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PARA GOSTAR DE LER E OUVIR HISTÓRIAS

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Conhecer contos, crônicas, fábulas através da leitura oral do professor, identificando elementos como título, personagens, complicação e desfecho.
- Conhecer o nome, breves dados biográficos e algumas obras de grandes cronistas e contistas brasileiros.
- Posicionar-se criticamente diante da opinião de alguém sobre um assunto, sabendo também opinar.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos - 01 aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há exigência de trabalho com nenhum conhecimento prévio pelo professor para essa aula. No entanto, os alunos irão, gradativamente, ampliando suas experiências de mundo.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa onde será importante a leitura feita pelo professor, para ser, inicialmente, modelo para os alunos ouvintes.

" Muitas são as funções que podem ser atribuídas ao ato de ler historia. Desde seduzi-los (leitores e ouvintes)  pela leitura e para a leitura, dialogar com suas fantasias, deslumbrá-los com o som e ritmo das palavras, aproximá-los da importancia da imaginação, até a relação de afeto que se estabelece entre as pessoas". (Apresentação no Seminário Políticas de Incentivo à Leitura. Bartolomeu Campos Queirós. Auditório da Biblioteca Pública Luiz de Bessa - BH - MG - 16 de abril de 2009)

Desenvolvimento da aula:

1º passo:

- O professor propõe o jogo da forca para que os alunos identifiquem o autor do texto ( Cecília Meireles) que ele vai ler.

__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __

- Se o professor desejar, pode explorar o nome a partir: uso de letra maiúscula, número de letras, letras iniciais....

2º passo:

- Apresentar resumidamente a biografia da autora.
Chama a atenção para esse gênero- biografia e sua função.
- É interessante, se o professor tiver acesso, levar alguns livros da autora. É importante deixar os alunos manusearem esses livros e até lê-los, se houver interesse.

3º passo:

Leitura do texto: História de bem-te-vi
PROFESSOR: Prepare bem a leitura do texto para que desperte nos alunos o prazer de ouvir histórias.

4º passo:

4.1- Discutir as principais idéias do texto, através das questões abaixo:

- Por que você acha que o bem-te-vi estava cantando daquela maneira?
- Você concorda com a opinião da autora de que o bem-te-vi estava estudando a cartilha?
Por quê?
- Você concorda com a opinião da criança de que o bem-te-vi era gago?
Por quê?
- Que outros pássaros você conhece?
Descreva como eles são: a plumagem, o canto, o ninho, etc...

4.2- Ler novamente o texto e discutir com os alunos, a partir das questões abaixo:

- Qual é o título do texto?
- Na sua opinião porque ele tem esse título?
- Quais são os personagens dessa história?
- Onde se passa essa história? Que partes do texto ajudaram você a responder essa pergunta?
- Qual é o assunto principal do texto?
- Que final a autora deu para a história de bem-te-vi?


5º passo:

- Ler novamente o texto solicitando que os alunos fechem os olhos e tentem imaginar o cenário da história.

- Solicitar que os alunos façam uma ilustração ( que poderá ira para o mural da sala), do que ficou na memória deles sobre o texto ouvido.

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- leitura pelo professor
Recursos Educacionais

Recursos Complementares

1- Lembrete para  o professor:

“O que é Leitura? “...é o meio de que dispomos para adquirir informações e desenvolver reflexões críticas sobre a realidade”. O aprendizado da leitura é uma tarefa contínua e permanente, que se enriquece com novas habilidades, à medida que se vão dominando adequadamente textos escritos cada vez mais complexos".
(PICANÇO, 2007)
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_aimportancia.pdf

2- O professor deverá fazer a leitura oral deste texto para a turma porque (...)
“Na leitura em voz alta, a palavra escrita ganha sonoridade e enriquece com música a história. Não é raro a criança dormir enquanto lemos, como não é raro as crianças se emocionarem com rimas e aliterações, mesmo desconhecendo o sentido das palavras. Na infância a intuição é o caminho para explicar o ainda não entendido. Conhecer intuitivamente é dispensar perguntas”.
(QUEIRÓS, 2009)
Mesmo se tratando de ouvintes adultos, a leitura ser á tão bem recebida quanto pelas crianças, porque estes ouvintes também estão aprendendo, iniciando a alfabetização e sabem apreciar um texto que foi bem lido.


3- Texto a ser lido pelo professor:


                                História de bem-te-vi

                                     Cecília Meireles

Com estas florestas de arranha-céus que vão crescendo, muita gente pensa que passarinho é coisa só de jardim zoológico; e outras até acham que seja apenas antiguidade de museu. Certamente chegaremos lá; mas por enquanto ainda existem bairros afortunados onde haja uma casa, casa que tenha um quintal, quintal que tenha uma árvore. Bom será que essa árvore seja a mangueira. Pois nesse vasto palácio verde podem morar muitos passarinhos.
Os velhos cronistas desta terra encantaram-se com canindés e araras, tuins e sabiás, maracanãs e "querejuás todos azuis de cor finíssima...". Nós esquecemos tudo: quando um poeta fala num pássaro, o leitor pensa que é leitura...
Mas há um passarinho chamado bem-te-vi. Creio que ele está para acabar.
E é pena, pois com esse nome que tem — e que é a sua própria voz — devia estar em todas as repartições e outros lugares, numa elegante gaiola, para no momento oportuno anunciar a sua presença. Seria um sobressalto providencial e sob forma tão inocente e agradável que ninguém se aborreceria.
O que me leva a crer no desaparecimento do bem-te-vi são as mudanças que começo a observar na sua voz. O ano passado, aqui nas mangueiras dos meus simpáticos vizinhos, apareceu um bem-te-vi caprichoso, muito moderno, que se recusava a articular as três sílabas tradicionais do seu nome, limitando-se a gritar: "...te-vi! ...te-vi", com a maior irreverência gramatical. Como dizem que as últimas gerações andam muito rebeldes e novidadeiras achei natural que também os passarinhos estivessem contagiados pelo novo estilo humano.
Logo a seguir, o mesmo passarinho, ou seu filho ou seu irmão — como posso saber, com a folhagem cerrada da mangueira? — animou-se a uma audácia maior Não quis saber das duas sílabas, e começou a gritar apenas daqui, dali, invisível e brincalhão: "...vi! ...vi! ...vi! ..." o que me pareceu divertido, nesta era do twist.
O tempo passou, o bem-te-vi deve ter viajado, talvez seja cosmonauta, talvez tenha voado com o seu team de futebol — que se não há de pensar de bem-te-vis assim progressistas, que rompem com o canto da família e mudam os lemas dos seus brasões? Talvez tenha sido atacado por esses crioulos fortes que agora saem do ma to de repente e disparam sem razão nenhuma no primeiro indivíduo que encontram.
Mas hoje ouvi um bem-te-vi cantar E cantava assim: "Bem-bem-bem...te-vi!" Pensei: "É uma nova escola poética que se eleva da mangueira!..." Depois, o passarinho mudou. E fez: "Bem-te-te-te... vi!" Tornei a refletir: "Deve estar estudando a sua cartilha... Estará soletrando..." E o passarinho: "Bem-bem-bem...te-te-te...vi-vi-vi!"
Os ornitólogos devem saber se isso é caso comum ou raro. Eu jamais tinha ouvido uma coisa assim! Mas as crianças, que sabem mais do que eu, e vão diretas aos assuntos, ouviram, pensaram e disseram: "Que engraçado! Um bem-te-vi gago!"
(É: talvez não seja mesmo exotismo, mas apenas gagueira...)

Livro “Escolha o seu sonho”, Editora Record – Rio de Janeiro, 2002, pág. 53.
Também está disponível em: http://www.releituras.com/cmeireles


4- Algumas informações sobre Cecília Meireles para o professor escolher o que achar mais interessante, sugestivo ou im portante:

 http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp


5- O jogo da forca

Esse jogo consiste em descobrir a palavra.

1º Escolhe-se uma palavra e coloca-se tracinhos correspondentes ao número de letras da palavra.
2º Desenha-se uma forca ao lado dos tracinhos.
3º Pode-se ou não dar dicas sobre a palavra.
4° Cada aluno fala uma letra. Se na palavra tiver essa letra, coloca-se no tracinho correspondente. Caso a letra não faça parte da palavra, desenha-se uma parte do corpo na forca.
5º O jogo termina quando a palavra for descoberta ou quando se completar a forca.

http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=tex&cod=_jodaforca

Recursos Complementares

BENCINI, R. Todas as leituras. Nova Escola. Leitura, São Paulo, n. 194, p. 30-37, ago.
2006.
PICANÇO, Zilda Ferreira. A importância da leitura e sua aplicação no ambiente escolar da educação de jovens e adultos. In: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_aimportancia.pdf

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Artigo apresentado no Seminário Políticas de Incentivo à Leitura. Biblioteca Pública Luiz de Bessa. Abril de 2009.

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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