-las no quadro.

5- Ler ou solicitar que os alunos leiam uma a uma das frases formadas.

6- Solicitar uma nova leitura das frases, mas agora lendo uma a uma para que se faça uma discussão sobre o que cada uma quer dizer.

7- Discutir com os alunos se eles já ouviram ou falaram essas frases e em que situação elas foram ditas ou ouvidas.

2º passo:

1- O professor fala sobre esse gênero textual mostrando as características ( frases curtas de origem popular) e a sua função ( sintetizar um conceito a respeito da realidade ou uma regra social ou moral).

2- Para reforçar o trabalho com o entendimento do sentido dos provérbios/ ditados populares, o professor pode propor mais alguns para que os alunos leiam, com a sua ajuda ou não, e digam qual é a mensagem de cada um deles.

3º passo:

1- Dividir a turma em duplas e entregar uma ficha com um ditado popular para cada dupla ( escolher quantos forem necessários, de acordo com o número de alunos em sala).

2- Cada dupla deverá ler seu ditado popular, discutir o que entendeu e preparar para apresentá-lo, para a turma, em forma de dramatização ou mímica.

3- A cada apresentação a dupla, vai colar a ficha com o ditado popular no quadro.

4- Após todas as apresentações e as fichas coladas no quadro, o professor propõe que, observando a 1ª letra de cada um deles a turma coloque-os em ordem alfabética, colando-os em uma cartolina ou papel manilha que deverá compor o ambiente alfabetizador da sala.

4º passo:

1- Procure levar para a sala o disco de Chico Buarque de Holanda que tem a música BOM CONSELHO. Caso não consiga, trabalhe apenas com a letra.

BOM CONSELHO
Chico Buarque de Holanda

Ouça um bom conselho
Que eu lhe dou de graça
Inútil dormir
Que a dor não passa
Espere sentado
Ou você se cansa
Está provado
Quem espera nunca alcança

Ouça, meu amigo,
Deixe esse regaço
Brinque com meu fogo
Venha se queimar
Faça como eu digo
Faça como eu faço
Aja duas veze s antes de pensar

Corro atrás do tempo
Vim de não sei onde
Devagar é que
Não se vai longe
Eu semeio o vento
Na minha cidade
Vou pra rua e bebo a tempestade.

Acessado em : http://www.rainhadapaz.g12.br/projetos/portugues/generos_textuais/fabulas/moral.htm


2- Coloque a música para os alunos ouvirem.
Entregue a letra da música.
Discuta um pouco sobre Chico Buarque de Holanda.

3- Proponha que os alunos observem as partes em negrito no texto da letra da música.
- Que relação você vê entre essas partes e os provérbios/ditados populares?
- Qual foi a intenção do autor dessa música brincar com os provérbios/ditados populares?
- Com quais provérbios/ ditados populares eles estão relacionados?
- Você acha que Chico Buarque mudou o sentido do provérbio/ditado popular em relação ao teto original deles? Por quê?

4. Informação complementar para o professor:Alguns conceitos:

Ditado Popular

É máxima sentença, popularizada ou consagrada pelo uso, a qual é menos vulgar, que o adágio e de moral mais segura e severa. Pode ser de autor desconhecidos ou conhecidos como os do "Salomão"- "Até o insensato passará por sábio se estiver calado, e por inteligente se conservar os lábios fechados".

De onde surgiram os ditados populares?
Ditado, como o próprio nome diz, é a expressão que através dos anos se mantém imutável, aplicando exemplos morais, filosóficos e religiosos.
Os provérbios e os ditados populares constituem uma parte importante de cada cultura.
Historiadores e escritores já tentaram descobrir a origem dos ditados populares, mas essa tarefa não é fácil.
Acessado em 28.08.2009 http://www.mulhervirtual.com.br/ditados.htm

"SANTINHA DO PAU OCO"
Expressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é. Nos século XVIII e XIX os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era "recheado" com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.

"NÉVOA BAIXA, SOL QUE RACHA"
Ditado muito falado no meio rural. A Climatologia o confirma. O fenômeno da névoa ocorre geralmente no final do inverno e começo do verão. Conhecida também como cerração, a névoa fica a baixa altitude pela manhã provocando um aumento rápido da temperatura para o período
da tarde.

"SEM EIRA NEM BEIRA"
Significa pessoas sem bens, sem posses. Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é a beirada da eira. Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos e o proprietário fica sem nada. Na região nordeste este ditado tem o mesmo significado mas outra explicação. Dizem que antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado, então construíam somente a tribeira ficando assim "sem eira nem beira".


5.  Sugestões de ditados populares:

1- “Boi velho gosta de erva tenra”.

2-“Briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”.

3-“Cada cabeça uma sentença”.

4- “Casa roubada, trancas à porta”.

5-“Criou a fama e deite na cama”.

6- “Cão que ladra não morde”.

7- “Cada panela tem a sua tampa”.

8-“Cautela e caldo de galinha nunca fez mal a ninguém”.

9- “Contra fatos não há argumentos”.

10-“Devagar se vai ao longe”.

11-“Dinheiro não traz felicidade, mas ajuda”.

12- “De noite todos os gatos são pardos”.

13- “De pequenino se torce o pepino.”

14-” De grão a grão a galinha enche o papo”.

15-“Devagar se vai ao longe”.

16-“De médico e de louco, todos temos um pouco”.

17-“Diz com quem andas, que eu te direi quem és”.

18-“De médico, de sábio e de louco todos temos um pouco”.

19-“Deus dá o frio conforme o cobertor”.

20-“Enquanto há vida, há esperança”.

21-“Faz o que te digo e não o que faço.”

22-“Galinha velha é que dá bom caldo”.

23-“Há males que vem por bem”.

24-“Ladrão que rouba a ladrão, tem cem anos de perdão”.

25-“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”

Recursos Complementares

1º)O professor poderá usar violão, caso saiba tocar, para acompanhar seus alunos na apresentação da música BOM CONSELHO, de Chico Buarque Holanda.

2º) Onde procurar sobre DITADO POPULAR
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ditado_popular


http://falabonito.wordpress.com/2007/03/14/proverbios-e-ditos-populares/


COTRIM, Márcio. O pulo do gato.São Paulo:Geração Editorial.2005

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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