Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO ALGUMAS FUNÇÕES DA ESCRITA

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Reconheçam alguns usos e funções da escrita no espaço urbano e valorizem a cultura escrita.

·         Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

Duração das atividades
Por volta de três semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

            É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas, como desenho e números.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Levantamento dos conhecimentos dos alunos

            Caro professor, sugerimos que essa sequência de atividades seja iniciada com uma roda de conversa com os alunos. Pergunte que materiais escritos já viram pelo entorno da escola e se sabem qual a função de cada um. Você mesmo pode estimular as crianças a falarem, perguntando se já observaram em que lugar fica grafado o nome da escola, o nome dos estabelecimentos comerciais etc. Lance, então, a proposta de um passeio pelo entorno da escola com o objetivo de observar esses materiais e de anotar em uma folha aqueles que mais chamarem atenção. Para isso, precisarão de um suporte a fim de apoiar o papel. Esse também é um momento precioso para combinar com as crianças os comportamentos adequados para que o passeio seja proveitoso e todos possam aprender mais.

Atividade 2: Passeio pelo entorno da escola

No dia do passeio, um dos papéis do professor é perceber quais escritos chamam a atenção dos alunos e observar que anotações eles estão fazendo. Ao final da atividade, o professor deve recolher as folhas para que possa planejar a sua próxima intervenção.

Obs: Se possível, recomendamos que sejam tiradas fotografias dos lugares em que estiverem localizados os escritos que os alunos estiverem copiando.

Atividade 3: Identificação dos gêneros textuais escritos pelos alunos no passeio

            Sugerimos que essa atividade seja realizada por meio das seguintes instruções:

  • Distribuir as folhas em que os alunos copiaram ‘os escritos’ durante o passeio.
  • Escrever no quadro (ou projetar a fotografia tirada) um dos ‘escritos’ registrados pelos alunos e pedir para que todos verifiquem se ele está presente na folha que têm em mãos. Caso um aluno identifique essa anotação, deverá circulá-la. Se um dos registros feitos pelos alunos for a palavra AÇOUGUE, por exemplo, o professor deve escrevê-la no quadro para que os alunos a procurem em suas anotações e depois a circulem. Repetir o procedimento com as várias anotações feitas pelos alunos.
  • Continuando em nosso exemplo, depois de os alunos verificarem a presença ou não da palavra AÇOUGUE em suas folhas, deverão discutir as finalidades desse texto: PARA QUE ELE SERVE, PARA QUEM FOI ESCRITO, POR QUEM, POR QUE AS LETRAS SÃO GRANDES, etc. Repetir o procedimento com as várias anotações feitas pelos alunos.
  • Produzir uma lista com os alunos contendo os registros que identificaram durante o passeio. No momento da elaboração da lista, recomenda-se que a professora explore com os alunos como cada palavra deverá ser grafada. Ex:

                                                                               modelo

Atividade 4: Pesquisa de outros materiais escritos no entorno da escola

            Propor aos alunos que, ao saírem da escola, continuem a observar os materiais escritos em seu entorno. Caso identifique um novo texto, deverão anotar e levar para a escola no outro dia. À medida que forem trazendo, converse com a turma sobre as funções sociais do texto em questão (PARA QUE ELE SERVE, QUEM ESCREVEU, PARA QUEM ESCREVEU, etc) e acrescente-o na lista produzida pela turma na aula anterior.

            Se os alunos trouxerem, por exemplo, a palavra PARE, copiada de uma placa de sina lização, você poderá discutir para que ela serve, que órgão produziu esse texto, etc. Dessa forma, a discussão sobre as funções da escrita fará parte do dia a dia da sala de aula.

Avaliação

Ao final dessas atividades, os alunos deverão conhecer alguns usos da escrita e avançar na compreensão de que a escrita tem uma função comunicativa.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leila Figueiredo de Sousa, ESCOLA MUNICIPAL LEOLINO CHAPADEIRO , Minas Gerais - disse:
    lefale10@gmail.com

    19/04/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão


  • Telma Barbos, E.M.E.F.Senador Ruy Carneiro , Paraíba - disse:
    telbarbosa1@hotmail.com

    13/06/2012

    Quatro estrelas

    Esse portal traz aulas muito rica com a qual poderemos identificar o nível de conhecimento dos alunos ,como a sua escrita, sua leitura e até que ponto está oconhecimento com ortografia dos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.