Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sinais de Pontuação

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ­ Desenvolver a habilidade de pontuar textos.
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 40 minutos. Público alvo: 2º ano.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- É necessário que o aluno esteja escrevendo segundo o principio alfabético do nosso sistema de escrita.

Estratégias e recursos da aula
  • Conversar com os alunos, verificando o que sabem sobre a pontuação e vá registrando no quadro as informações que surgirem. De maneira que, ao final desse levantamento, o grupo registre informações do tipo:

­a) O ponto de interrogação (?) é usado quando queremos fazer perguntas.
­b) O ponto de exclamação (!) é usado quando queremos demonstrar espanto, susto, admiração, surpresa, medo, ou seja, sentimentos.
­c) As reticências são usadas para alterar o sentido de uma frase ou dar margens para outras.
­d) Travessão é usado para que o leitor identifique as falas no texto.


1) Antes de distribuir a fábula “OS TRÊS CABRITINHOS” MARCAR, NO SEU TEXTO, as palavras que, durante a leitura, os alunos deverão completar oralmente.
2) Distribuir a fábula “OS TRÊS CABRITINHOS” para os alunos acompanharem a leitura.
3) Explicar aos alunos que durante a leitura você fará interrupções para que eles, oralmente, completem a frase. Dê exemplo.
Ex1.: “... costumavam pastar numa colina onde havia um capim bem _______”. (Os alunos completam a frase).
Ex2: “Um dia, quando o sol já ia se _____________”. (Os alunos completam a frase).
Ex3: “Vou pastar lá na colina para ficar bem ________________”. (Os alunos completam a frase).

4) Ler a fábula, fazendo as interrupções para os alunos completarem oralmente.

OS TRÊS CABRITINHOS

Segundo Gudrun Thorne-Thomsen, do livro East of the Sun and West on the Moon.http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/Fabulas/ostrescabritinhos.htm


"Era uma vez três Cabritinhos Travessos que costumavam pastar numa colina onde havia um capim bem verdinho. Para se chegar lá, porém, tinham que atravessar uma ponte embaixo da qual morava uma bruxa terrível e horrorosa, que tinha um nariz curvo e comprido e uns olhos enormes, bem arregalados.
Um dia, quando o sol já se ia escondendo, lá foram os Cabritinhos Travessos pastar.
Na frente, vinha o cabritinho mais novo atravessando a ponte: Trip, trap, trip, trap...
- Quem está caminhando sobre a minha ponte? Rosnou a megera.
- Sou eu, o Cabritinho Caçula. Vou pastar lá na colina para ficar bem gordinho, disse o menor de todos, com um fiozinho de voz.
- Espera aí que já vou te devorar, respondeu a bruxa.
- Oh, não, por favor! Eu sou tão magrinho, disse o Caçula. Espere um pouquinho, que já vem aí o meu irmão mais velho, ele é muito maior do que eu.
Ouvindo isto, a Bruxa resolveu esperar o outro cabritinho.
"Trip, trap, trip, trap..."
- Quem está passando na minha ponte?
- Sou eu, o segundo Cabritinho. Vou pastar lá na colina, para engordar um pouco.
- Espera aí, já vou te comer.
- Por favor, dona Bruxa, deixe-me passar. Lá vem vindo o meu irmão mais velho. Ele é muito maior do que eu.
A Bruxa ficou esperando.
"Trip, trap, trip, trap..."
- Quem está passando aí na minha ponte?
- Sou eu, o maior dos cabritos.
- Espera aí, vou te comer todo de uma vez.
Mas, dessa vez a resposta foi bem diferente:
"Venha, que sou bem valente!
De bruxas não temo o berro.
Pra isso, tenho bons dentes,
e chifres que são de ferro!"
A Bruxa tentou agarrar o cabrito, mas ele não perdeu tempo: avançou sobre ela, empurrou-a com os chifres e atirou-a dentro do rio que passava em baixo da ponte. Depois, calmamente, foi reunir-se aos irmãos, no pasto da colina. Os três cabritinhos engordaram tanto, que mal puderam voltar para casa. Quanto à bruxa, nunca mais se ouviu falar nela."

- Após a leitura, encaminhar a discussão do texto no coletivo, pedindo a observação e compreensão do uso do ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências e travessão.


ATIVIDADE 1:

- Fazer, junto com a classe, a atividade abaixo:

A) Observe que na fábula “OS TRÊS CABRITINHOS” aparecem mu itas falas das personagens. Algumas delas são perguntas e outras são respostas. Todas as vezes que aparece uma pergunta feita pela bruxa aparece também um sinal de pontuação.

- Copie do texto a fala feita pela bruxa aos carneirinhos, quando estes atravessavam a ponte.

­ Agora responda: Nesta frase usou-se o ponto de _____________________, que usamos para__________ ___________________________________________

B) Nessa fábula aparece o sinal de exclamação (!). Ele é usado para indicar:

( ) uma pergunta;
( ) um sentimento de espanto.

C) Copie do texto uma frase que tenha ponto de exclamação.

________________________________________________________________________

D) No texto aparece o sinal de travessão (-) Ele serve para:

( ) Indicar um diálogo.
( ) Indicar

E) Copie do texto uma frase que tem sinal de travessão (-):

________________________________________________________________________

F) Observe as cenas e forme frases utilizando o sinal de pontuação em destaque.

                                Montagem elaborado pela autora

ATIVIDADE 2:

- Professor, monte uma história em quadrinhos sem pontuação. Distribua o material para a classe e faça a leitura. Peça que todos prestem bastante atenção que não há pontuação.
- Ler novamente a história em quadrinhos para a classe agora usando sinais de pontuação e a entonação correta das falas. Mostrar aos alunos a importância, as diferenças e as particularidades do uso dos sinais de pontuação que aparecem na história em quadrinhos que foi lida. Pedir aos alunos que pontuem a história em quadrinho que foi distribuída.
- Faça, com a turma, a correção do texto.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE 3:

- Selecionar um texto (aventura, comédia etc.) para ser apresentado pelos alunos em formato de teatro. O importante é que tenham os sinais de (?), ( ! ) e (...).

- Ler o texto com os alunos.

- Dividir a turma nos personagens do texto selecionado que serão os interrogadores (usará o ponto de interrogação), os que exclamam (usará o ponto de exclamação), os inseguros e incertos (que usarão reticências).

- Confeccionar, junto com os alunos, o sinal de pontuação mais freqüente na sua fala. Para isto use papel cartão medindo 25 x 25 cm e fixe na parte da frente da blusa dos “atores”.

- Durante o ensaio da peça teatral conversar, com a classe, indagando a importância dos gestos, expressões e entonação da voz para a representação do teatro. Questionar a importância do planejamento da interpretação para que o sentido da peça seja bem compreendido pelo público.

- Programar a apresentação do teatro dentro do calendário de projetos da escola. Ex: Semana Literária; Festa da Família, etc.

Avaliação
  • Compreender que os sinais de pontuação exercem um papel essencial na leitura e na produção de textos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.