Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO DE UMA RECEITA

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das atividades, esperamos que os alunos:

  • Aprendam quais as finalidades, as funções e os elementos característicos de uma receita.
  • Aprendam a escrever receitas, respeitando os objetivos do texto, seu destinatário e o contexto de circulação.
  • Aprendam a organizar o texto de acordo com as convenções gráficas de nosso sistema de escrita. 
Duração das atividades
Por volta de duas semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essas atividades podem ser realizadas desde o início da alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Proposição do trabalho com receitas

            Caro professor, organize os alunos em roda e converse um pouco sobre a alimentação diária de cada um. Após o debate, faça a seguinte proposta às crianças: “Que tal elegermos uma receita típica de nossa região, que seja saudável e de fácil preparo para fazermos aqui na escola? Vamos escrever a receita e colocar no mural da escola?”

 Seria interessante propor à turma que escrevessem uma lista com o nome de cada receita sugerida. Essa lista poderia ficar fixada na sala por um ou dois dias para que seja preenchida à medida que os alunos se lembrarem de mais alguma receita. É importante explicar à turma a função da lista: deixar registrado as sugestões de receitas para depois eleger aquela que será feita. Você também pode pedir aos alunos que perguntem aos familiares que receita típica da região sugerem que seja feita na escola.

Atividade 2: Apresentação de uma receita à turma

            Em outro dia, nossa proposta é que você leve para a sala alguns livros de receita e os apresente à turma. Para que os alunos conheçam os elementos desse gênero textual, sugerimos a atividade que se segue. Primeiramente, pergunte aos alunos se conhecem o BOLO DE CENOURA e explore quais são os seus INGREDIENTES e o MODO DE FAZER. Depois, leia a receita para as crianças e as oriente na realização das questões abaixo.

                                                

  1. Circule o título da receita e copie-o no espaço abaixo

           __________________________________________________

  2. Sublinhe o item INGREDIENTES e leia com a ajuda da professora quais são eles.

   3. Sublinhe o item MODO DE FAZER e leia com a ajuda da professora como se faz o bolo de cenoura.

Obs: Os alunos deverão compreender que toda receita deverá ter o seu título, os ingredientes e o modo de fazer.

Atividade 3: Eleição da receita a ser feita na escola

Agora é o momento da eleição da receita. Leia com os alunos o nome das receitas que foram sugeridas e peça para que cada um vote em uma delas. Será mais rico se você estimular o debate sobre as atitudes que cada um deve ter para que o processo eleitoral ocorra bem. Depois de todos terem votado, é importante que a turma conte quantos votos teve cada receita e identifique qual delas foi a vencedora.

Atividade 4: Mãos a obra: o preparo da receita       

            É interessante fazer uma roda de conversa antes do início do preparo da receita para fazer os combinados iniciais e verificar se todos os ingredientes estão presentes. Relembre aos alunos que, na escrita da receita, primeiro, deverão escrever os nomes dos ingredientes. À medida que forem executando a receita, é importante chamar atenção para o modo como ela está sendo preparada. Ex: “Então, gente, o nosso primeiro passo foi: (...)” Ao finalizar a receita, rememore com os alunos todos os passos que seguiram e os convide a escrevê-la.

Atividade 5: Escrita da receita

            No momento da escrita da receita, recomendamos que sejam seguidas as seguintes etapas:

Obs: O professor deverá ser o escriba da receita que, como o combinado, será fixada no mural da escola.

  1. Planeje com os alunos como será o texto.  Como já vimos, toda receita deve ter o nome, os ingredientes e o modo de fazer. Nessa etapa, é importante que os alunos digam o que deverão colocar no item INGREDIENTES e no item o MODO DE FAZER.
  2. Redação do texto com os alunos. Explique aos alunos que o texto será elaborado coletivamente. Nessa etapa, é importante pedir aos alunos que reflitam sobre a melhor forma de escrever a receita. Explique também que na receita, normalmente, OS INGREDIENTES são escritos em forma de lista (um após o outro) e o MODO DE FAZER é escrito ‘ordenando’ as ações que devem ser feitas, passo a passo: Ex: coloque (...), misture (...), etc.
  3. Depois de escrever o texto elaborado pelos alunos, leia para a turma e peça que avaliem se colocaram todas as informações corretamente e se não se esqueceram de nenhum ingrediente.
  4. Por fim, peça às crianças que copiem a receita do quadro. Nesse momento, é importante pedir para que prestem atenção em dois aspectos de nosso sistema de escrita: a sua direção (esquerda para direita) e a segmentação das palavras (enquanto na linguagem oral, falamos muitas das palavras emendadas, na escrita as escrevemos separadas)
Avaliação

Ao final dessas atividades, os alunos deverão ter avançado no processo de compreensão e de escrita do gênero textual receita.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andreia Aparecida Zoffoli Gomes, Escola Estadual São José , Minas Gerais - disse:
    andreiazoffoli@gmail.com

    18/06/2012

    Cinco estrelas

    Bem elaborada e criativa, podendo ser utilizada em qualquer disciplina, usando diferentes recursos e obtendo assim diversas receitas produzidas pelos alunos. Ex: Educação Ambiental - receita de planeta limpo.


  • Gisele Bernardo de Andrade, JD ESC FADA SININHO-CULTURA E ARTE , Rio de Janeiro - disse:
    negragi-bernardo@ig.com.br

    25/07/2011

    Quatro estrelas

    Depois de pesquisar bastante consegui encontrar uma aula dinâmica, usarei com meus alunos do 6º ano.


  • crisley nagai , alfabetização , São Paulo - disse:
    crisleynagai@hotmail.com

    02/08/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito ,bem explicado, vou aplicar para meus alunos de alfabetização de jovens e adultos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.