Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música para quê?

 

03/01/2012

Autor e Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a criticidade sobre a música, a relação entre a música e a matemática, identificação dos instrumentos musicais, a música como linguagem e expressão.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

conhecimento de matemática: frações e proporções.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01: Para instigar os alunos sobre os sons e verificar suas habilidade na identificação dos instrumentos musicais, sugerimos o recurso “ZORELHA” disponível no Portal do Professor 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/768/imagens/zorelha.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/768/imagens/videos.gif Após a identificação dos sons, o professor pode utilizar os vídeos :

“A Matemática da Música” que trata sobre a origem da música e sua relação com a matemática, notas musicais, os conceitos filosóficos e os primeiros estilos musicais http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20816

“Música das esferas” que irá complementar o conteúdo abordado no vídeo anterior, falando sobre a teoria musical de alguns países.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22062

O áudio Escola Brasil “Aprenda com música” demonstra como o professor pode utilizar a dança e a música no ensino da arte. Na reportagem sobre a Catira, o professor deve orientar os alunos para prestar atenção nos sons e ritmos.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=46425

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/768/imagens/sugestoes.gif Após a análise dos materiais vamos exercitar os sons, produzidos pelo corpo humano (mãos, pés, voz, boca, pernas, etc), pelos materiais escolares (canetas, cadernos, papel, etc) e objetos e prédios da escola (eco no ginásio, grades, etc).

Aula 02: Após explorar as possibilidades de criar o som no corpo humano, o professor deve apresentar aos alunos os diversos estilos musicais existentes no Brasil. É importante que os alunos ouçam atenciosamente os áudios e tentem identificar os instrumentos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/768/imagens/sugestoes.gif Para realizar a atividade, sugerimos que o professor selecione apenas o trecho relacionado com o tema da atividade, pois os áudios indicados são longos e abordam vários temas.

Catira: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=46425

Samba de roda: “África na sala de aula”: apresenta o Samba de Roda ritmo brasileiro, que representa um dos patrimônios históricos dos escravos.  África na sala de aula

Repente: “Poetas do Repente”   Poetas do repente

História da música caipira: “Educação e esporte”  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/423


Aula 03: Agora é hora dos alunos confeccionarem seus próprios instrumentos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/768/imagens/sugestoes.gif Sugerimos alguns sites nos Recursos Complem e ntares, como por exemplo, http://pwp.netcabo.pt/jose-lucio/Pagina2/Pag2.htm que ensina a elaborar instrumentos musicais com material reciclado.

Após a confecção dos instrumentos os alunos deverão compor uma música, pode ser solo ou um conjunto. O professor pode trabalhar o repertório musical dos alunos com os estilos musicais apresentados na Aula 02.

Caso seja necessário, o professor pode reservar mais uma aula para finalização do material e ensaio.

Aula 04: É hora do show.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/768/imagens/sugestoes.gif Caso a escola disponibilize um auditório, é interessante que o professor reserve esse espaço e convide a comunidade escolar para apreciar as apresentações.

Os alunos, ao apresentarem-se, deverão falar sobre seu instrumento, a origem, do que ele é feito e qual o estilo musical que apresentará (de qual região, cantores, etc).

Para fechar as discussões o professor pode utilizar o áudio “Dia Mundial da Água”  que aborda a poluição sonora, os males que trazem ao ser humano.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/768/imagens/sugestoes.gif Avaliação

 

Critérios 100 80 60
Participação Participou das atividades e contribuiu para discussão Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo
Instrumento trabalho bem acabado, utilizou corretamente os materiais precisa melhorar acabamento, adaptou alguns materiais que prejudicaram o som do instrumento deve melhorar acabamento, não utilizou os materiais corretos e faltaram alguns objetos, prejudicando o som
Música Articulou bem as idéias Dificuldades de articular as idéias Idéias desarticuladas
Composição Aplicou corretamente os instrumentos e as notas Dificuldades na aplicação das notas, instrumentos corretos Refazer, instrumentos e notas inadequados
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Zorelha Animação/simulação
Recursos Complementares

História de alguns instrumentos musicais - http://www.historiadetudo.com/instrumentos-musicais.html

História da música na Antiguidade, Idade Média, Música Renascentista, Música Barroca, Música Clássica, Romantismo, Nacionalismo, Música no século XX - http://www.edukbr.com.br/artemanhas/historiadamusica.asp

Instrumentos musicais com materiais reciclados - http://pwp.netcabo.pt/jose-lucio/Pagina2/Pag2.htm

Teoria musical - http://www.cifras.com.br/tutorial.asp?cod=160

Avaliação
Ao apresentar a proposta de trabalho para turma, é importante que o professor deixe claro os critérios de avaliação, para que os alunos tenham ciência do que precisaram desenvolver e quais objetivos terão de ser alcançados. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 9 classificações

  • Cinco estrelas 4/9 - 44.44%
  • Quatro estrelas 3/9 - 33.33%
  • Três estrelas 2/9 - 22.22%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANDREZA SIQUEIRA GAMA, COLEGIO MILITAR DA POLICIA MILITAR , Amazonas - disse:
    andreza.sgama@gmail.com

    15/02/2016

    Três estrelas

    Gostei das sugestões de vídeos.


  • MONICA CRISTIANE ALVES, LUCIA BASTOS COL EST ENS FUN E MEDIO , Paraná - disse:
    monicacristiane79@yahoo.com.br

    16/09/2013

    Cinco estrelas

    Adorei seu planejamento. Conheci o Zorelha, muito bom!


  • lucenir de jesus barros azevedo, UE ANTONIO DA ROCHA BARROS , Maranhão - disse:
    lucenirdjbarros@hotmail.com

    23/06/2012

    Quatro estrelas

    parabéns pela aula dinâmica.


  • Grace, E.E. Vereador Antonio de Ré , São Paulo - disse:
    gracegoncalves2004@yahoo.com.br

    02/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, professora. Muito criativa e atraente a sua aula.


  • Luciana Neto Acruche, ESCOLA SAGRADA FAMILIA , Rio de Janeiro - disse:
    lucianacruche@gmail.com

    24/02/2012

    Quatro estrelas

    Juliana, estou retomando minhas atividades pela internet no portal.Eu vou ler com muita atenção suas sugestões e depois farei um comentário, ok? Att, Luciana.


  • Tiago Santana Lima, EM PROF LUIS ANTONIO DE SA CARVALHO , Mato Grosso do Sul - disse:
    tlima198@hotmail.com

    24/08/2010

    Três estrelas

    Achei interessante os pontos isolados da aula, porém são muitos assuntos ao mesmo tempo, que deveriam ser desmembrados e formar várias novas aulas. Mas são ótimas as sugestões, de fácil aplicação, nos dando novas ideias. Parabéns.


  • Silvia de Araujo da Rocha Silva, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO , Rio de Janeiro - disse:
    silvia.silmusic@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula é ótima. O texto está bem explicado e materiais a serem utilizados bem organizado. Muito obrigado por disponibilizar o seu trabalho. Estarei fazendo junto com os alunos esta aula.


  • Mônica Uriarte, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI , Santa Catarina - disse:
    uriarte@univali.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Juliana e Eziquiel, sou professora de metodologias em educação musical do Curso de Música - Licenciatura da Univali, além de ter participado como co-orientadora do Zorelha. Achei a proposta de vocês muito interessante, inclusive gostei muito dos outros materiais, e fico muito feliz que o Zorelha tenha alcançado os professores. Vou levar este plano de aula para os meus alunos, tenho certeza que fará sucesso. Parabéns!


  • Claudia Veras , COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    claudia.veras@oi.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Amei!!! Vou começar aplicar e planejar já!!! Interessante e prático.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.