28/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:
· Reconheçam alguns usos e funções da escrita no espaço urbano e valorizem a cultura escrita.
· Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.
É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas, como desenho e números.
Atividade 1: Levantamento dos conhecimentos dos alunos
Caro professor, sugerimos que essa sequência de atividades seja iniciada com uma roda de conversa com os alunos. Pergunte que materiais escritos já viram pelo entorno da escola e se sabem qual a função de cada um. Você mesmo pode estimular as crianças a falarem, perguntando se já observaram em que lugar fica grafado o nome da escola, o nome dos estabelecimentos comerciais etc. Lance, então, a proposta de um passeio pelo entorno da escola com o objetivo de observar esses materiais e de anotar em uma folha aqueles que mais chamarem atenção. Para isso, precisarão de um suporte a fim de apoiar o papel. Esse também é um momento precioso para combinar com as crianças os comportamentos adequados para que o passeio seja proveitoso e todos possam aprender mais.
Atividade 2: Passeio pelo entorno da escola
No dia do passeio, um dos papéis do professor é perceber quais escritos chamam a atenção dos alunos e observar que anotações eles estão fazendo. Ao final da atividade, o professor deve recolher as folhas para que possa planejar a sua próxima intervenção.
Obs: Se possível, recomendamos que sejam tiradas fotografias dos lugares em que estiverem localizados os escritos que os alunos estiverem copiando.
Atividade 3: Identificação dos gêneros textuais escritos pelos alunos no passeio
Sugerimos que essa atividade seja realizada por meio das seguintes instruções:
Atividade 4: Pesquisa de outros materiais escritos no entorno da escola
Propor aos alunos que, ao saírem da escola, continuem a observar os materiais escritos em seu entorno. Caso identifique um novo texto, deverão anotar e levar para a escola no outro dia. À medida que forem trazendo, converse com a turma sobre as funções sociais do texto em questão (PARA QUE ELE SERVE, QUEM ESCREVEU, PARA QUEM ESCREVEU, etc) e acrescente-o na lista produzida pela turma na aula anterior.
Se os alunos trouxerem, por exemplo, a palavra PARE, copiada de uma placa de sina lização, você poderá discutir para que ela serve, que órgão produziu esse texto, etc. Dessa forma, a discussão sobre as funções da escrita fará parte do dia a dia da sala de aula.
Ao final dessas atividades, os alunos deverão conhecer alguns usos da escrita e avançar na compreensão de que a escrita tem uma função comunicativa.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/04/2013
Cinco estrelasAdorei a sugestão
13/06/2012
Quatro estrelasEsse portal traz aulas muito rica com a qual poderemos identificar o nível de conhecimento dos alunos ,como a sua escrita, sua leitura e até que ponto está oconhecimento com ortografia dos alunos.