03/01/2012
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Desenvolver a criticidade sobre a música, a relação entre a música e a matemática, identificação dos instrumentos musicais, a música como linguagem e expressão.
conhecimento de matemática: frações e proporções.
Aula 01: Para instigar os alunos sobre os sons e verificar suas habilidade na identificação dos instrumentos musicais, sugerimos o recurso “ZORELHA” disponível no Portal do Professor
![]() |
Após a identificação dos sons, o professor pode utilizar os vídeos : |
“A Matemática da Música” que trata sobre a origem da música e sua relação com a matemática, notas musicais, os conceitos filosóficos e os primeiros estilos musicais http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20816
“Música das esferas” que irá complementar o conteúdo abordado no vídeo anterior, falando sobre a teoria musical de alguns países.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=22062
O áudio Escola Brasil “Aprenda com música” demonstra como o professor pode utilizar a dança e a música no ensino da arte. Na reportagem sobre a Catira, o professor deve orientar os alunos para prestar atenção nos sons e ritmos.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=46425
![]() |
Após a análise dos materiais vamos exercitar os sons, produzidos pelo corpo humano (mãos, pés, voz, boca, pernas, etc), pelos materiais escolares (canetas, cadernos, papel, etc) e objetos e prédios da escola (eco no ginásio, grades, etc). |
Aula 02: Após explorar as possibilidades de criar o som no corpo humano, o professor deve apresentar aos alunos os diversos estilos musicais existentes no Brasil. É importante que os alunos ouçam atenciosamente os áudios e tentem identificar os instrumentos.
![]() |
Para realizar a atividade, sugerimos que o professor selecione apenas o trecho relacionado com o tema da atividade, pois os áudios indicados são longos e abordam vários temas. |
Catira: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=46425
Samba de roda: “África na sala de aula”: apresenta o Samba de Roda ritmo brasileiro, que representa um dos patrimônios históricos dos escravos. África na sala de aula
Repente: “Poetas do Repente” Poetas do repente
História da música caipira: “Educação e esporte” http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/423
Aula 03: Agora é hora dos alunos confeccionarem seus próprios instrumentos.
![]() |
Sugerimos alguns sites nos Recursos Complem e ntares, como por exemplo, http://pwp.netcabo.pt/jose-lucio/Pagina2/Pag2.htm que ensina a elaborar instrumentos musicais com material reciclado. |
Após a confecção dos instrumentos os alunos deverão compor uma música, pode ser solo ou um conjunto. O professor pode trabalhar o repertório musical dos alunos com os estilos musicais apresentados na Aula 02.
Caso seja necessário, o professor pode reservar mais uma aula para finalização do material e ensaio.
Aula 04: É hora do show.
![]() |
Caso a escola disponibilize um auditório, é interessante que o professor reserve esse espaço e convide a comunidade escolar para apreciar as apresentações. |
Os alunos, ao apresentarem-se, deverão falar sobre seu instrumento, a origem, do que ele é feito e qual o estilo musical que apresentará (de qual região, cantores, etc).
Para fechar as discussões o professor pode utilizar o áudio “Dia Mundial da Água” que aborda a poluição sonora, os males que trazem ao ser humano.
![]() |
Avaliação |
Critérios | 100 | 80 | 60 |
Participação | Participou das atividades e contribuiu para discussão | Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão | Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo |
Instrumento | trabalho bem acabado, utilizou corretamente os materiais | precisa melhorar acabamento, adaptou alguns materiais que prejudicaram o som do instrumento | deve melhorar acabamento, não utilizou os materiais corretos e faltaram alguns objetos, prejudicando o som |
Música | Articulou bem as idéias | Dificuldades de articular as idéias | Idéias desarticuladas |
Composição | Aplicou corretamente os instrumentos e as notas | Dificuldades na aplicação das notas, instrumentos corretos | Refazer, instrumentos e notas inadequados |
Nome | Tipo |
---|---|
Zorelha | Animação/simulação |
História de alguns instrumentos musicais - http://www.historiadetudo.com/instrumentos-musicais.html
História da música na Antiguidade, Idade Média, Música Renascentista, Música Barroca, Música Clássica, Romantismo, Nacionalismo, Música no século XX - http://www.edukbr.com.br/artemanhas/historiadamusica.asp
Instrumentos musicais com materiais reciclados - http://pwp.netcabo.pt/jose-lucio/Pagina2/Pag2.htm
Teoria musical - http://www.cifras.com.br/tutorial.asp?cod=160
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/02/2016
Três estrelasGostei das sugestões de vídeos.
16/09/2013
Cinco estrelasAdorei seu planejamento. Conheci o Zorelha, muito bom!
23/06/2012
Quatro estrelasparabéns pela aula dinâmica.
02/04/2012
Cinco estrelasParabéns, professora. Muito criativa e atraente a sua aula.
24/02/2012
Quatro estrelasJuliana, estou retomando minhas atividades pela internet no portal.Eu vou ler com muita atenção suas sugestões e depois farei um comentário, ok? Att, Luciana.
24/08/2010
Três estrelasAchei interessante os pontos isolados da aula, porém são muitos assuntos ao mesmo tempo, que deveriam ser desmembrados e formar várias novas aulas. Mas são ótimas as sugestões, de fácil aplicação, nos dando novas ideias. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasSua aula é ótima. O texto está bem explicado e materiais a serem utilizados bem organizado. Muito obrigado por disponibilizar o seu trabalho. Estarei fazendo junto com os alunos esta aula.
24/03/2010
Cinco estrelasJuliana e Eziquiel, sou professora de metodologias em educação musical do Curso de Música - Licenciatura da Univali, além de ter participado como co-orientadora do Zorelha. Achei a proposta de vocês muito interessante, inclusive gostei muito dos outros materiais, e fico muito feliz que o Zorelha tenha alcançado os professores. Vou levar este plano de aula para os meus alunos, tenho certeza que fará sucesso. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasAmei!!! Vou começar aplicar e planejar já!!! Interessante e prático.